Samba 4 com Active Directory cada vez mais próximo
“No dia 21 deste mês de janeiro de 2009 houve o lançamento da versão alpha 6 do Samba 4, que promete finalmente trazer o Active Directory da Microsoft para o linux e outros sistemas não windows. A série de versões alpha do Samba 4 começou em setembro de 2007.
A data coincidiu com a palestra “Providing Active Directory services from Linux, using Samba4 ” de Andrew Bartlett na linux.conf.au deste ano na Austrália.
Um artigo da IT World dá um resumo do que foi apresentado na palestra de Andrew Bartlett e que complementa o anúncio oficial do lançamento da versão alpha 6.”
Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br) – referência (itworld.com).
Só fico animado quando tiver pelo menos no beta. Só fico feliz quando tiverem data de lançamento da versão estável . Sei que o openldap pode ser bom e cheio de recursos, mas implementar ele é um pé no saco.
Quem usa o active directory já esta trabalhando a três dias antes dos usuários do openldap.
Espero que não demore demais para o Samba4 ficar pronto.
A configuração de um domínio com Samba + OpenLDAP é uma das coisas mais horripilantes que existem no Linux. É MUITO, MUITO ruim. Não dá pra negar: o AD da Microsoft é muito bom.
Olha… Não sei qual o problema.
Geralmente implemento o LDAP+SAMBA em 1 hora ou 1 hora e meia no maximo…
Mas tambem acho que de tanto fazer e quebrar a cara, acabei pegando o “jeito”… hehehe…
Via de regra demoro mais pra fazer o Postfix funcionar com o LDAP do que o SAMBA.
Valeu!!!
Ah… em tempo!
Obvio que se tiver os facilitadores que creio que o SAMBA 4 vai trazer, acho que vai ficar muito melhor.
O problema, Gilberto, é que LDAP+Samba é uma colcha de retalhos. Eu tentei migrar as configurações de uma instalação dessas para outro servidor e simplesmente não consegui. Desisti e vou partir para uma implementação sem LDAP, fazendo o domínio diretamente com o samba e usuários do Linux mesmo.
Ainda vai demorar muito pra sair.
Só acredito vendo, até lá continuo de AD :-)
Tentativa medíocre de fazer frente a algo espetacularmente bom, comunidade linux pode falar o que for, mas o AD é muito bom. O único DS multimestre baseado em X500 do mundo. Gerencio uma floresta com 32 dominios e 34.000 usuários, 90% dos servidores são simples estações com 512 de RAM. Quase não tenho problema, é realmente muito bom.
Vortec
MCSE +S / CCNA
Chamar o desenvolvimento do Samba4 de uma tentativa medíocre é uma burrice sem tamanho. O simples fato de eles terem chegarem tão longe em um desenvolvimento de uma alternativa a uma solução abarrotada de desvios dos padrões de mercado é um feito e tanto.
Mais uma coisa: Há outros DS multimaster com X500. Existem também o eDirectory da Novell.
Outras soluções de DS conhecidas são o DSEE da Sun e o Tivoli da IBM.
Alias este progresso do Samba não esta relacionado a abertura do Protocolo pela Microsoft?
Me preocupei agora com as declarações do pessoal sobre samba+openldap :(, estou me guiando por uma monografia da puc que fala sobre o assunto, muito boa por sinal explica bem mastigado tudo…
Para administrar usarei um misto de user manager do windows + o LAM 2.5 + comandos net rpc
“Tentativa medíocre de fazer frente a algo espetacularmente bom…”
Medíocre foi esse comentário!