Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Retrospectiva Especial: só as notícias curiosas, incomuns e divertidas do BR-Linux em 2009

Preparei uma retrospectiva diferente: só notícias de 2009 que estiveram entre as mais lidas de cada semana, e que me chamaram a atenção por serem incomuns, curiosas, divertidas ou acrescentarem uma pitada de variedade ao noticiário tecnológico. Isso significa que não teremos também uma retrospectiva mais “séria”? Não, esta (com os fatos, personalidades, notícias relevantes, etc.) também deve sair nos próximos dias. Mas neste final de semana vocês terão oportunidade de ver apenas esta outra, bem mais light.

Não se furtem a divulgar no Twitter e em seus blogs, afinal o tema desta retrospectiva interessa aos seus amigos geeks em geral, e não só ao pessoal do Linux! Se quiserem copiar o post inteiro, não tem problema: é meu presente de Natal. Só não façam hotlink pras imagens ;-)

Antes de continuar, um alerta: nem tudo o que foi mencionado nas notícias do ano permanece disponível para download! A Internet é dinâmica, e não contamos por aqui com os links auto-atualizantes que estão sendo pesquisados e provavelmente serão anunciados oficialmente no primeiro dia de Abril do ano que vem!

Dito isso, vamos à Retrospectiva 2009 de Linux e código aberto mais variada de todos os tempos!

1 – Curiosidades em geral

Speedy: “Internet lenta é culpa das elites” Reproduzi na íntegra toda a ironia do blog do Felipe Zmoginski sobre o que parece ser uma desculpa fora do comum: se entendi bem, na justificativa da Telefonica, a culpa dos problemas do Speedy é das pessoas que contratam os planos mais avançados e aí usam a banda que a empresa ofereceu e cobra delas.


Que beleza de Windows!

KDE 4.2, apresentado por jornalistas como sendo o novo Windows, faz sucesso Dois repórteres do ZDNet Australia fizeram um teste cego interessante com o público: apresentar um notebook rodando o KDE 4.2, com o Compiz configurado, como se fosse uma versão prévia do novo Windows 7 e gravar as reações do público. Pelo visto foram convincentes na apresentação, já que nenhum dos entrevistados demonstrou desconfiar que não fosse o Windows 7. Entretanto, o mais interessante do vídeo é que todos elogiaram “o novo Windows”, classificando-o como melhor, mais fácil e mais rápido.

Normatização vs. Realidade: o que considerar certo ou errado na hora H? Responda rápido: quanto é 1*(0,5-0,4-0,1)? Parece óbvio que deveria ser ZERO, mas quando entram em cena os padrões oficiais de aritmética de ponto flutuante, a resposta pode lhe surpreender.

SheevaPlug: um computador do tamanho do transformador do meu Atari Um conceito interessante para quem tem como hobby a informática, ou para quem é portador de necessidades especiais de hardware: um computador que tem o formato daqueles transformadores de parede tamanho GG que acompanhavam alguns videogames nos anos 80. Lógico que ele não é voltado ao mítico “usuário final”, mas em lares geeks, um equipamento deste tipo pode se transformar em um media server, concentrador de impressão, firewall, cliente P2P 24h e tantas outras coisas que muitas vezes acabam mantendo um PC inteiro consumindo energia por mais horas do que seria necessário.


A razão técnica para não gritar no data center

Não grite com o seu disco! Brendan Gregg, engenheiro da Sun, publicou em seu blog um vídeo demonstrando um aumento da latência de discos rígidos em um data center quando alguém grita próximo aos discos.

Linus visita stand do Windows 7 montado na frente de evento de Linux no Japão Enviado por internero (interneroΘgmail·com): “Tradução livre do website Neowin.net: Linus Torvalds, criador do kernel Linux, fez sinal de positivo junto de publicidade da venda do Windows 7 no Japão. Uma foto um tanto quanto sarcástica de Linus Torvalds que certamente entrará para a história, registrado pelo Steven Bink (do website http://bink.nu).

