Proteção: OIN adquire mais 22 patentes que poderiam ameaçar o Linux
A Open Invention Network, iniciativa cujos participantes usam conjuntamente seus portfólios de patentes para desencorajar processos relacionados ao uso de patentes de software em programas de código aberto, adquiriu 22 patentes que pertenceram previamente à Microsoft, e alegadamente estão relacionadas a tecnologias implementadas no Linux.
No anúncio oficial a entidade afirma que, independentemente da qualidade das patentes ou de o Linux realmente infringi-las ou não, a possibilidade de elas caírem nas mãos de ‘patent trolls’ que as usariam para tentar causar dano ao Linux era uma ameaça real, e agora foi neutralizada.
A aquisição não ocorreu diretamente da Microsoft, e sim por intermédio do Allied Security Trust, integrado por empresas como HP, Motorola, Ericsson e Google, que adquiriu o conjunto de patentes da Microsoft e as repassou ao Linux.
Como é usual, a lista das patentes envolvidas, ou maiores detalhes sobre elas, não é uma informação que consta nos comunicados divulgados para o público em geral. (via lwn.net).
O ArsTechnica cita[1] declaração da Linux Foundation que indica que a MS teria liberado essas patentes como forma de atacar através de outras empresas o Linux. Inclusive lembram o caso da SCO, que recebeu belos incentivos para algo parecido.
[1] http://arstechnica.com/open-source/news/2009/09/linux-foundation-to-microsoft-stop-secretly-attacking-linux.ars
Talvez a MS tenha vendido pq elas não vão valer nada:
http://softwarelivre.org/portal/governos/eua-bane-patentes-de-software-ate-segunda-ordem
Então podemos processar a MS agora por infringir nossas patentes? :D
Microsoft a maior patent troll que existe
http://www.linuxfoundation.org/news-media/blogs/browse/2009/09/protecting-linux-microsoft-yes-microsoft-got-caught