pkgcreate – um novo jeito de criar pacotes para o slackware
“A maneira usual de instalar programas no Slackware é através dos pacotes tgz. Comecei a pensar em como automatizar o processo de criação de pacotes, e foi assim que nasceu o pkgcreate. Neste artigo mostro como utiliza-lo e configurá-lo para criar pacotes para o slackware de maneira rápida e eficiente.””
Enviado por maycon sambinelli (msambinelliΘgmail·com) – referência (din.uem.br).
• Publicado por Augusto Campos em
2009-02-19
Seria isso um “front-end” para o makepkg já nativo do Slack?
Perguntei isso no site do projeto
E dá-lhe Maycon… :-)
E Hugo do Prado, não e sim. O makepkg pega uma árvore de diretórios e a compacta no formato de um pacote. O script em questão cria a árvore a partir do código-fonte do programa, automatizando aquele processo de configure && make && make install, criando, no final das contas, uma árvore que é compactada pelo makepkg. É tipo o checkinstall, manja?
A iniciativa é interessante e boa. Só não sei se chega a ser mais prático que criar um build script ou utilizar um SlackBuild.
Além do mais, me parece que o programa é adequado apenas para criar pacotes que se utilizam do citado ./configure && make && make install (me corrijam se eu estiver errado); no mínimo, a pasta com o código fonte tem que estar preparada para este ponto.
Se a notícia tivesse saído dois meses antes, teria sido a solução para algumas coisas minhas.
quando é que o patrick vai fazer com que o slackware resolva dependências de pacotes?
bela iniciativa man.
nunca? rs
Hi
É tomara que não tenha essa resolução de dependências oficialmente mesmo,nos slackers vivemos muito bem sem ela.
Quem quer resolução de dependências use slapt-get e pronto.
[]‘s
Quando vamos parar de querer que o nosso amado Slackware deixe ser Slackware? A anos a gente arenga, pede, apela ao Patrick por isso e ele nem ai pra o que queremos? Já pensaram que em vez de defeito isso seja uma funcionalidade/particularidade? Desencanei com isso e também acho bom que não tenha mesmo.
Então felipe, foi pensando nesse ponto do ./configure que o pkgcreate tem a opção –configure=”", onde vc pode passar uma string com as configurações necessárias pra esse pacote, e caso vc omita esta opção, ele usara os parâmentros de configure definidos em /etc/pkgcreate.conf, ficando assim bem pratico pois a grande maioria dos pacotes vc não precisa especificar muita coisa, eh mais um : –prefix=/usr –sysconfdir=/etc –localstatedir=/var (este eh o parametro padão passado ao ./configure).
Hugo do Prado: o tenchi respondeu corretamente a sua pergunta, é isso mesmo…
E sobre a solução de dependência (vou palpita tbm :P ): eu gosto do jeito que esta o gerenciador de pacotes do slack, eh simples, facil de entender, e ele não solucionar dependência te força a saber quais são os pacotes instalados na sua maquina, e quem precisa deles…
Bom eh isso ai… ate a próxima versão :P