Tuz: Tux dá lugar ao Diabo da Tasmânia por razões ecológicas Durante a Linux.conf.au, uma conferência de desenvolvedores Linux realizada anualmente na Tasmânia, Austrália, foram arrecadados fundos para a preservação do Diabo da Tasmânia, que, apesar do nome, é um carnívoro marsupial bastante dócil. (mais em sobre isso em Tuz: novo mascote do kernel Linux 2.6.29)

Presságio na sexta 13: O Unix Time chegará a 1234567890 segundos na semana que vem Uma notícia curiosa para nerds, programadores, fãs de software livre e curiosos em geral: dia 13 de fevereiro, às 20h31min, o Unix Time chegou a 1234567890 segundos. E muita gente se interessou: saiu até nos telejornais!

Vídeo sem graça ganha o concurso da Linux Foundation Lembra do concurso internacional da Linux Foundation para criar um comercial na esteira daqueles populares vídeos “I’m a Mac” e “I’m a PC”? O vencedor foi divulgado, e – apesar de haver vários concorrentes divertidos e passando mensagens com clareza – eu gostaria que o escolhido pudesse ser engarrafado e armazenado, pois eu o comercializaria como um sonífero natural. Mas essa é apenas a minha opinião. Assista também e forme a sua!

Usar shell do Linux vale como atitude suspeita em universidade dos EUA “Usar o prompt de comando do Linux é uma das atividades suspeitas exercidas por um estudante de computação que teve suas máquinas e o celular apreendidos pela polícia do campus no Boston College, nos Estados Unidos.” Mas a história não terminou aí: Suprema Corte determina que a polícia não pode roubar os brinquedos dos coleguinhas – ou algo assim O estudante da notícia logo acima acabou tendo uma vitória moral: “os investigadores passaram a vergonha de ver seus fundamentos severamente questionados pela Suprema Corte em seu estado, e receberam a ordem de devolver tudo o que apreenderam, e interromper a análise do conteúdo, por não haver nenhuma demonstração de que os comportamentos descritos do estudante eram ilegais ou sustentavam a acusação de que ele havia cometido ato ilegal.”

Ubunchu: o mangá do Ubuntu “Ubunchu é um mangá criado por Hiroshi Seo, disponível em japonês e inglês. Ele conta as aventuras de três amigos que fazem parte de um clube de administradores de sistemas”

Novelão: NoScript briga com Adblock Plus, Mozilla pretende intervir Parece um episódio de novela mexicana: a popular extensão NoScript para o Firefox está sendo objeto de críticas desde que seus usuários descobriram que, como um passo adicional de uma longa batalha de seu autor contra a extensão Adblock Plus (recomendada pelo BR-Linux) que, naturalmente, se esforçava para bloquear inclusive os anúncios exibidos no site do NoScript, este passou a incluir na atualização da extensão um trecho camuflado de código que desabilitava e alterava funcionalidades do “rival” Adblock Plus – para evitar que os anúncios em seu site fossem bloqueados.

Liberdade: Stelmann brilha no carnaval carioca Stelmann desfilou na madrugada do domingo de Carnaval (22) pela Renascer de Jacarepaguá, escola do Grupo de Acesso do Rio de Janeiro (veja fotos).

Top 8: softwares de código aberto mais bem-sucedidos As definições de sucesso variam de acordo com os interesses, demandas e objetivos de quem avalia, mas não há dúvida de que alguns softwares são mais bem-sucedidos do que outros. Veja esta lista dos 8+ do código aberto.

Dez distribuições de Linux para o seu netbook A Asus e a Microsoft já mandaram avisar que discordam, mas várias distribuições de Linux têm oferecido boas alternativas de desempenho, estabilidade e suporte a hardware nas diversas safras de netbooks que vêm se popularizando no mercado, especialmente quando consideramos a reduzidíssima gama de aplicações mais tipicamente empregadas nesta classe de equipamentos.

