Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Projeto de Lei padronizando uso do ODF

“Embora o Open Document Format (ODF) já seja bem difundido na esfera pública, não existe uma legislação que torne seu uso obrigatório nos três níveis de governo: municipal, estadual e federal. Paulo Teixeira apresentou o Projeto de Lei 3070/08 para tornar o formato um padrão. O parlamentar explica que a legislação hoje permite que o uso do ODF seja opcional e dependa da política adotada por cada órgão público do país.

No dia 25 de março, foi comemorado o Dia Mundial de Padrão Aberto (Document Freedom Day). O Brasil, em 2009, recebeu um prêmio especial. Vitório Furusho, gestor de TI da Celepar, no Paraná, ganhou a primeira edição do ODF Awards, prêmio concedido pela ODF Alliance. O prêmio é uma forma de reconhecimento de pessoas e organizações que se destacaram na divulgação do ODF.

Furusho defendeu a aprovação do projeto de Lei do deputado Paulo Teixeira como uma forma de avançar ainda mais, principalmente em direção à gestão municipal.”

Enviado por Vitorio Furusho (furushoΘcelepar·pr·gov·br) – referência (softwarelivreparana.org.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Só para complementar, o Deputado é do PT. Acho que esta informação é importante.

    Essa lei seria importante para fazer a Microsoft incorporar suporte ao ODF no MS Office!

    Sou usuário de Linux (Debian), também do OpenSolaris, e em ambos os caso eu utilizo o OpenOffice.Org (ou o go-oo), mas não me venham com a história de que o OpenOffice.Org substitui, na PLENITUDE, o MS Office… Pois não é verdade.

    Sou a favor de ser adotado o OpenOffice.Org em setores que utilizam somente os recursos “básicos” da suíte de escritório, pois se você realmente for um “hard user”, encontrará MUITOS problemas com o OOo, dentre eles:

    - Não existe o Solver nativo;

    - Os filtros do calc são extremamente limitados (veja o bug #35579);

    - O calc não suporta notações de engenharia (veja o bug #5930);

    - Não é possível mesclar células previamente mescladas (veja o bug #2131);

    - Suporte extremamente restrito à VBA (veja bug #501996 no bugs.debian);

    A maioria desses bugs possui, no mínimo 4 anos!

    E… O MS Office 2007 está MUITO mais produtivo! Principalmente com as formatações pré-definidas, e com a pré-visualização.

    Att,
    Renato

    Essa lei seria importante para fazer a Microsoft incorporar suporte ao ODF no MS Office!

    Ja existe o suporte, eu uso ha algum tempo. Basta instalar o plugin.

    Segue o link -> http://sourceforge.net/project/platformdownload.php?group_id=169337

    Abs!

    Ou esse link para ver todos os produtos do projeto.

    http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=169337

    Leandro Hamid (usuário não registrado) em 14/04/2009 às 3:44 pm

    Alguém disse aqui neste artigo que o “OpenOffice.Org substitui, na PLENITUDE, o MS Office”?

    MidnightHunter (usuário não registrado) em 14/04/2009 às 4:17 pm

    “Não é possível mesclar células previamente mescladas”

    Sei que não é a solução definitiva, mas existe um “workaround” que acho que todo mundo sabe e consiste em: Selecionar a célula mesclada, clicar em mesclar (isso vai restaurar as células) e depois selecionar o novo conjunto e mesclar.

    “Estes são os meus dois centavos”

    MidnightHunter (usuário não registrado) em 14/04/2009 às 4:35 pm

    Apesar de o OOo ainda não atender a todos os públicos, temos que admitir que ele está no caminho certo. As melhorias vão surgindo com o tempo. O MSO e seus recursos não surgiram da noite para o dia. E não é saudável comparar as duas coisas: Observe há quanto tempo o MSO está no mercado e há quanto tempo o OOo começou a ganhar os olhares do público. Considere também que o OOo não conta com grandes investimentos em marketing e divulgação massiva. Quebrar um monopólio do tamanho do MSO nessas circunstâncias não é nada fácil, mesmo assim, o OOo já chegou bem longe e vai ainda mais. É devagar, mas acontece.

