Rebatida: agora é a TomTom que processa a Microsoft por patentes de software
Há cerca de um mês soubemos que a Microsoft processou a fabricante de GPS TomTom devido a um conjunto de 8 patentes de software, sendo 3 relacionadas à implementação de Linux adotada pela TomTom, e 5 relacionadas a softwares proprietários. Houve bastante repercussão, e a empresa chegou até mesmo a buscar esclarecer que o foco da sua ação é a TomTom, e não o Linux.
Mas a TomTom não se contentou em apenas se defender, e fez o que usualmente se espera de quem tem seu próprio portfolio de patentes e é processado por patentes alheias: localizou algumas patentes suas que a Microsoft pode estar infringindo, e contra-atacou, processando a Microsoft pelo uso de patentes suas no Microsoft Maps e Trips.
A possibilidade do contra-ataque é a razão mais comum para evitar que empresas de software processem umas às outras por violação de patentes, e o motivo para que muitas delas (inclusive as relacionadas à defesa dos interesses do código aberto, como a Open Invention Network) se interessem em reunir seus próprios arsenais. Infelizmente isto oferece pouca garantia quando o processo é movido por uma empresa cujo negócio não inclui o desenvolvimento de software, entretanto – mas desta vez não é o caso.
Saiba mais (computerworld.com).
Isso me lembrou Celebrity Deathmatch AEHaeheaH só que com empresas…
Isso me lembrou Dedé e o comando maluco. Ridículo.
Que bom que a TomTom resolveu contra-atacar. Sem querer ser anti-MS nem nada, masa microsoft tinha que descobrir que nem sempre é facil assustar os outros.
“Quem mandou mecher com quem tá quieto?”
Esse é o legítimo TOMA! BEM FEITO!
Como usuário de software livre, não assisto televisão, tampouco acho que essa atitude foi ridícula.
Como usuário de software livre, não assisto televisão, tampouco acho que essa atitude foi ridícula.
Essa foi massa.
O ridículo em meu comentário diz respeito às patentes e seus imbróglios. Esse tipo de atitude neste momento é só consequência.
E por curiosidade, você não assiste nem jogo de futebol?
Eu, como usuário de software livre, assisto, escuto, leio e jogo tudo que tenho interesse!
Isso aí augusto Augusto! Eu assisto(gato net), escuto(p2p), leio(ebooks) e jogo tudo(e tudo “pirata”) que tenho interesse!
Eu, como usuário de software livre, já quanto a isso prefiro apenas as usuáriAs mesmo!
kkkkkkkkkkkkkk
Lembra muito o famoso caso da SCO/MS x Sun-IBM, no final não havia violação nenhuma, a SCO quebrou a cara e nunca mostraram realmente quais eram os tais códigos fontes violados…
Taí mais um capítulo da palhaçada, e por falar em palhaçada a MS é profissional em manter um circo funcionando para tal diversão.
Eu sou usuário de SW livre e não assisto TV. Mas não faço a menor idéia do que uma coisa tem haver com a outra…
co-co-co-combo breaker!
=D
Eu, como usuário de software livre, assisto televisão. E a maioria dos canais que vejo pertecem as organizacoes globo. Inclusive o jornal.
A proposito, nao sou comunista, altista e tomo banhos todos os dias (ok, nem sempre. rs).
Abs!
Luciano não é SCO/MS x Sun-IBM, mas SCO/MS x Novell/IBM.
Eu, enquanto usuário de software livre, só assisto a sitcom nerd The Big Bang Theory e Terminator: The Sara Connor Chronicles.
Eu como usuário de software open source, uso a TV só pra assistir filmes na sala e Family Guy. As vezes um ou outro seriado. Logo, boiei na citação do Dedé…
Esqueci…
co-co-co-combo breaker! ++
Vai mexer com quem tá quieto…
Eu, como usuario de software livre, assisto chaves sempre que posso.
Abs!
Não entendo a relação entre usuário de software livre e TV. A única relação que consigo enxergar às vezes é o fato de normalmente “usuários de software livre” terem opiniões próprias numa tentativa de se diferenciarem da “massa”, que pode ser comparada à relação entre usuários Linux com poderes e escolha e de usuários Windows acéfalos :-)
Já vi uns enxergarem a relação entre idéias do software livre com religiões, ou mesmo até com ateísmo; já vi aqueles que enxergam o software livre no comunismo, no capitalismo e no anarquismo. Já vi Linux da direita e Linux da esquerda :-)
Posso dizer isto por me sentir parte do “fenômeno”, e mesmo aqueles que se dizem fora dele também se incluem – não citarei nomes :-) – mas daqui em diante pensarei duas vezes ao ligar a televisão para assistir Bob Esponja… hauahua
Quanto à notícia, acredito que a coisa não irá para frente, pois provavelmente as empresas entrarão em algum acordo fora dos tribunais. Ou quem sabe se inicie daí algum acordo do tipo daquele entre a MS e a Novell ou Xandros. Por falar nisso, alguém aí sabe o que aconteceu com a Xandros?
Achei muito interessante ver linux sendo utilizado em locais que nunca imaginaria. Ultimamente, lendo o LinuxDevices, tenho me surpreendido.
A Microsoft não perde nada com isso. O resultado é uma legitimação e conseqüente fortalecimento do sistema de patentes. Quem tem um “arsenal” tá mais protegido. (interessante o uso da palavra “arsenal”.)
André Caldas.
Eu, como usuario de software livre, costumo beber água quando tenho sede.
Daqui a pouco sai: “eu como usuário de Software Livre não pego ninguém, e o único esporte que pratico é o 5 contra 1!”
Foi engraçado ver a NÃO relação do uso de software livre e lazer ou TV.
Eu como usuário de software livre assisto chaves, Tom and Jarry, Sílvio Santos, House, Eu a patroa e as crianças, Dexter, Prison Break, Stagate etc.
Voltando. É bom ver uma reação como esta.
HAHAHAHHAA
desculpe andré (o autor da “pérola”)
mas voçê acabou de ganha o prêmio TROLL da semana :P
Muito mal colocado o seu comentário. Gostei da resposta do Augusto!
“Eu, como usuário de software livre, assisto, escuto, leio e jogo tudo que tenho interesse!”
Horas, eu sou livre! Assisto o que eu quiser.
Acho que ele se empolgou com a foto do CHE stallman que aparceu hoje no br-linux…
Eu adoro o sarcasmo. :P