Vídeo: A Nixie explica como instalar CODECs no Linux Você já assistiu a algum dos vídeo-tutoriais do Linux Hazor em que a apresentadora Nixie Pixel explica como os novos usuários podem realizar diversas tarefas comuns no Linux?

GNU: repositório savannah.gnu.org corrompido por falha em RAID — sem backups completos e atuais O Savannah, servidor que hospeda o código-fonte de vários dos projetos integrantes do sistema GNU e associados a ele teve neste fim de semana o que o LWN.net descreveu como uma falha catastrófica, e para todos nós serve de lembrete para evitar o Teorema do Espeto de Pau.

PrisonPC: Liberdade de software atrás das grades na Austrália O PrisonPC, sistema baseado em Linux e com segurança reforçada, está sendo adotado por algumas prisões australianas como um instrumento na rehabilitação dos detentos, oferecendo cesso a conteúdos de treinamento, religiosos e outros que sejam considerados adequados – inclusive aplicações desktop, jogos e acesso a web e e-mail.

Professor de computação acusa aluno de, ao publicar o código-fonte de seus exercícios, estar ajudando os alunos do futuro a colar – ou algo assim Professores pré-históricos na Era da Informação: “O Ars Technica trouxe um interessante artigo sobre um estudante de ciência da computação da San Jose State University (EUA) que, após a conclusão de uma disciplina, publicou os códigos-fonte feitos por ele como resposta aos exercícios e atividades.

Nostalgia: relembrando os anos 90 dos geeks no Brasil Kit multimídia, slots ISA, BrasIRC X BrasNET, mouse serial, disquetes, instaladores em modo texto – quem lembra? Os comentários do post são praticamente um artigo à parte.

Descoberta da pólvora: usuários que sabiam o que estavam fazendo ao comprar um netbook são mais satisfeitos do que os que pensavam estar comprando um notebook Mas a mesma pesquisa concluiu também algo mais objetivo: a maioria dos consumidores não sabe a diferença entre notebook e netbook.

Ministério das Comunicações anuncia que está colocando uma distribuição inteira (de 2007?) em domínio público A distribuição, que provavelmente continua com todas as restrições de suas licenças originais (a não ser que o Ministério tenha mesmo recebido permissão de todos os autores para colocá-la em domínio público) pode ser consultada (em pacotes src.rpm – boa parte deles com a extensão fc7.src.rpm) em ftp://telecentro.mc.gov.br/, incluindo componentes da moda vintage deste inverno, como o kernel Linux 2.6.23 e o Firefox 2.0.0.

Construindo um cliente Twitter em 20 linhas de Python Sim, 20 linhas – desde que você desconte as linhas que já estão na biblioteca Python-Twitter, que oferece uma interface à API do serviço, e que naturalmente será empregada no projeto ;-) O exemplo de implementação dado pelo LinuxPlanet é econômico e serve principalmente como aprendizado ou como base de consulta para algum projeto adicional que seja baseado no acesso ao Twitter a partir de um script.

NASA desenvolve protocolo aberto para Internet Interplanetária Imagino que a latência dessas conexões seja ainda maior do que a de quem usa os servidores DNS do Speedy ;-)

Software do módulo de comando Apolo 11 é liberado A NASA liberou código usado nos históricos módulos de comando e de aterrisagem (ou seria alunissagem?)

Instalando o Linux no Mac Se por alguma razão você quer instalar o Linux em seu micro com o Mac OS X, este artigo explica como instalar o Ubuntu usando o VirtualBox em um Mac Intel rodando o Tiger ou o Leopard.

MegaTux: um milhão de instâncias do Wine para pesquisar sobre funcionamento de botnets O NY Times publicou um interessante artigo descrevendo o papel do Linux (e do Wine) no experimento que está em andamento nos Laboratórios Sandia e pretende nos próximos meses simular o funcionamento de uma botnet “de verdade”, rodando em milhares e milhares de instâncias do Wine sobre Linux virtualizado nos 4480 processadores de um supercomputador.

