Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Relato de teste com o OpenOffice DEV300 m44

“Uso o BrOffice e tive alguns problemas com a versão atual (somente no broffice-base 3.0.1) e resolvi verificar o que estava em andamento no site oficial. Encontrei a versão DEV300 m44 (OOo-Dev 3.x) no link http://download.openoffice.org/next/other.html#dev2 (mirror da UFPR).
Quem quiser testar a versão em inglês, como eu estou fazendo (uso mandriva 2009.0 e fiz do download *.rpm), pode ficar impressionado com a sua eficiência e funcionalidade. Nunca vi,em 6 anos de uso, um openoffice tão rápido. Já estou testando há 12 horas e não encontrei bug.”

Enviado por basiliog@gmail.com.


• Publicado por Augusto Campos em 2009-03-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    hum…

    OOo mais rápido e mais eficiente?

    =op

    essa eu quero ver!

    Ah, Augusto, poderia postar algo sobre as novas interfaces (projetos)?

    [ ]s

    wally.

    sergio (usuário não registrado) em 27/03/2009 às 10:59 am

    Sim.. eu compilei ele em 64 bits nativo e 32 bits (umas 6 horas em uma cpu dual core, 120MB) para a versao em pt-br é realmente MUITO BOM… rapido eficiente..

    interface perfeita com JDBC… rendering de documentos.. inicia em 5 segundos… (a primeira vez, demora uns 15 s…), interface com o cups… Para um cliente que precisava de fontes gregos e hebrew… funcionou direitinho…

    Um avanço…

    Essa versão tem dois bugs irritantes que mesmo na DEV310_mxxx ainda não foi corrigido:
    - o auto-completar dele não respeita a capitulação atual. Se eu estou digitando Capri (de Capricornio) e aparecer o autocompletar mas tiver um caqueline adicionado, ele substitui pra tudo minúsculo. Tem um bug aberto disso, mas ainda não foi corrigido
    - a formatação automática da primeira letra da sentença em maiúscula está falhando se o último caractere da sentença anterior for um parênteses, asterisco ou outro caractere especial

    Fora o bug das referências cruzadas que não atualiza a exibição e nem tem uma opção de Refresh.

    Tirando isso, ele está muito bom. E quem quiser experimentar, no lugar da série dev300 pode testar a dev310 (do futuro OO 3.1), que já tem anti-alias e alinhamento automático das ferramentas de desenho, fora o efeito visual de texto selecionado ter ficado mais parecido com o do Office 2007. Ponto negativo, só que eles mudaram algumas opções de lugar no menu.

    @MarcosAlex,

    o dev310 é (minimamente) estável?

    [ ]s

    wally.

    José Augusto (usuário não registrado) em 27/03/2009 às 12:51 pm

    “a formatação automática da primeira letra da sentença em maiúscula está falhando se o último caractere da sentença anterior for um parênteses, asterisco ou outro caractere especial”

    Utilizar somente o ponto como indicador do término da sentença é um bug ou é uma opção? Muitas vezes temos parênteses no meio da frase. Exemplo: O valor é de R$ 10,00 (dez reais) para pagamento à vista.

    SdnNvs (usuário não registrado) em 27/03/2009 às 1:41 pm

    Existe uma solução prática para escapar dos muitos bugs do OpenOffice: substituí-lo pelo Google Docs ou Zoho Writer!

    russo (usuário não registrado) em 27/03/2009 às 6:37 pm

    uau!!! 12horas inteiras de testes!!!!!

    @wallysou, bastante estável. As mudanças foram poucas (embora úteis), acho que por isso eles não mexeram em nada estrutural que atrapalhasse a estabilidade.

    @Jose Augusto, acho que não expliquei direito. É o último caractere “ANTES DO PONTO” o problema. Por exemplo:
    Paguei R$10,00 (10 reais).
    Por algum motivo, quando o OO vê o fechar parênteses antes do ponto ele “perde” o controle sobre o final da sentença.

Este post é antigo (2009-03-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.