Relato de experiência: acessibilidade no Slackware
Enviado por Marcelo Andrade (mfandradeΘgmail·com):
“Nossa colega Aiyumi Moriya fez um bonito relato, na lista do slack-users-br, de sua experiência de uso com relação a acessibilidade em sistemas operacionais.
Neste relato (transcrito com a devida autorização), Aiyumi apresenta diversas opções de leitores de telas e sintetizadores de voz que experimentou para Linux além das dificuldades que encontrou com outras distribuições. Tudo isso, fundamentando ainda mais sua escolha do Slackware Linux como sistema de sua preferência, também no quesito acessibilidade.” [referência: pa.slackwarebrasil.org]
• Publicado por Augusto Campos em
2009-06-25
Muito legal! Parabéns! Serve até de motivação para muitos usuários que desistem às mínimas dificuldades e ficam pulando de distro em distro.
Lá vamos nós… &;-D
Artigo interessante. Mostra que o Orca não é aquela coisa toda que dizem por aí (apesar do pessoal fazer das tripas coração para colocar acessibilidade no GNOME).
Já conversei com um professor universitário que é cego. Ele usa Windows, e me falou que a maior dificuldade dele é em fazer tabelas no Word. Do jeito que o Jaws lê o documento, todo seguido, fica difícil dele compreender a lógica de uma tabela já pronta, e ainda mais em fazer uma nova tabela. De vez em quando penso em fazer algum esquema para facilitar que deficientes visuais façam tabelas no BrOffice. Mas penso em fazer tanta coisa também… :P
Excelente relato.Otima leitura, sem hipocrisia, sobre linux!
Abs!