Proposta de Democratização do Desenvolvimento do Middleware para a TV Digital Brasileira
Enviado por Overmedia (contatoΘovermedianetworks·com·br):
desenvolvedores distribuídos para implementação livre de um middleware
para a TV Digital brasileira seguindo as normas Ginga da ABNT.
Com a colaboração de todos, teremos um middleware interativo completo,
construído pela comunidade. Acreditamos que dessa maneira será
possível a comercialização de um set-top-box acessível a todos, pois o
custo de desenvolvimento do software será diluído, restando apenas o
custo de embarcar o software e o custo de hardware. Assim, a TV
Digital finalmente alcançaria um de seus principais objetivos, que é
promover a inclusão social.
Ver detalhes da notícia e como participar em:
http://www.overmedianetworks.com.br/noticia-overmedia-proposta-rede-aberta-ginga.html” [referência: overmedianetworks.com.br]
Claro, vamos terceirizar o desenvolvimento no povo do open-source, só vai sobrar os gastos de embarcar o software e o hardware!
Ia dizer a mesma coisa. Mas veja pelo lado bom: Se alguém quiser desenvolver algo, a plataforma está pronta. Resta saber se alguma empresa/pessoa vai se interessar por isso. Agora, se de repente você mesmo puder programar o seu box, ai as coisas mudam de figura.
Quero saber se essa TV Digital avança ou não com isso aí, pois, apesar de falarem que está no dentro do cronograma, tenho lá minhas dúvidas. Quero estar vivo quando o sinal analógico for desligado…
Essa eu não entendi. A implementação de referência já não é 100% opensource?
o perdido seguinte existe a especificação
http://www.dtv.org.br/materias.asp?menuid=3&id=6
mais um Middleware pronto não, poderão ter varios Middleware no mercado, mais como existe uma especificação, todos seram iguais.
exemplo: não existe varios leitores de dvdrom? e varias midias de dvdrom? varios filmes, mais todos se entendem….
Adao a implemtnetação não esta atrasada, mais é demorada nos EUA demorou uns 10 anos (lá esta ocorrendo ao contrario da gente, a impletação já chegou nos desligamentos da analogica)
mais concordo com o bacana e o lance, mas um SDK junto ( no projeto) acoplado com um eclipse da vida tambem nao seria nada mal colocar na mesma salada (projeto).
Sim, mas existe uma implementação de referência, do qual os próprios criadores da especificação fazem parte, não?
Isso e muito engracado,
Um documento que ensinava a criar aplicacoes para TV Digital foi retirado da internet apedido de quem… Overmedia. Ele ressurgiu agora no FISL, mas mesmo assim ainda esta “meia-boca”.
Pessoas desenvolvem um middleware que nao tem uma implementacao de referencia … Estranho
alguem disponibiliza uma implementacao de Ginga-J que so roda com Java .4, que esta descontinuado e cuja instalacao e algo tenebroso e nao funciona “de acordo”… Estranho
Me pergunto e o que esta por tras deste pedido ? Se o middleware e open-source e a comunidade pode usa-lo, porque tanto “misterio” e tanta coisa estranha pra mostrar, enquanto vemos algumas empresas ja usando o middleware e nao vejo nenhuma contribuicao delas no ecossistema open-source.
Sera que eu crio as aplicacoes, eles usam, ganham $$$ e nao colaboram com a comunidade, ou sera que tenho que …
Dificil …
TV Digital prá quê ? Para o povo continuar a assistir novela, jogo de futebol e noticiários ‘filtrados’, e ficar ‘sem tempo’ para aprender a pensar, questionar, exigir ? E nossos filhos e netos ? Programas infantis cuidadosamente elaborados para preparar mais uma geração de consumidores.
Eu encontraria algum tempo para ajudar se fosse para TRAVAR os receivers em canais educativos, culturais e de noticiários realmente isentos, mas o que vai acontecer é o aumento da qualidade do entretenimento que é utilizado pelos governos para manter seus cidadãos ignorantes e passivos.
Ao mesmo tempo o sistema de ensino deteriora, cada vez com menos verbas… professores mal pagos ‘preparando’ nossos filhos para um Admirável Mundo Novo…
Bacana… e agora não apenas vai ser digital, mas vai ter a participação da comunidade GNU. Quando perceberem a m**** em que estão se metendo…
Até sei qual a reação: a mesma do Linus, que faz pose de ponderado mas de fato não faz nem idéia do que é responsabilidade social. “Ele é um técnico puro”, sei disso. O pessoal de Los Alamos também era composto sómente de ‘técnicos puros’.
Mauro, Sim, e em Los Alamos tinha um dos caras mais rox do mundo – Feynman. Viva Los Alamos o/
Bem lembrado, e me deu medo: se estivesse vivo, este mesmo Feynman que fez parte da equipe que criou a bomba atômica não iria nem piscar na hora de aceitar uma ‘ajuda financeira’ para fazer ‘pesquisa pura’ para as forças armadas dos EUA – não seria a primeira vez.
Bom exemplo do potencial destrutivo de um ‘técnico puro’. Grato pela dica, vivavivaviva !
Mauro, Tá tirando o Feynman? Agora comprou treta. Passa teu endereço que eu vou aí quebrar tua cara!