Redes de troca de arquivo podem ajudar mercado de música, diz estudo
Em vez da coação, o estudo intitulado “The Long Tail of P2P” (“A Cauda Longa do P2P”, em português) mostra que os defensores do direito autoral deveriam ver a troca de arquivos P2P como uma nova forma de transmissão de mídia, tornando esse mercado legítimo, com a prática do licenciamento.
“Se os vendedores colocam à venda, talvez nunca seja comprado. Mas se quem troca arquivos passa a oferecer algum, pelo menos uma pessoa provavelmente vai pegá-lo”, ressaltam os autores no estudo, Will Page, da sociedade de artes dramáticas PRS For Music, e Eric Garland, da companhia de pesquisa P2P Big Champagne.
(…) Pesquisas apontam que muitos fãs de música não se opõem em pagar por um serviço do gênero. No ano passado, a Universidade de Hertfordshire, na Inglaterra, encontrou mais de 80% de interessados em pagar voluntariamente por serviços que ofereciam troca de arquivos de música, e uma enquete realizada na Suécia – país do PirateBay – mostrou que mais de 86% aceitariam pagar uma mensalidade de cerca de 12 libras, algo em torno de R$ 38.
Mesmo assim, o primeiro serviço de P2P voluntário do mundo, programado para ser oferecido pelo canal a cabo britânico Virgin ainda no segundo semestre, acaba de ser suspenso devido à inquietação causada no mercado fonográfico. (via g1.globo.com)
Saiba mais (g1.globo.com).
Aí, aposto neste tipo de gente, eu ao invés de ficar enfiado nos problemas procuram uma solução! Parabéns pra essa galera… e ainda continuo achando que quem lucra menos com a venda tradicional de arte hoje em dia, são os próprios artistas, devido as produtoras e gravadoras … considerando estes meros sangue-sugas da arte… aqueles que não tem talento e insistem em querer tirar proveito do talento dos outros.
De acordo com um amigo meu, que é músico, o artista, em início de carreira, leva de 2% a 3% na venda do CD. Quando é um artista conhecido, essa taxa sobe para incríveis 5%.
Não estou incentivando a pirataria, mas incentivo a baixa do preço dessa mídia.
Era só o que me faltava!!!… Vivendo e aprendendo…
E precisa de um estudo pra concluir isso? Ahhh não, faça-me o favor…
E na seqüência, estudos mostram evidência empírica de que o céu é azul!