Linux marxista: com estrela vermelha e palavras de ordem pela união dos trabalhadores do mundo inteiro Que tal uma distribuição motivada pelo “movimento revolucionário internacional, socialista, comunista, socialista-libertário” e que critica “o apoliticismo do software livre”?

Vulnerabilidade de 8 anos no kernel Linux Em maio de 2001 o nepalês Temba Tsheri tornou-se, aos 16 anos, a pessoa mais jovem a conquistar o Everest, ao mesmo tempo em que a coalizão de Silvio Berlusconi ganhava as eleições gerais na Itália, e…

Brasileiros entre os 30 desenvolvedores mais ativos do kernel Linux Os desenvolvedores brasileiros Mauro Carvalho Chehab e Glauber Costa estão entre os 30 desenvolvedores que mais contribuíram com modificações para o código do Linux, de acordo com relatório da Linux Foundation.

Evolução das telas de inicialização no Mandriva Linux desde o final do século XX Enviado por Sergio Rafael Lemke (bedi·comΘgmail·com): “Tradução direta do texto, super interessante, escrito sobre a evolução do boot no Mandrake/Mandriva: “Há algum tempo venho trabalhando na adição de suporte ao Plymouth como inicialização gráfica para o futuro Mandriva Linux 2010 e achei interessante relembrar todas as soluções desse tipo que usamos ao passar dos anos.

MenuetOS: o incrível sistema de um disquete só Nesses dias em que se tornou lugar comum ver distribuições Linux em live cd, que tal um SO em um disquete só?

A volta dos pings da morte – agora contra roteadores da Cisco Quem administrou redes conectadas à Internet na década passada deve lembrar de ‘ferramentas’ com nomes hoje pouco mencionados, como land, jolt, nestea, latierra e teardrop – especializadas em criar pacotes ICMP (não necessariamente ICMP PING, mas o nome acabou pegando) com as quais determinados sistemas operacionais engasgavam ou mesmo travavam e reiniciavam – alguns deles com base na saturação de links, e outros explorando falhas conhecidas nos sistemas-alvo.

BFS: Con Kolivas ressurge com um novo escalonador Con Kolivas era um nome bastante reconhecido entre os usuários de Linux no desktop que tinham o hábito de compilar seus próprios kernels em desktops, devido à série de patches ‘-ck’ que ele mantinha, e que tinham impacto bastante positivo sobre o desempenho nos desktops.

Vídeo e fotos do boot do Linux em uma urna eletrônica brasileira À luz de uma iniciativa do TSE (”TSE abre inscrições para quem quiser tentar atacar as urnas eletrônicas”), publiquei novamente o post de outubro do ano passado com o vídeo e as fotos que tirei na minha visita à Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE de Santa Catarina, após solicitar e receber autorização para isso.

“Linux salva companhia de energia australiana” – ou algo assim A razão do fato é bem mais curiosa do que o irônico acontecimento em si.

X11: 25 anos do X O X Window System comemorou discretamente seu 25o. aniversário, e uma palestra discutiu seu histórico e estado atual.

Seleção: os melhores softwares de código aberto para o Mac OS X A lista da Infoworld inclui vários softwares que eu tenho instalado no meu Mac, mas deixa de fora o Rudix (projeto do brasileiro Rudá Moura), que é o que permite a mim, acostumado ao shell, operar o ambiente com muito mais familiaridade.

Tem brasileiro no kernel (IV): acme cria nova syscall no Linux Mesmo sem ser dotado de ufanismo no estilo Galvão Bueno de narrar ações de brasileiros, sempre fico feliz quando tenho oportunidade de noticiar os produtos dos desenvolvedores daqui, e é o caso de hoje, com a nova syscall criada pelo Arnaldo Carvalho de Melo (mais conhecido como acme), co-fundador da saudosa Conectiva e atualmente desenvolvedor na Red Hat, onde se ocupa, entre outros temas interessantes, da eficiência de transmissão (aumento do throughput, redução da latência, etc.

