Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Primeiro dia de testes nas urnas eletrônicas do TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou na manhã desta terça-feira (10) o primeiro dia dos testes de segurança das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de 2010. Desde às 9h, 17 hackers estão tentando fraudar as urnas. Até sexta-feira (13), um total de 38 “investigadores”, como são chamados pelo TSE, trabalharão nas cinco ilhas montadas na sede do tribunal, em Brasília.

O secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, afirmou em entrevista coletiva que não acredita na possibilidade de as barreiras que protegem o sistema eleitoral serem vencidas pelos hackers.

(…) Os hackers inscritos, a maioria especialistas em informática e tecnologia da informação, têm planos de testes que vão desde a quebra do sigilo do voto até a alteração do destino do voto digitado na urna. Segundo o secretário do TSE, fica a cargo do investigador escolher a ferramenta que vai utilizar no plano de teste. Ele acescentou que o tribunal não colocou nenhuma restrição em relação a ação dos hackers.

Ao final de cada teste, a Comissão Disciplinadora dos Testes do TSE irá preparar um relatório sobre a ação. No dia 20, os “investigadores” que apresentarem as três melhores ideias para o aprimoramento do sistema eleitoral receberão prêmios (…)
Giuseppe Janino observou que o Brasil é o primeiro país a abrir seu sistema eleitoral para testes públicos. “Na Justiça Eleitoral brasileira não há registro e, no mundo, também não há registros de que algum país tenha aberto seu sistema para testes públicos, principalmente um sistema automatizado”, disse.

O físico Edison Alonso, um dos “investigadores” incritos nos testes, disse ao G1 que seu grupo busca alterar a base de eleitores que é carregada em uma urna. A possibilidade permitiria que um candidato recebesse votos de eleitores “que não são vinculados à seção eleitoral referente à urna”. (…) Além dos hackers da Cáritas, também há “investigadores” da Information System Security Association (ISSA) e de órgãos e entididades governamentais como a Polícia Federal, Marinha e Controladoria-Geral da União (CCU). (via g1.globo.com)

Saiba mais (g1.globo.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-11-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Gustavo (usuário não registrado) em 10/11/2009 às 4:12 pm

    “Ele acescentou que o tribunal não colocou nenhuma restrição em relação a ação dos hackers.”

    Mas é claro, não precisa impor nada, o tribunal já tem o plano de ação de todo mundo.

    BRASIL IL IL IL IL

    abcd@abcd.com.br (usuário não registrado) em 10/11/2009 às 4:51 pm

    Isso mostra o contraste de nossos poderes públicos: enquanto o congresso/senado chafurdam na vergonhosa atitude de proteger políticos corruptos e versar no caminho da má administração, com as notícias que vemos nos jornais, o STE vai na “contra-mão” mostrando à população que o sistema ora em uso é confiável e – se necessário – pode ser melhorado.

    Não se tem nada a esconder. Se houver falhas, serão corrigidas e a segurança aprimorada.

    Parabéns!!!!!

    Lewis (usuário não registrado) em 10/11/2009 às 5:11 pm

    Legal!

    Jerônimo (usuário não registrado) em 10/11/2009 às 5:12 pm

    Será que entre os 38 “investigadores” está algum dos que “investigaram” os dados nos servidores do governo federal referente ao esquema de contrabando de madeira no Maranhão que saiu nos jornais de hoje? Espero que sim!!! hehehehehe

    Pra quem quiser saber mais…

    http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/11/10/hackers-invadem-sistema-do-governo-federal-para-contrabandear-madeira-no-maranhao-914683314.asp

    []‘s

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 10/11/2009 às 6:43 pm

    @’abcd@abcd.com.br’: A urna eletrônica é só parte do processo. O fato da urna ser “segura” não indica que o processo seja seguro.

    Eloir (usuário não registrado) em 10/11/2009 às 8:56 pm

    Ótima iniciativa do TSE… parabéns.

    Hever Costa Rocha (usuário não registrado) em 10/11/2009 às 9:14 pm

    O maior problema para mim continua sendo os ataques internos!

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 10/11/2009 às 10:07 pm

    Uma coisa boa nas novas urnas que vão estar em teste esse ano é a impressão digital.

