Samsung patrocinará o desenvolvimento do Enlightenment
Embora Rasterman não diga o nome da empresa, não demorou muito para ele ser descoberto. Analisando mudanças recentes no código-fonte do Enlightenment, o site Phoronix descobriu que tal empresa é a Samsung, que anunciou recentemente um “sistema operacional/interface gráfica” próprios para seus futuros smartphones, batizado de Bada, que tem como base o Linux.
A empresa coreana parece estar ativamente envolvida no desenvolvimento. O código-fonte do utilitário Editje, um editor que abre arquivos no padrão Edje, tem copyright da Samsung, e foi liberado sob a licença GPL v3. Aqui cabe um fato interessante: o código foi escrito sob encomenda da Samsung pela ProFUSION Embedded Systems, uma empresa brasileira com sede em Campinas. (via tecnologia.ig.com.br)
Saiba mais (phoronix.com).
Eu já sabia hahahaha!
Mas falando sério, é uma boa notícia para nossa comunidade.
Nokia, sansung, google…
Impressão minha ou o futuro dos celulares está caminhando para sistemas abertos
Legal, eu gosto bastante do E, e já estava encarando o E17 como vapor =).
Parabéns à galera do E!
E17 + Debian SID tem sido uma ótima experiência visual, espero que logo ele se torne estável não só para Desktops, mas para celulares e outros aparelhos multimídia. É muito bonito e rápido, o que faz com que a entrada de uma grande empresa atraia outras para o projeto.
hauahau, e eu achando que o bada seria um sistema revolucionário mesmo, mas é “só” mais um baseado em Linux. Muito vapor :-)
Em relação ao enlightenment, embora eu já soubesse da questão da Empresa, fico muito feliz em ver que está crescendo mais ainda. Estes dias foi anunciado o suporte à Bindings para javascript das bibliotecas, o que expandirá as possibilidades de uso em 1000% e atrairá muitos novos programadores (eu mesmo estou há anos sem tempo para uma dedicação maior e a efl é uma das minhas promessas de ano novo mais uma vez) :-)
@Vagner_Fonseca
A Distribuição SHR já usa E17
Enlightenmnet vapor é piada, não é pq as distribuições mais conhecidas não usam que o SW virou vapor.
Aliás, esse termo VAPOR não serve pra Software Livre, o Opie que o diga, 5 anos depois dão commit num patch… isso é coisa de SW proprietário.
SL nunca morre, só descansa, hehehe
@Lewis, vapor foi aquela história de que a Sansung lançaria um sistema Operacional inovador, e blablabla, mas no fim das contas é “só” mais um SO baseado em Linux.
Tomara que o Enlightenment (não só o WM) se bem nos celulares da Sansung e que disso saiam bons frutos e que esta parceria perdure, ao contrário do OpenMoko, projeto que morreu na praia ao que parece.
@tenchi
Morreu? não sabia … deve ter lido no Meio bit!
Eles lançaram o WikiReader que é hit no site Amazon :-/
O Bada é um Linux com Illume (E17 para Palm), mas ninguem sabia. Eu vi os vídeos e achei animal!
Ah, SHR é uma distribuição pro Freerunner (celular da Openmoko), HTC Magic e outros.
E porque não será inovador?
Pois a inovação não precisa significar que é um novo tipo de sistema operacional, pois fazer isso é burrice.
Usar o Linux como base é o que todas as empresas estão caminhando,
pois seja qual for a interface grafica que usem, podem usufruir do avanço da plataforma Linux como um todo.
Permitindo a cada uma inovar quanto a interface criando seus proprios diferenciais.
Ta tudo muito bom!
Techi acho que o Sr. Lewis (hehe ficou engraçado chamar assim), estava se referindo ao comentário do InFog… Quanto a dizer que é “só mais um sistema Linux” isso sim considero vapor pois temos poucas informações ainda à respeito do sistema para tirarmos esta conclusão. A não ser que vc saiba de mais alguma coisa que eu ainda não saiba… Por exemplo: Este sistema usará mesmo o Linux kernel e outras ferramentas atualmente integradas as distribuições Linux? E acredito que mesmo assim, se usar softwares já existentes, a forma de integrá-los/customizá-los pode tornar um sistema inovador. Não acha?
rox. :)
Inovação é a cópia melhorada e com nova aplicação, de algo que já é antigo.
@Lauro Cesar e @André Luis Pereira
Exatamente!
@Tenchi
Ah, Openmoko morreu? Sério? Deve ser notícia do Meiobit (sic)
Tu não sabes que eles lançaram um leitor de Wiki chamado Wikireader que é hit na Amazon?
Precisa melhorar muito…O dragn drop do Enlightenment é inexistente e coisas banais, como trocar papel de parede, tendem a ser experiêncas traumáticas para o usuário.
@bebeto_maya, tente utilizar uma versão mais recente do E17 (eu recompilo toda semana pra versão em desenvolvimento) e verá que o “drag and drop” já está bastante funcional, embora não exatamente como muitos – inclusive eu – desejariam :-) Mas existe. Nçao para tudo, mas no gerenciador de arquivos e coisas relacionadas a ele funciona bem sim. Inclusive pegar um arquivo do e_fm e jogar no gimp, por exemplo, funciona.
Trocar papel de parede é tarefa traumática? Onde vc viu isso? Conhece o exchange.enlightenment.org? Ele é integrado ao “trocador” de temas do E17 e é bem fácil da usar.