Go: Google lança nova linguagem de programação, implementada em código aberto Criada e mantida (por uma equipe dedicada de desenvolvedores) inicialmente para uso interno em aplicações de interesse da empresa, a linguagem Go agora é entregue a mais interessados em potencial.

Mercado de trabalho em TI: Procura-se um super-herói Observadores argutos certamente já devem ter percebido que é comum ilustrações de super-heróis aparecerem em avisos de emprego publicados por aqui.

TSE comenta resultados do teste de segurança das urnas, destaca efeito da migração para Linux “Além da migração para o sistema Linux, realizada para as eleições de 2008, a incapacidade dos especialistas em invadirem a urna eletrônica tem relação também com outros fatores, segundo o responsável no TSE.”

8.8.8.8: Google lança seu servidor de DNS público Imagine quantos dados agregados sobre hábitos de uso de serviços on-line eles vão poder coligir.

 

2 – Jogos, entretenimento e tosquices

Assistindo Filmes no Wii usando o Mplayer Só para quem tem um Wii “tunado”, claro.

Matando a saudade do MSX com o Ubuntu O MSX foi o primeiro 8 bits de muita gente. Essa paixão ainda é fervorosa para muitos, e o que às vezes passa despercebido é que emular o MSX é fácil. No link a seguir, mostro como instalar o emulador e o frontend para gerenciá-lo visualmente.

Tutorial para a produção de Revistas em Quadrinhos usando ferramentas livres Tutorial básico mostrando os principais passos para digitalização, tratamento dos desenhos, colorização, letreiramento, licenciamento e até distribuição de uma História em Quadrinhos. O tutorial é licenciado por uma Creative Commons e pode ser distribuido, modificado e até vendido, desde que a autoria seja preservada.

DigiBand: jogo de rock no Linux “Uma característica muito curiosa do jogo é que estão disponíveis para o jogador dois instrumentos (bateria e guitarra, e ainda há a possibilidade de três jogadores tocarem simultaneamente (o que penso ser um de seus diferenciais).”

Vídeo: Stallman e o funk(?) dos GNUs no FISL O Alexandre Oliva, da FSFLA, me enviou para publicação o vídeo acima, inédito até então, que mostra uma dança da liberdade no FISL, protagonizando um Gnu e o fundador do GNU. Note como ele se aproxima sorrateiro, como se estivesse primeiro verificando a presença de blobs e componentes não-livres!

Media center com Linux: vídeo ensina a instalar o XBMC – É o meu software preferido para dar vida à central de entretenimento ali da sala. Veja como usuários familiarizados com a configuração de repositórios extras e o gerenciamento de pacotes via linha de comando podem instalar o XBMC no Ubuntu. E mais: Central de entretenimento: XBMC capricha no visual e nas funções extras.

Clone do Mario Kart: SuperTux Kart O SuperTux Kart é um clone do clássico da Nintendo Mario Kart, com os mascotes de ferramentas livres, como o mascote do Linux, firefox, gimp e outros mais.

Anos 80: Código-fonte de vários jogos de Atari vaza na Internet O Atari 7800 foi contemporâneo do NES (”Nintendinho”) original no mercado dos EUA, e foi planejado, com pouco sucesso nesta intenção, para herdar o mercado do Atari 2600, que chegou a ser popular no Brasil, inclusive por intermédio de grande variedade de clones, como o Dactar II. E os códigos-fonte originais de vários dos seus jogos foram disponibilizados em julho.

US$ 83: Rigues analisa o Dingoo A320 – portátil, emuladores variados, jogos, Linux, filmes, música e mais Esclarecendo antes que perguntem: o Rigues pagou US$ 83 no DealExtreme.com pelo brinquedo, e mais R$ 38 de taxas e impostos ao retirar o produto no correio, mas não garante (nem eu) que as taxas serão as mesmas para você.

