Postfix: Habilite o Auto-Reply ou Vacation usando o Autoresponse
Enviado por Alexandro Silva (alexoslabsΘgmail·com):
“Qual o Sysadmin que nunca se deparou com seu chefe informando numa sexta-feira perto do final do expediente que entrará de férias na segunda? E informando que precisa que seus emails sejam respondidos automaticamente avisando suas férias…
Foi para resolver está situação que o Charles criou o Autoresponse. Este script foi criado para auxiliar o postfix na tarefa de responder automaticamente a mensagens.” [referência: blog.alexos.com.br]
• Publicado por Augusto Campos em
2009-10-09
Só vê se não habilita esse negócio quando o e-mail do cara estiver numa lista de discussão, porque receber uma “autoresponse” cada vez que eu envio uma mensagem pra lista ninguém merece.
Eu já ia falar das listas de discussão… mas o kleverson, que como o nick diz, é um cara esperto, já disse tudo. :-)
A situação é bastante ridícula. O pior é quando a lista está (mal) configurada pra que o “reply-to” vá pra lista. Nesse caso, todos recebem o seu “aviso de férias”. Que constrangedor…
Agora imagine a seguinte situação:
Mais chato do que mensagem de férias só mesmo o “anti-spam da UOL”.
André Caldas.
Causo:
Lembro que alguém configurou um aviso desses e fazia parte de uma lista que eu participava, não lembro qual lista pois isso já tem muito tempo. O caso é que virou uma bola de neve enorme porque para cada mensagem da lista, e não eram poucas, foi gerado uma resposta para a lista com o aviso de férias, daí o servidor da lista mandou cada um dos avisos de férias para todos da lista inclusive o dono do aviso o que gerou mais uma leva de mensagens com o maudito aviso e assim sucessivamente. Não lembro se a lista chegou a cair mas lembro que gerou vários MBs de e-mails idênticos até ágüem conseguir fazer alguma coisa.
Não gosto de mensagens de férias por conta destes problemas.
Neste exato momento estou curtindo o meu 34º dia de licença e ainda faltam duas semanas para voltar ao trabalho, no entanto faço questão de não ter um aviso destes. Antes de saiar eu aviso a todo mundo que interessa quando eu volto, quem não avisei (geralmetne gente chata) que espere até eu voltar pra descobrir.
Esta é mais uma daquelas “funcionalidades” que inventam para os emails e que só servem para aumentar a quantidade de lixo eletrônico, assim como a “confirmação de leitura”. Já não basta os emails cheios de html, com anexos enormes, etc.
Apesar de ser um dos recursos mais úteis e mais utilizados da internet, existem algumas verdades sobre emails que a maioria dos usuários infelizmente desconhecem:
1) Email não é instantâneo
2) Email não tem garantia de entrega
3) Email não é FTP
Entre outras…
Quem administra servidores de email sabe que não é mole explicar isso para alguém que acha que sua vida depende de uma mensagem que não chegou, mas é a dura verdade.
O.O.
Há controvérsias. Sendo o protocolo SMTP um serviço que roda na camada de transporte TCP, creio que o correto seria afirmar que há sim, garantia de entrega.
Abs!
Garantia de entrega dos pacotes há. Da mensagem, não há – pelo menos não usualmente.
@Augusto
Obrigado!