Revista digital sobre software livre
“Está disponível para download gratuito uma revista sobre software livre, em especial sobre o Linux. O download da revista pode ser feito através do endereço: www.tecnologialivre.com.br/ebook. Conto com a colaboração de todos para a criação da próxima edição.”
Enviado por Juliano Ramos (linux·julianoΘgmail·com) – referência (tecnologialivre.com.br).
• Publicado por Augusto Campos em
2009-05-04
Legal a iniciativa, mas colocar uma imagem de 1471.01KB no post inicial é abusar da minha pobre banda estreita, né?!
PS: Augusto, o link que está no corpo da mensagem está misturado om o link aqui do site (acho q faltou um http:// nele).
Grato, vou editar!
Obrigado pela informação “Welrbraga” já alterei o arquivo de imagem para 36 KB:-)
Eu acredito que atitudes que ajudem a divulgar conhecimento (de um modo geral) sempre positivas, e dentro deste contexto dou meus parabens a equipe do tecnologialivre.
Mas gostaria de apontar alguns pontos a serem analisados:
1) A revista de 3.5M e a imagem de divulgacao 1.5Mb. Ora, apenas para acessar a pagina de divulgacao ja se gasta metade do download da revista, fica desproporcional. Talvez o texto todo on-line com opcao para download em PDF fosse mais indicado.
2) Nota-se claramente que a diagramacao nao foi feita por pessoa da area de design/midia. A distribuicao do texto, cores e imagens de fundo nao colaboram nem um pouco na leitura ou no prazer desta.
Como exemplo, indico o download das revistas do Guia do Hardware
3) Se o texto eh de livre distribuicao, poderiam usar a licenca Creative e aproveitar e fazer um artigo sobre licencas e distribuicao de conteudo.
4) No artigo sobre “instrutor linux” nota-se que o autor eh “instrutor self-made”, com conhecimento tecnico sobre o assunto mas com pouco ou nenhum embasamento pedagogico. Recomendo a leitura de alguns textos basicos sobre pedagogia para compreender melhor a psicologia do aluno e como tratar o relacionamento com ele. A perpetuacao de esteriotipos nao eh o melhor caminho, assim como generalizacoes como “aluno com disturbio ou espancado pelo pai bebado”.
Logico que o autor fez esta referencia apenas com o intuito de fazer piada, mas achei interessante deixar claro o contra-ponto.
5) Na pagina 5 gastou-se 20% de uma coluna apenas para explicar uma nota irrelavante para o contexto. Poderia-se escolher outra analogia que nao implicasse em tal ancora.
Boa sorte ao Juliano e seus colaboradores !
Abracos
Anderson
Com todo devido respeito a iniciativa, que acho que deve ser continuada e amadurecida com os comentários feitos, achei o conteúdo no geral de mal gosto, análises rasas e muito semelhantes a qualquer texto que se encontra na blogosfera e até um certo asco anticapitalista no artigo sobre o ThePirateBay.org. A próxima edição precisará de mais empenho.
1 – Cuidado com, as, vírgulas; elas são, um vício, muito ruim
2 – Corretor ortográfico. O OpenOffice tem um excelente. Usem.
3 – Assumam minha teoria de que designers odeiam Linux ou arrumem alguém com senso estético para diagramar a revista. Das duas uma.
3 – “mais uma vitória para os capitalistas…” 1968 ligou e pediu a retórica comunista de volta, favor devolverem. Ou escrever panfletos pro PSTU. Esse tipo de discurso infantil não fica bem em uma revista sobre software livre, a menos que queiram confirmar a imagem de que SL é coisa de comunista.
4 – “speek” da placa-mãe. WTF é um “speek”?
5 – Você diz que todo o conteúdo pode ser distribuído e utilizado. Isso inclúi as imagens da Disney que você usou?
6 – Agradecer a Deus e a sua esposa por fazer uma revista de 20 páginas? Isso ficou piegas demais. Quando ganhar na loteria vai fazer o quê, sacrificar seu primogênito?
7 – Qual a lógica de terminar a revista com uma vírgula?
Conclusão: Monte um blog, escreva bastante, aprenda. Veja outros bons sites, estude o estilo, pegue o Manual de Redação do Estado de SP (acho que há uma versão online) e -de novo- estude.
Querer fazer é muito legal, ótimo gente com iniciativa, mas fazer direito é importante, pq todo mundo lembra de bons produtos, não de gente esforçada.
Só críticas, essa que é a verdade.
O que posso dizer que tudo na vida precisa de começo, parabéns, li e espero ler muitas outras na sequência.
Abraço
Obrigado pelos comentários! criticas são sempre bem vindas:-)
No entanto longe de querer gerar uma flamewar tenho algumas considerações.
1) A revista não foi criada por um designer (sou administrador de sistema)
2) A revista não possui uma equipe, eu criei ela sozinho
3) Espero ajuda na próxima edição para que problemas de designer e erros ortográficos estejam minimizados.
4) Já possuo um blog na web (www.tecnologialivre.com.br/blog) e antes deste possuia o blog (grubelilo.blogspot.com) desde 1998. Através deste blog último consegui um emprego na prefeitura de são paulo como coordenador de inclusão digital e uma matéria no jornal estado de são paulo.
5) Agradeço sempre a minha familia por tudo que realizo, no ano passado publiquei um e-book sobre o ubuntu (2.800 downloads) e agora esta revista de 20 páginas que em dois dias já possui 200 downloads, e anúncio aqui no Br-linux, no olhar digital e em outros sites sobre software livre.
6) Estou aguardando e convocando todos vocês a desenvolverem comigo a próxima edição, para que seja muito melhor:-)
Mais uma vez obrigado pelas criticas, elas demonstram que meu trabalho está sendo reconhecido.
@Cardoso, concordo totalmente. Gostei da iniciativa, mas faltou um “que” profissional, diferencial.
Antonio, alguém está dizendo pra ele não fazer? Críticas são importantes, é a única forma de melhorar o trabalho. Pelo que estou vendo o Juliano as assimila muito bem, e isso é excelente.
Sinceramente tapinha nas costas não leva ninguém a lugar nenhum. É por não haver uma cultura onde a crítica é aceita e incentivada que um monte de projetos no sourceforge está parado.
Olá Cardoso, vc tem razão. De fato suas ponderações são pertinentes. Relendo-as agora percebi meu erro.
Forte abraço,
Antonio
No inicio:
A vantagem de uma revista digital em relacao a uma impressa eh o fato de nao estar aprisionada a nenhuma editora, ou seja, possuimos uma opiniao imparcial sobre todos os temas tratados.
Algumas paginas depois:
Mais uma vitoria para os capitalistas e aos proprietarios e detentores da informacao.
Sim, a imparcialidade esta clara como uma bela tarde de primavera.
Imparcialidade não existe. Todas as pessoas possuem a sua visão de como as coisas são e suas obras serão um reflexo disso. Não há imparcialidade em nenhuma mídia atrelada à editoras, em nenhuma mídia atrelada à emissoras de televisão, mas também não há imparcialidade em qualquer mídia independente. A imparcialidade é um mito.
Eu prefiro ler uma obra de um autor cuja posição é conhecida e pública do que de um autor que camufla suas opiniões por trás de uma “imparcialidade” como costumam fazer vários jornais famosos.A expressão de diversidades de opiniões de forma honesta é algo muito mais proveitoso do que a construção de algo tão artificial como a “imparcialidade”.
Parabéns pelo trabalho!
Espero que continue com esse trabalho que é de extrema importância, para a comunidade Linux.
Abs…