 

3 – Desenvolvimento

Lista de 15 exercícios para aprender uma nova linguagem de programação: uma lista de 15 exercícios para que programadores com algum grau de experiência possam obter conhecimento em uma nova linguagem. Ou seja, esta não é uma lista plenamente recomendável a iniciantes em programação de computadores.

Tabela Periódica dos Operadores do Perl Se eu ainda programasse, certamente mandaria emoldurar um exemplar impresso em papel resistente, não apenas pela utilidade intrínseca, mas também pela qualidade gráfica.

Object Pascal no Linux com o Lazarus “Usando linguagem de programação Object Pascal (orientada a objetos), é possível programar para Linux, Windows (versões acima do 95, incluindo o portátil Windows CE), Mac OS, *BSD e Solaris com as diversas versões do Lazarus. Suporta os mais diversos tipos de banco de dados, como MySQL e SQLite e inclusive importa projetos já criados do Delphi.”

Lazarus para o desenvolvimento – estilo Delphi – em múltiplas plataformas O Lazarus, ambiente de desenvolvimento e biblioteca de componentes que funciona de forma relativamente familiar a quem conheceu o Delphi, permite desenvolver código para compilar e rodar nativamente no Linux, Windows e Mac OS X, é o tema deste artigo no Linux Journal.

Pyctoria – Python em Quadrinhos Pyctoria é uma série educacional de quadrinhos que tem como tema a linguagem de programação Python. Conhecimentos prévios de programação não são realmente necessários, mas os que não estão familiarizados com o assunto poderão achar as primeiras tiras um pouco formais, difíceis de compreender ou mesmo chatas.

Guia de banco de dados – em mangá! Meu ceticismo acabou assim que abri o exemplar – os capítulos de história em quadrinhos que entremeiam os textos em formato tradicional deste curiosíssimo livro realmente tornam fácil e prazeroso entender até mesmo os aspectos mais áridos de bancos de dados abordados nele – normalização, queries SQL complexas, merge sort, replicação, e por aí afora.

 

4 – Boatos e primeiro de abril

Análise do Hannah Montana Linux Sempre que ouço falar no Hannah Montana Linux, se reforça a minha opinião de que se trata de um trote bem elaborado – tão bem elaborado, aliás, que o sistema existe de verdade – o que lhe dá alguma vantagem em relação a outros trotes da Internet.

BBSpot: Hackers instalam Linux em uma batata “Hackers do site LinuxOnAnything.nl instalaram com sucesso o sistema operacional Linux em uma batata”, dizia a notícia. E para variar, como em ocasiões anteriores em que publiquei as notícias fantasiosas do BBSpot, e apesar de eu dizer textualmente que não é verdade, bastante gente leu pela metade e contou adiante, acreditando que fosse ;-) “Uma batata não tem uma CPU, memória ou espaço de armazenamento, então foi um grande desafio”, disse Johan Piest do grupo Linux on Anything. “Obviamente não podíamos usar uma distribuição grande como Fedora ou Ubuntu, então nós fomos com Damn Small Linux.”

Inclusão digital: Wikipédia agora também em miguxês A lista de mais de 200 idiomas já suportados pela Wikipedia ganhará a partir de hoje um novo integrante: o miguxês, dialeto de origem recente usado correntemente em diversos sistemas de conversas instantâneas, celulares e sites de convivência. Seu nome deriva de miguxo, corruptela de amiguxo, por sua vez um termo utilizado para “amiguinho”. (primeiro de abril)

Templariux: Maçonaria lança sua própria distribuição de Linux no Brasil A loja maçônica Harmonia e Trabalho, sediada em Pasárgada-MG, anunciou hoje o lançamento do Templariux, distribuição de Linux derivada do Slackware e que inclui um sistema de autenticação e autorização derivado do RBAC, em uma variação de origem escocesa em que cada usuário pode receber uma série de papéis que se dividem em 33 graus de acesso aos recursos e dados do sistema (variando de Aprendiz a Venerável-Mestre). (primeiro de abril)

