Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


PS3 Slim não vai mais suportar oficialmente a instalação do Linux

O Playstation 3 se diferenciava, para uma pequena parcela de seus usuários e entusiastas, por ser o único console da sua geração que oferecia oficialmente a opção de instalação de outro sistema operacional, o que permitiu o desenvolvimento de uma variedade de distribuições com suporte oficial ou adaptado ao equipamento.

Mas nesta semana a Sony lançou a nova versão do Playstation 3, com uma série de novidades boas – o PS3 Slim é bem menor, mais barato e tem maior eficiência energética que a versão “monolito negro” que eu tenho aqui ao lado – e outra que não me agradou tanto assim: passaram a faca na opção de instalação de sistema operacional alternativo, e anunciaram que o foco será apenas aquele que a maioria dos clientes da linha desejam: jogos e conteúdo de entretenimento.

Foi bom enquanto durou, embora eu acredite que não vai demorar até que comecem a surgir os hacks que permitirão a instalação não-oficial no PS3 Slim. (via osnews.com)

Saiba mais (osnews.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    self_liar (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 2:13 pm

    Sabe o

    self_liar (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 2:14 pm

    Sabe o que isso significa ?

    Primeiro passo para a trusted computing.

    Vamos esperar e ver que o drm vai rolar no ps3.

    Walmyr (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 2:17 pm

    Com uma belezinha dessas, até o linux fica em segundo plano. *-*

    self_liar (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 2:29 pm

    Pode ser ,mas é completamente anti-ético comprar um produto que tem restrições adicionais .Não colaboro com esse tipo de atitude.

    alexspe (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 2:33 pm

    então eles nao vão ter meu dinheiro tão cedo heheh

    Scirious (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 2:39 pm

    E perder o melhor player de blue-ray do mercado? Mas nem f…

    Tilt (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 2:39 pm

    Bom, nem me importo.
    Ia comprar o outro console “antigo”, vou esperar por esse.

    Sem cluster barato de PS3…hehhehehehheeh

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 2:49 pm

    Pelo que li, é simplesmente não dar “suporte oficial”, não teria nada de impeditivo.

    Claro, isso dificulta para instalar, mas também nada de mais.

    OFF: Já acho essa geração com jeito de velha. Qualidade das placas de vídeo aumentou tanto.

    zeebo (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 2:50 pm

    Eu uso Linux no PC e para jogar, console, é claro. Não quero saber de Linux no PS3, não vou usar mesmo.

    >>> Pelo que li, é simplesmente não dar “suporte oficial”, não teria nada de impeditivo.

    Leia o original então no OSnews. “REMOVES THE LINUX OPTION”…
    “and users will not be able to install other operating systems to the new PS3 system”

    >>> Eu uso Linux no PC e para jogar, console, é claro. Não quero saber de Linux no PS3, não vou usar mesmo.

    Mas tem gente que usa meu caro ;)

    Felipe (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 3:27 pm

    Bom eu não vou deixar de comprar um console excelente deste, só pq não da pra instalar Linux, por favor né gente.

    zeebo (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 3:32 pm

    ah, é verdade, tinha os pesquisadores usando o Cell em clusters. Mas esse hardware já está defasado hoje… a propaganda do Cell como supercomputador já não é mais necessária…

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 4:33 pm

    ah, é verdade, tinha os pesquisadores usando o Cell em clusters. Mas esse hardware já está defasado hoje… a propaganda do Cell como supercomputador já não é mais necessária…

    @zeebo

    Vai nessa, senhor da informação e dono da verdade absoluta. ;)
    Sei lá por quê, mas senti dedo da IBM aí (apenas especulei). Um PS/3 é bem mais barato que um System/P, com capacidade de processamento quase equivalente (a não ser pela falta de memória)…

    dk (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 4:42 pm

    Sinceramente mais outra versão slim de playstatin que não gostei; 1,2 e 3. Independente de rodar linux ou não.

    ejedelmal (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 5:11 pm

    A Sony perdeu. Será outro Dreamcast, lamentavelmente.

