Rockbox 3.4: firmware alternativo para iPods e outros players
A versão 3.4 do Rockbox – um firmware alternativo e de código aberto para uma série de media players da Apple, da Toshiba, da Sandisk, da Olympus e de várias outras marcas – foi lançada.
As novidades incluem novos CODECs, o recurso de controlar um media player no PC, um novo jogo, melhorias de estabilidade e mais.(via lwn.net)
Saiba mais (lwn.net).
• Publicado por Augusto Campos em
2009-09-25
Porque diabos alguém com um dispositivo de ponto em tecnologia e bom-gosto utilizaria um treco desses brega só porque roda Linux?
@zer0c00l
Porque esse “treco desses brega” oferece recursos que os firmwares originais da maioria destes “dispositivos de ponto (sic) em tecnologia e bom-gosto” não possuem, como suporte a uma variedade maior de formatos de mídia, gapless playback (o único que eu conheço que vem com gapless “out of the box” é o iPod), crossfading (esse só o Rockbox oferece), etc.
A propósito, Rockbox não é Linux, nem tampouco deve ser baseado em Linux.
O cara que trocar um firmware original por este deve ser louco! eu não arriscaria meu player nem…
@zerOcOOl porque esse idiota comenta aqui? Deve se achar o máximo porque fala mal de software livre onde só tem gente que gosta de software livre. Cresce !!!
@Pedro, no caso do iPod (é o único que eu já instalei o RockBox) não tem perigo, pois vc pode escolher qual sistema escolher na hora do “boot”. E ele pode ser desistalado quando o usuário quiser. Um sistema não afeta o funcionamento do outro, e o RockBox ocupa poucos megas (nem 10).
Ah sim, se você tem um iPod nano – com visor colorido – e quer que ele toque vídeo (sim, a Apple não deixa q o iPod nano toque vídeo só para que vc seja obrigado a comprar um iPod Video. Boazinha ela, não?) em formatos populares com o o Mpeg, instale o RockBox. Funciona que é uma beleza. Tem até vários jogos, como Doom :-)
Acredito que o mesmo valha para os outros players, mas as limitações que a Apple faz em seus equipamentos é de pirar. É ipod com hardware ara vídeo que não toca vídeo, é iPhone com recursos tão avançados quanto os de um Chuchu (não pode usar a câmera como filmadora, pq titio Jobs não quer), não pode sincronizar fora sem iTunes (aí só funciona no Mac e Windows), dentre outros fatos engraçados. Se você for um usuário bitolado do Windows ou Mac, realmente não há razão para pensar em um firmware alternativo mesmo.
Ah sim, como dito, o RockBox não é Linux, mas existe uma versão do Pinguim para o iPod: http://ipodlinux.org/wiki/Main_Page
Desde que o instalei no nano, nunca mais usei a “tecnologia de ponta” da apple (pelo menos o sw), assisto videos, ouço outros formatos de arquivos, sincronizo no ubuntu, criar um play list é muito mais simples, o número de jogos disponiveis e legais é imenso (gratuitos e sem propagandas), a sim e consumo menor de bateria (cerca de 15%).
Depois que instalei ele no meu Sansa E200 de 8GB, não consigo mais usar o firmware antigo.
Além de ser muito mais rápido, consigo tocar formatos que a Sandisk simplesmente ignora. Além disto, passo a ter suporte à ReplayGain e posso usar cartões micro-SDHC (o firmware original suporta apenas micro-SD).
Alguem sabe onde encontro a lista de players suportados?
Já procurei e nada.
Queria saber se o meu Philiphs GoGear roda.
Pelos comentários, parace legal esse Rockbox.
Alguém já testou com ipods xilgling?
Tilt,
No site deles tem uma lista
Pra mim rockbox não serve … Nada contra, mas sem suporte a listas inteligentes, metatags, ratings e capitulação de podcasts não rola.
Poisé Luiz.
Eu vi logo depois, mas não tem pro meu GoGear.
Valeu!
> utilizaria um treco desses brega só porque roda Linux?
Pois é, não sabe NEM o que é o RockBox, e fica “trollando” ;)
Cara, pelas FEATURES, quando ele suportar o nano 2ª geração, eu instalo =)