RPM: Cantor brasileiro contesta nome de popular gerenciador de pacotes – Se você é um feliz usuário de alguma distribuição que usa pacotes RPM, prepare-se: o nome dos pacotes corre o risco de mudar! Tudo isso porque o cantor Paulo Ricardo, após tomar ciência (…) (primeiro de abril)


Cameron, na implementação original da Skynet

GNU/Cameron: andróide ‘teen’ rodando exclusivamente software livre Já está em desenvolvimento o conceito de hardware que irá substituir por implementações livres (adotando padrões abertos) os sistemas e protocolos adotados por andróides reprogramados a partir dos modelos produzidos pela Skynet. (…) Consultado pela redação do BR-Linux, o velho hippie Meiaoito, representante da Fundação, se recusou a dar entrevista, por discordar da nomenclatura utilizada. Segundo ele, não se trata de um GNU/andróide, e sim de uma GNU/ginóide, já que se trata de um robô com formas femininas, e além disso a população deveria evitar usar celulares e serviços da Computação em Nuvem. (primeiro de abril)


• Publicado por Augusto Campos em 2009-12-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Antonio (usuário não registrado) em 18/12/2009 às 1:53 pm

    excelente post! :D

    Vidente Digital (usuário não registrado) em 18/12/2009 às 2:18 pm

    Já está saindo de férias, Augusto? Retrospectiva ainda faltando 13 dias para o final de ano? :DDDDDDDDDDDDDD Muitas “bombas” do mundo GNU/Linux (e amigos próximos) ainda podem ocorrer até o fechamento deste conturbado ano de 2009.

    Muito interessante a “coletânea”. Parabéns!

    Eu não estou, mas os leitores, em grande parte, estão. O gráfico de acesso na semana do Natal sempre dá um mergulho!

    Antonio Censi (usuário não registrado) em 18/12/2009 às 3:49 pm

    Valeu pela ilustração sobre a “Seleção: os melhores softwares de código aberto para o Mac OS X”.

    Frank (usuário não registrado) em 18/12/2009 às 4:17 pm

    Belo presente!
    Lembro-me de ter sugerido algo assim no ano passado. Parabéns e obrigado!

    luiz (usuário não registrado) em 18/12/2009 às 4:39 pm

    Concerteza eh o post mais longo que eu ja vi no site.

    Muito legal.
    Obrigado Augusto!

    Fellype (usuário não registrado) em 18/12/2009 às 6:27 pm

    Nossa! Agora vejo que não prestei atenção em muita coisa interessante :-( [ e também em umas baboseiras ;-) ]

    Daniel Bristot (usuário não registrado) em 18/12/2009 às 7:21 pm

    Faltou só uma:

    http://br-linux.org/2009/a-otimista-tabela-comparativa-do-brlix/

    Esta foi a melhor do ano, não do século…

    Bremm (usuário não registrado) em 18/12/2009 às 8:05 pm

    Foi ótimo eu ter parado para ler essa postagem. Senão jamais teria conhecimento do SheevaPlug.

    Feliz páscoa a todos!

    Eu dei risada com muita notícia da lista kkk

    []‘s

    Marcos (usuário não registrado) em 19/12/2009 às 1:48 pm

    Faltou a notícia que tinha o emo gordinho cortando o pulso.

    Naquela a notícia era bem séria, só a ilustração que era engraçada, Marcos. Mas ela está reservada pra retrospectiva “séria” que ainda vou publicar no final do ano ;-)

    tenchi (usuário não registrado) em 19/12/2009 às 8:09 pm

    Augusto, cadê a retrospectiva em forma de podcast?

    Foram apresentados requisitos (diálogo, entrevista, não ser só 1 narrador) que inviabilizaram no momento. Quem sabe no ano que vem?

    Mas o texto da retrospectiva está disponível pela GNU FDL, caso alguém queira fazer um podcast com ele.

Este post é antigo (2009-12-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.