PS3 Slim não vai mais suportar oficialmente a instalação do Linux
O Playstation 3 se diferenciava, para uma pequena parcela de seus usuários e entusiastas, por ser o único console da sua geração que oferecia oficialmente a opção de instalação de outro sistema operacional, o que permitiu o desenvolvimento de uma variedade de distribuições com suporte oficial ou adaptado ao equipamento.
![ps3 slim 640 ars thumb 640xauto 7741.jpg - fonte: Sony Reveals PS3 Slim, Slashes Price, Removes Linux Option (http://www.osnews.com/story/22014/Sony Reveals PS3 Slim Slashes Price Removes Linux Option)](http://img.efetividade.net/img/xtra/ps3_slim_640_ars-thumb-640xauto-7741.jpg)
Mas nesta semana a Sony lançou a nova versão do Playstation 3, com uma série de novidades boas – o PS3 Slim é bem menor, mais barato e tem maior eficiência energética que a versão “monolito negro” que eu tenho aqui ao lado – e outra que não me agradou tanto assim: passaram a faca na opção de instalação de sistema operacional alternativo, e anunciaram que o foco será apenas aquele que a maioria dos clientes da linha desejam: jogos e conteúdo de entretenimento.
Foi bom enquanto durou, embora eu acredite que não vai demorar até que comecem a surgir os hacks que permitirão a instalação não-oficial no PS3 Slim. (via osnews.com)
Saiba mais (osnews.com).
Sabe o
Sabe o que isso significa ?
Primeiro passo para a trusted computing.
Vamos esperar e ver que o drm vai rolar no ps3.
Com uma belezinha dessas, até o linux fica em segundo plano. *-*
Pode ser ,mas é completamente anti-ético comprar um produto que tem restrições adicionais .Não colaboro com esse tipo de atitude.
então eles nao vão ter meu dinheiro tão cedo heheh
E perder o melhor player de blue-ray do mercado? Mas nem f…
Bom, nem me importo.
Ia comprar o outro console “antigo”, vou esperar por esse.
Sem cluster barato de PS3…hehhehehehheeh
Pelo que li, é simplesmente não dar “suporte oficial”, não teria nada de impeditivo.
Claro, isso dificulta para instalar, mas também nada de mais.
OFF: Já acho essa geração com jeito de velha. Qualidade das placas de vídeo aumentou tanto.
Eu uso Linux no PC e para jogar, console, é claro. Não quero saber de Linux no PS3, não vou usar mesmo.
>>> Pelo que li, é simplesmente não dar “suporte oficial”, não teria nada de impeditivo.
Leia o original então no OSnews. “REMOVES THE LINUX OPTION”…
“and users will not be able to install other operating systems to the new PS3 system”
>>> Eu uso Linux no PC e para jogar, console, é claro. Não quero saber de Linux no PS3, não vou usar mesmo.
Mas tem gente que usa meu caro ;)
Bom eu não vou deixar de comprar um console excelente deste, só pq não da pra instalar Linux, por favor né gente.
ah, é verdade, tinha os pesquisadores usando o Cell em clusters. Mas esse hardware já está defasado hoje… a propaganda do Cell como supercomputador já não é mais necessária…
@zeebo
Vai nessa, senhor da informação e dono da verdade absoluta. ;)
Sei lá por quê, mas senti dedo da IBM aí (apenas especulei). Um PS/3 é bem mais barato que um System/P, com capacidade de processamento quase equivalente (a não ser pela falta de memória)…
Sinceramente mais outra versão slim de playstatin que não gostei; 1,2 e 3. Independente de rodar linux ou não.
A Sony perdeu. Será outro Dreamcast, lamentavelmente.
@Lucas Timm Eu vejo aí dedo IBM E Sony. Enquanto a IBM, que desenvolve os processadores perde vendas de computadores baseados em Cell, a Sony também perdia dinheiro ao vender esses PS3 que não seriam utilizados como video-games, já que ela subsidia o console, tirando a diferença nos jogos vendidos. Ou seja, nessa história de montar clusters de PS3 só levava vantagens quem estava comprando o console para tal fim. O que diga-se de passagem não vejo problema nenhum.
A Sony deve estar aprendendo com a Apple a vender hardware cheio de restrições.
Penso que quem mais vai perder com esta infeliz mudança são os grupos de pesquisa espalhados pelo mundo que utilizam clusters de PS3 para fazerem pesquisas que requerem uma quantidade extremamente grande de cálculo.
Uma pena essa decisão da Sony. Por mais que logo apareçam hack’s que permitam instalar o Linux nessa arquitetura, dificilmente ela será uma alternativa utilizada por grupos de pesquisa.
Não quero desanimar ninguém, mas pouco progresso foi feito sobre hacks na plataforma do PS3. Rumores afirmam que há um “modchip” em testes, mas são apenas rumores. Mesmo executando Linux oficialmente no PS3, o Hypervisor(praticamente um super firewall do sistema) não permite acesso à diversos dispositivos, como a VGA diretamente para prover aceleração 3D. Um hack permitia isso, mas a Sony rapidamente corrigiu e inviabilizou o acesso à aceleração 3D.
Esperar por um hack do PS3 é complicado, principalmente por ser um sistema constantemente atualizado via software.
Já o XBOX360 foi hackeado novamente. Já dá pra rodar Linux em todas as versões de hardware que não estejam com a ultima atualização de software.
Um cluster de X360 seria engraçado… “Vamos trocar aquele! Deu 3RL :(“
POR FAVOR ALGUEM ME EXPLIQUE O QUE É “LINUX´´.
Bom, nem é uma perda tão grande assim. A capacidade de processamento de um PS3 é comparável com a de hardware moderno, não existe mais aquele gap impressionante que havia quando o PS3 foi lançado.
Agora, não entendi exatamente o que a Sony ganha com isso.
Possivelmente ela cansou de subsidiar pesquisadores que compravam vários consoles e nenhum jogo :P
Na boa, gosto e uso linux, mas comprou um PS3? vá jogar e se divertir. Quer instalar linux? Então compre uma máquina qualquer e instale o que quiser nela.
A Sony sempre foi assim, gosta de estragar a farra dos outros. Se eu pago uma fortuna por um PS3, não interessa a ninguém se vou usar como vg ou como fogão (se bem que isso fica mais pro xbox).
Mas a Sony pode também estar querendo colocar seu próprio S.O. no PS3, e cobrar por ele, claro. Apenas especulação, as vezes a Sony dá show, mas as vezes ela senta na calçada e vê o mundo passar, totalmente inerte.
Muito boa a notícia da retirada do inútil Linux do PS3.
@Diogo
Na verdade isso não é bem assim. Você está comprando um produto subsidiado para usar para jogos. E para pagar os jogos que irão custear o preço real do aparelho. Se o videogame fosse vendido sem esse subsidio ninguém compraria. É como o celular, a operadora paga parte do seu aparelho para que você use os serviço e produtos dela ou autorizados por ela.
Po, nada a ver a IBM com o assunto… tipo, “sinto dedo da IBM”.. Teoria da conspitação? :-)
O suporte a linux foi o que impediu o desenvolvimento de hacks. Sem isso o hack pode ser desenvolvido sob a justificativa legal do “fair use”
@Paulo Pontes
Concordo plenamente!
vamos hackear o bagulho…