    Em uma cidade de Pernambuco que visitei o pessoal estava contando que depois do expediente os fiscais começavam a rubricar assinatura no nome dos faltantes e votavam por eles. No final dava 0% de faltas e uma penca de votos pra um deputado (que óbvio não vou falar o nome).

    Com a autenticação digital que eles vão testar vai acabar esse furo, que não seria furo se os fiscais fossem honestos.

    Job (usuário não registrado) em 10/11/2009 às 11:44 pm

    Sem impressão de voto, a urna é por natureza inauditável.
    Motivo, basta ter o software e forjar uma gravação e troca-la ou transmitla pro sistema.

    kayo (usuário não registrado) em 11/11/2009 às 2:01 am

    Sera que somente eu, ninguem mais do que eu, se atentou que um dos investigadores eh formado em fisica?

    Nunca, jamais, vi algum fisico ter nocao de informatica de uma forma descente, e o descente que eu digo eh o suficiente para testar todos os meios possiveis para burlar a urna.

    kayo.

    Rodrigo Borges (usuário não registrado) em 11/11/2009 às 2:15 am

    “Nunca, jamais, vi algum fisico ter nocao de informatica de uma forma descente” (Kayo)

    Como assim “descente”? Nunca viu algum físico descendo a escadaria com desenvoltura no manejo do notebook?

    Que suposição exótica…

    Hey, eu sou físico e você me conhece, kayo…

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 11/11/2009 às 8:11 am

    Sera que somente eu, ninguem mais do que eu, se atentou que um dos investigadores eh formado em fisica?

    Eh cada uma…

    Eu até considero bem comum a presença de físicos da velha guarda tendo algum destaque no campo do software. Um dos que me vêm à mente no momento é o criador do gcc e do gnu emacs – o Dr. Stallman é bacharel em física.

    Vejo pouca relação entre a área do bacharelado e a ausência de capacidade de realizar alguma ação investigativa ou dominar técnicas específicas que pertencem a outro campo de conhecimento.

    Formar-se em física hoje certamente não é o melhor caminho para se tornar um analista de sistemas ou desenvolvedor de aplicativos, mas continua não tornando a pessoa incapaz de ser um investigador brilhante em alguma área específica. Agir como se a área de formação fosse limitante à capacidade de dedicar-se a uma atividade criativa ou investigativa, sem analisar outros aspectos do histórico da pessoa, é preconceito rasteiro.

    alves (usuário não registrado) em 11/11/2009 às 9:04 am

    Que idiotice estão falando. Nem precisa de muito esforço:

    “Em 1971, ainda calouro na Universidade Harvard – onde se graduou em Física, em 1974 – Stallman era programador do laboratório de IA do MIT e tornou-se um líder na comunidade hacker.” (wikipedia.org)

    Só criou o movimento do SL…

    Ha, aqui onde estudo tem vários físicos que entendem e muito de computação. A física, principalmente na parte eletrônica, tem um relacionamento íntimo com a computação.

    Inclusive conheço um colega de curso que fez três anos de física e quando entrou no curso sabia tudo de compiladores e que manja muito de perl. O cara faz tudo com perl, coisas que uma pessoa “normal” faria com sed ou awk, o cara vai lá e mete um perl… Dá uma raiva… hauahau

    Um exemplo de físico que trabalha com computação: o Thadeu Penna: http://profs.if.uff.br/tjpp/blog

    Júlio Neto (usuário não registrado) em 11/11/2009 às 9:56 am

    Essa da impressão digital eu fico com os dois pés atrás, a idéia não é exatamente que o voto seja secreto? Tem que se ver como será feita essa identificação para não dar margem à quebra de sigilo do voto, eu vi uma reportagem que até a foto do eleitor iria ser registrada, sei não hein!

    No mais, realmente, já ouvi falar até de cidades onde o número de eleitores era quase igual à população (pelo jeito até bebês votavam), e uma boa iniciativa para barrar esse tipo de fraude sempre é válida, já que principalmente em cidades pequenas, onde poucos votos fazem a diferença, isso se torna um problema ainda mais grave.

    Shikasta (usuário não registrado) em 11/11/2009 às 10:01 am

    Putz, o cara, além de não saber escrever “decente”, ainda falou uma bobagem cavalar. Basta lembar do Chris Brown, um dos mais festejados colaboradores da revista Linux Format, que tem doutorado em Física de Partículas. Com certeza não é o único, basta procurar. Meu sobrinho mesmo, doutor em Física pela UNICAMP, é fera em Linux, que ele conhece/estuda desde 1998.

