Primeiras impressões do Pardus Linux 2009
Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):
“Uma característica não muito comum do Pardus Linux é o fato de ser uma distribuição financiada pelo governo. Ele foi criado e é mantido pelo UEKAE (Instituto Nacional de Pesquisa em Eletrônica e Criptologia), que é afiliado ao Conselho de Pesquisa Tecnológica e Científica da Turquia. O Pardus também difere por ter sido desenvolvido do zero, e não ser derivado de outra distribuição Linux (embora no início ele fosse baseado no Gentoo Linux). Ele oferece pacotes para uso em desktops e servidores. Eu já tinha lido várias análises e comentários positivos a respeito do Pardus, e decidi dar uma olhada na distribuição assim que uma nova versão fosse lançada. O Pardus 2009, saiu no dia 18 de julho, e desde então eu venho usando a distro. Por Caitlyn Martin”
Veja em: http://www.guiadohardware.net/artigos/pardus-linux-2009/” [referência: guiadohardware.net]
Testei o Pardus há algum tempo, talvez há uns dois anos. Achei muuuuito bacana, com instalação fácil, ótimo reconhecimento de hardware, visual muito bonito, aparência profissional, desempenho acima da média e gerenciador de pacotes funcional, ainda que não se comparasse ao Synaptic (por exemplo).
Desisti por dois motivos: a oferta de software era pequena (infinitamente inferior ao Debian, por exemplo) e, pior, não havia localização em PT-br. Segundo a Distrowatch, agora há suporte para treze línguas e penso que a nossa seja uma delas. Qualquer dia vou testar essa versão nova, porque fiquei realmente impressionado com o que vi.
PS – antes que apareçam posts com o tradicional “ah, não, mais uma distro!!!”: a primeira versão do Pardus é de 2005.
parabens aos turcos…
mais uma distro…
refizeram todo um trabalho ja feito a ANOS atras… bem antes de 2005.
zina,
É isso ai zina, esse é o verdadeiro espirito do software livre.
Continue assim.