    Weber (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 5:13 pm

    @Lucas Timm Eu vejo aí dedo IBM E Sony. Enquanto a IBM, que desenvolve os processadores perde vendas de computadores baseados em Cell, a Sony também perdia dinheiro ao vender esses PS3 que não seriam utilizados como video-games, já que ela subsidia o console, tirando a diferença nos jogos vendidos. Ou seja, nessa história de montar clusters de PS3 só levava vantagens quem estava comprando o console para tal fim. O que diga-se de passagem não vejo problema nenhum.

    ssss (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 5:16 pm

    A Sony deve estar aprendendo com a Apple a vender hardware cheio de restrições.

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 6:16 pm

    Penso que quem mais vai perder com esta infeliz mudança são os grupos de pesquisa espalhados pelo mundo que utilizam clusters de PS3 para fazerem pesquisas que requerem uma quantidade extremamente grande de cálculo.

    Uma pena essa decisão da Sony. Por mais que logo apareçam hack’s que permitam instalar o Linux nessa arquitetura, dificilmente ela será uma alternativa utilizada por grupos de pesquisa.

    Kez (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 6:34 pm

    Não quero desanimar ninguém, mas pouco progresso foi feito sobre hacks na plataforma do PS3. Rumores afirmam que há um “modchip” em testes, mas são apenas rumores. Mesmo executando Linux oficialmente no PS3, o Hypervisor(praticamente um super firewall do sistema) não permite acesso à diversos dispositivos, como a VGA diretamente para prover aceleração 3D. Um hack permitia isso, mas a Sony rapidamente corrigiu e inviabilizou o acesso à aceleração 3D.
    Esperar por um hack do PS3 é complicado, principalmente por ser um sistema constantemente atualizado via software.
    Já o XBOX360 foi hackeado novamente. Já dá pra rodar Linux em todas as versões de hardware que não estejam com a ultima atualização de software.
    Um cluster de X360 seria engraçado… “Vamos trocar aquele! Deu 3RL :(“

    kleyton (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 9:50 pm

    POR FAVOR ALGUEM ME EXPLIQUE O QUE É “LINUX´´.

    Emerson Gomes (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 10:18 pm

    Bom, nem é uma perda tão grande assim. A capacidade de processamento de um PS3 é comparável com a de hardware moderno, não existe mais aquele gap impressionante que havia quando o PS3 foi lançado.
    Agora, não entendi exatamente o que a Sony ganha com isso.
    Possivelmente ela cansou de subsidiar pesquisadores que compravam vários consoles e nenhum jogo :P

    Joselito Sem noção (usuário não registrado) em 22/08/2009 às 3:12 pm

    Na boa, gosto e uso linux, mas comprou um PS3? vá jogar e se divertir. Quer instalar linux? Então compre uma máquina qualquer e instale o que quiser nela.

    Diogo (usuário não registrado) em 23/08/2009 às 7:44 pm

    A Sony sempre foi assim, gosta de estragar a farra dos outros. Se eu pago uma fortuna por um PS3, não interessa a ninguém se vou usar como vg ou como fogão (se bem que isso fica mais pro xbox).
    Mas a Sony pode também estar querendo colocar seu próprio S.O. no PS3, e cobrar por ele, claro. Apenas especulação, as vezes a Sony dá show, mas as vezes ela senta na calçada e vê o mundo passar, totalmente inerte.

    Kratos (usuário não registrado) em 23/08/2009 às 7:57 pm

    Muito boa a notícia da retirada do inútil Linux do PS3.

    Scirious (usuário não registrado) em 23/08/2009 às 9:46 pm

    @Diogo

    Na verdade isso não é bem assim. Você está comprando um produto subsidiado para usar para jogos. E para pagar os jogos que irão custear o preço real do aparelho. Se o videogame fosse vendido sem esse subsidio ninguém compraria. É como o celular, a operadora paga parte do seu aparelho para que você use os serviço e produtos dela ou autorizados por ela.

    Juliano (usuário não registrado) em 24/08/2009 às 12:52 am

    Po, nada a ver a IBM com o assunto… tipo, “sinto dedo da IBM”.. Teoria da conspitação? :-)

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 24/08/2009 às 8:38 am

    O suporte a linux foi o que impediu o desenvolvimento de hacks. Sem isso o hack pode ser desenvolvido sob a justificativa legal do “fair use”

    Lewis (usuário não registrado) em 24/08/2009 às 2:14 pm

    @Paulo Pontes

    Concordo plenamente!

    vamos hackear o bagulho…

Este post é antigo (2009-08-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.