    Job (usuário não registrado) em 11/11/2009 às 10:12 am

    Bem, colega anti-físico, melhor escrever e pedir desculpas pela pequena falha.
    Sou analista, mas meu sonho era ter feito física no ITA.
    E digo mais, é melhor sair deste conceito errado sobre título formal,
    para decidir se alguem tem competência ou não para informática,
    em geral os que mais se valem disso são pessoas com nível baixo.
    Como exemplo, basta ver quantos hackers do kernel não são da área de informática. Colin Kolivas (aka CK), por exemplo é Médico.

    Como diria Linux Torvalds
    “If you know, show me the code”

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 11/11/2009 às 11:38 am

    Até onde sei, a leitura da digital seria para liberar a urna para o voto. Hoje basta o mesário digitar o número do título.

    Sobre a cidade de pernambuco, se o TRE de lá fosse sério, viria que o sujeito votou e também justificou o voto e, a partir disso, seria possível abrir um processo criminal contra alguém. (Acho impossível que todos os faltantes não tenham justificado o voto…)

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 11/11/2009 às 3:26 pm

    Uma das pessoas que me ensinou a mexer no Linux fazia Física. E, na época, eu fazia Pedagogia.

    Hoje estudo Computação, mas na época da Pedagogia eu já sabia mais de Informática que muito bacharel por aí.

    E o Laboratório de Informática da Física foi um dos primeiros em que colocaram Linux na Universidade que estudo.

    Kuara (usuário não registrado) em 11/11/2009 às 3:53 pm

    Não acredito que o comentário do “kayo” seja verdadeiro, faço Física Computacional, o nome mesmo já diz, a formação envolve a maioria dos cursos que um bacharelado em ciência da computação faz, e física sufiente para utilizar-se de recursos computacionais para a abordagem física.
    E os intitutos de física são os que têm mais recursos para estudos na área de computação, boa parte dos estudantes da bcc vêm aqui fazer mestrado e doutorado,como disse Tércio, Laboratório de Informática da Física foi um dos primeiros em que colocaram Linux na Universidade que estuda, aqui o intituto foi o primeiro a ter internet, da faculdade toda.

    paolo (usuário não registrado) em 11/11/2009 às 4:11 pm

    Os físicos nao apenas dominam melhor os computadores que o pessoal, por exemplo, da ciencia da computação, que enquanto perde tempo aprendendo java ou delphi para ganhar uma grana codando apps comerciais, fisicos estão tirando ‘agua de pedra’ com fortran+mpi pra usar o maximo de recursos com o minimo de esforço computacional. Uma comparação logica válida seria que os alunos de Eng/Ciencia da Computação passam muito tempo se masturbando antes de pegar uma mulher enquanto os físicos vao direto a um bordel e aprendem na marra. Não preciso dizer que a curva de aprendizado é bem diferente ne? (foi preciso até uma lei para dar emprego ao pessoal de CC. se fossem tão superiores assim, não haveria necessidade de lei, voces teriasm os empregos ;D)
    P.S.: nao trabalho com fisica computacional. computadores para mim sao apenas ferramentas ;D

    Eu ja achei chato o uso do termo “investigadores” assim, entre aspas. Pq as aspas? Estão investigando o sistema, são investigadores mesmo. O termo investigador não é restrito ao uso por servidores do Estado.

    fabio/pbi (usuário não registrado) em 13/11/2009 às 2:08 am

    È muito legal q o governo faça isso, mais ñ acredito q essas pessoas consigam algum progresso, hackes de verdade nunca iria a publico assim, eles são chamados piratas pois ngm conhecem, eles são capazes de quebrar qualquer defesa conhece a fundo as falhas e sabe a fundo como exploralá os hackes de verdade são poucos são pessoas q nasce com o dom da programação … vc acha q a segurança da urna eletronica e superior a do Pentágono?? Pois saiba que o hacker Gary McKinnon um britanico o maior hacker do mundo invadiu o pentagono e a nasa esse cara nasceu com o dom de invadir pois todo sofware tem uma falha e com certeza em algum lugar existe uma pessoa q tem a capacidade de indadir sim essas urnas pois o dom supera tudo….

Este post é antigo (2009-11-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.