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 14/04/2009 às 4:39 pm

    @maiconfaria
    “Só para complementar, o Deputado é do PT. Acho que esta informação é importante.”

    Lol, na verdade é a informação menos importante. Não vou votar no em qualquer um do PT só por causa disso, posso até votar no cara, mas não em um partido.

    @Leandro Hamid,

    Se o OOo não substitui, na plenitude, o MS Office, então não há argumentos para obrigar alguém a utilizá-lo…

    Att,
    Renato

    A Lei em estudo pretende padronizar o uso de um formato de arquivos, e não de um aplicativo. E é no âmbito da administração pública, pelo que eu entendi.

    Além disso, embora eu não seja favorável a obrigar ninguém a usar software nenhum, não posso deixar de mencionar que sua afirmação não procede. A impossibilidade de substituir outro software (no caso, o MS Office) na plenitude de suas tarefas dificultaria a imposição (governamental ou corporativa) da adoção global de uma alternativa a ele, mas não a adoção dela por pessoas específicas, ou por setores, departamentos ou grupos de pessoas.

    Anton (usuário não registrado) em 14/04/2009 às 6:35 pm

    @yamane/Renato

    É verdade também que o MS Office NÃO substitui na plenitude outras alternativas. Afinal, não temos MS Office para Linux ou outros sistemas operacionais, temos?

    Usar ODF é dar liberdade para a escolha de qualquer software que pode implementá-lo inteiramente de forma livre e sem custos, mas usar DOC ou OOXML é, aí sim, forçar o usuário a ficar restrito a algo.

    @Gabriel Rezende:

    É sim importante. Simplíssimo: qualquer partido de direita (obs.: sim existe, apesar de que no Brasil é terminantemente proibido falar em direita; segundo a mídia, aqui ninguém é de direita) nunca, de forma alguma, jamais, no way, iria propor um projeto como esse. “Por que?” Porque contraria frontalmente a ideologia deles. “Ah então quer dizer que partido tem ideologia”? Sim, veja só que coisa incrível…! Você descobriu que os partidos aglutinam pessoas com ideologias semelhantes, e os atos que resultam nas leis que você vai ter que seguir derivam desta ideologia, não da pessoa em quem você votou.

    @yamane:

    Quem disse que alguém será obrigado a utilizar especificamente o OOo?
    Então você é contra a adoção de um padrão aberto de documentos só porque um software proprietário necessário para hard-users (que jamais chegariam a perfazer a metade dos usuários) não o suporta? E derivando da sua lógica, só quando o OOo substituir na plenitude o MS Office é que haverá argumentos para obrigar alguém (alguém != todos) a utilizá-lo?!?!

    Henrique (usuário não registrado) em 14/04/2009 às 7:17 pm

    Só para quem não leu direito a notícia, é melhor grifar:

    “Paulo Teixeira apresentou o Projeto de Lei 3070/08 para tornar o formato (ODF) um padrão.”

    O FORMATO, não o OpenOffice, nem KOffice, ou outro programa. Portanto, não tem haver com obrigar a usar um software livre, mas sim, um formato aberto e documentado. Inclusive o Microsoft Office parece que vai suportar o ODF na próxima versão.

    Sou plenamente a favor, isso faz tanto sentido quanto obrigar a esfera pública a escrever documentos em português – é simplesmente tentar garantir que todos tenham acesso à informação.

    Estamos falando de padrões abertos ou de suíte de escritório? Para mim é primordial que seja utilizado sempre padrões abertos. Não necessariamente essa ou aquela suíte de escritório.

    A Microsoft irá suportar o ODF no próximo service pack do MS Office 2007, aguardem. Isso é um reconhecimento de que o ODF está aí e é pra ficar. Aliás, a Microsoft participa do comitê mundial do ODF, ou seja, não é só suportar o padrão, mas também participar de sua evolução.

    O GoogleDocs utiliza o ODF como padrão de arquivo e, também, o OpenOffice/BrOffice.

Este post é antigo (2009-04-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.