Por que não Perl?
Enviado por Luis Schwartkopf (luis·schwartkopfΘgmail·com):
“Procurando sobre Perl na internet, encontrei este texto interessante apontando uma nova forma de se identificar qual linguagem trabalhar: “é muito fácil escolher uma nova linguagem através do que ela tem de postivo. Por exemplo, qualquer pessoa que pesquisar 5 minutos no Google consegue achar centenas de resultados positivos sobre uma determinada linguagem, seus evangelistas, casos de sucesso, etc. Porem, o que nos importa não são somente as características positivas.”.” [referência: emresumo.com]
• Publicado por Augusto Campos em
2009-09-15
Trabalhei durante 5 anos com Perl. Foi altamente produtivo e sem as frescuras burocráticas que estão tanto na moda hoje.
TROLL: Porque Python é melhor, mais simples, fácil e prático. :P
Acredito que a melhor linguagem é aquela que faz melhor aquilo que você precisa. :D
por que não?
é Perl!! escolha sua razão favorita! :D
Para o administrador de sistemas Linux é uma baita linguagem.
trabalhei com perl bastante tempo, e realmente vale defendê-la aqui. Perl é ótima linguagem.
E perl q não?
Trabalho com Perl desde 1993, algum tempo que escrevo todas as minhas soluções em Perl, são raros os casos que preciso usar C ou Shell. No core de grandes empresas de tecnologia você vai encontrar ele lá, orquestrando os processos, integrações, parses, etc.
Então eu pergunto, porque não usar Perl?
Para quem trabalha com computacao cientifica, onde eh preciso processar muitos formularios, gerar relatorios, formatar arquivos de entrada e etc, usar Perl muitas vezes eh mais conveniente e rapido que Awk e Shell Script. Nao vejo razao para nao usar Perl. Do mesmo jeito que se pode escrever um artigo apontando os pontos fracos de Perl, voce pode fazer com qualquer linguagem. Como todo mundo sabe, nenhuma linguagem serve pra tudo. O bom programador eh aquele que nao tem preconceitos com essa ou aquela tecnologia, nao tem medo de usar a ferramenta certa pra tarefa certa e reconhece quando precisa se atualizar.
Recentemente precisei implementar um sistema que envolvia parsers de arquivos, fiz em PHP já que é uma linguagem que eu conheço bem e já possuía uma funções para regex simples de se utilizar.
Um colega que conhece Perl implementou o mesmo algoritmo nessa linguagem e a velocidade de execução foi absurda, coisa que o PHP demora 10s para executar, com o Perl é quase instantâneo.
Infelizmente Perl ainda não possui suporte a orientação a objetos e eu já estou acostumado a modelar meus sistemas assim.
Júlio Neto, o Perl já tem suporte a OO na sua última versão!
Eu ainda quero brincar com Perl !!
Me parece uma linguagem prática, leve e cheia de opções. Muito interessante mesmo.
Já programei até em MUMPS (que, a seu tempo, foi genial), porquê não Perl né ??
O.O.
Júlio Neto, o Perl possui sim OO. E ainda por cima foi abençoado.
Procure por ‘bless’ e ‘perl’ no google.
Realmente fui pesquisar agora e vi que as versões mais novas do Perls têm sim OO (a mais esdrúxula que eu já vi, mas tem). Quando tiver um tempo talvez eu vá brincar com Perl.
Trabalho com programação e o “grosso” do serviço é em Java, mas tem Perl também. Não gostei dessa linguagem de script, é muito bagunçada, na minha opinião. Estou tentando convencer o gerente a reescrever os scripts em python. Acho que não vou conseguir, ele era programador Perl antes de ser gerente :D
Encontra-se Perl instalado por padrão em quase todos os sistemas operacionais e você escreve um script e roda em qualquer lugar, tenho scripts perl que rodam em AIX, Linux e Solaris, por exemplo.