Recuperar o Grub2 do Ubuntu 9.10 via LiveCD
Enviado por Roberto Carlos Coutinho Seixas (rcseixasΘgmail·com):
“Algumas vezes pode ser necessário a recuperação do Grub (carregador de sistemas operacionais), um exemplo é quando existe uma instalação do Windows no computador e esse precisa ser reinstalado, o Windows apaga a MBR (Master Boot Record). O Ubuntu 9.10 passou a utilizar a versão 2 do Grub, nesta versão a configuração de boot é bem diferente das versões anteriores. Para recuperar o Grub2, precisamos de um CD/DVD (livecd) do Ubuntu 9.10, versões anteriores do Ubuntu não conseguem recuperar o Grub2. (…)” [referência: linuxnopc.com.br]
• Publicado por Augusto Campos em
2009-11-11
Uma coisa que me matou de raiva no novo Xubuntu é isso de só se conseguir editar o Grub2 com um CD Live. Por que isso? Razões de segurança? Bobagem: quem sabe mexer no Grub acaba fazendo isso de uma forma ou de outra, como usar o Live. Só serviu prá atrasar a vida da gente!
Com um CDLive do sidux é muito mais fácil: basta iniciar o CD, abrir um terminal, digitar “sux” (sem as aspas) para virar root, ir para o diretório /media, montar a partição desejada e abrir o arquivo /boot/grub/grub.cfg com o kwrite.
Com um CD do Puppy é ainda mais fácil, porque você já é root e basta abrir o arquivo pela interface gráfica mesmo. Com o SliTaz é mais ou menos a mesma coisa.
De qualquer modo, parabéns ao autor, porque seu objetivo é falar para usuários do Ubuntu e seu artigo está 10.
Concordo com o colega aí acima: ficou uma chatice editar o grub.
Não adianta editar o grub.cfg se o “uindos” apagou a MBR, para recuperar o grub com o live cd um #grub-install /dev/sda e #update-grub /dev/sda acho q ja resolve o problema,
apos o boot do sitema se tudo não ficar legal de um update-grub de novo.
Lembrando que para editar o GRUB2 e EXT4 o live-cd tem que ter suporte a eles.
me corrijam se tiver algo errado ;)
Esse GRUB2 é uma evolução necessária do GRUB, mas poderiam ter criado mais e melhor documentação. Os arquivos de configuração, na prática são scripts e não arquivos de configuração.
É como quase tudo no linux / open-source, no início é aquela dificuldade, mas com o tempo vira trivial.
Espero que não demore muito tempo para virar trivial.
Uma coisa que me matou de raiva no novo Xubuntu é isso de só se conseguir editar o Grub2 com um CD Live. Por que isso? Razões de segurança? Bobagem: quem sabe mexer no Grub acaba fazendo isso de uma forma ou de outra, como usar o Live. Só serviu prá atrasar a vida da gente!
@Smaug
O propósito do artigo é ensinar como recuperar o Grub qdo a MBR for reescrita pelo Windows. Me diga… com o Windows iniciando direto, sem gerenciador de boot e sem Live CD, como vc fazia para editar o Grub?
@Webmarlin
Eu estava me perguntando a mesma coisa…
Desculpa, cara, foi mal.