“Phoenix fecha acordo com a Intel para incluir sistema Linux diretamente nas placas-mãe”
Diretamente da cobertura do iG Tecnologia:
O Hyperspace pode ser visto como uma distribuição Linux minimalista, armazenada em um chip de memória flash na placa-mãe. A idéia é fornecer ao usuário uma forma de ser produtivo com a máquina o mais rápido possível, sem que ele tenha que perder até um minuto esperando um sistema operacional “completo” como o Windows Vista carregar.
A Phoenix promete que seu sistema carrega em apenas 15 segundos, e oferece aos usuários a maioria das ferramentas que ele precisa para o dia-a-dia, incluindo um navegador (Firefox) com os plugins mais importantes, pacote office, media player e software de comunicação, como o Skype. Em algumas versões o usuário pode até alternar, com o toque de um botão, entre o ambiente Hyperspace e o Windows, rodando os dois sistemas simultâneamente. (via tecnologia.ig.com.br)
Saiba mais (tecnologia.ig.com.br).
A PEC da Música avançou. A Comissão Especial de Fonogramas e Videofonogramas Musicais da Câmara aprovou o relatório sobre a Proposta de Emenda à Constituição 98/07 – mais conhecida como PEC da Música – de autoria do deputado federal Otavio Leite.
A proposta elimina impostos sobre os CDs e DVDs produzidos no Brasil, que contenham obras de brasileiros ou interpretadas por brasileiros – o que poderá gerar uma redução de cerca 25% nos preços para o consumidor. A iniciativa beneficiará também as mídias digitais. “Hoje, ao baixar músicas pelo celular, o consumidor paga 35% de imposto. Um absurdo contra a cultura nacional”, diz Otavio.
De acordo com o parecer aprovado, as fábricas de CDs e de DVDs instaladas na Zona Franca de Manaus continuam com a exclusividade da isenção de impostos para fabricação multiplicada dos produtos.
Diversos artistas compareceram à reunião para apoiar a aprovação da proposta, entre eles os cantores, Gian & Giovani, César Menotti, Ivo Meireles, Jorge Vercillo, entre outros.
A PEC agora vai à votação no plenário da Câmara, onde serão necessários os votos de, no mínimo, 308 deputados.
A mobilização prossegue e ganha cada vez mais força com o crescente engajamento dos artistas, profissionais e amantes da música, em defesa da cultura nacional.
É aí que você pode ajudar muito!
Sendo o responsável por um site que aborda o tema, é importantíssimo que você divulgue e informe os leitores, a fim de pressionar os deputados a votar a favor da proposta.
Qualquer dúvida, estamos à sua disposição pelo email: renata@otavioleite.com.br
Aproveito para parabenizá-lo pelo seu blog!
Assista ao debate promovido pela MTV há uns dias atrás:
http://mtv.uol.com.br/debate/videos/mtv-debate-baixar-o-imposto-aumenta-venda-do-cd-clique-e-assista-na-%C3%ADntegra
O programa CQC também fala sobre a proposta aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=M_8FJEDdLD4
Acompanhe: http://twitter.com/pecdamusica e http://twitter.com/otavioleite
O que saiu na imprensa sobre a proposta:
http://www.otavioleite.com.br/pesquisa.asp?q=pec+da+musica
A íntegra da proposta:
http://www.otavioleite.com.br/conteudo.asp?proposta-de-emenda-a-constituicao-no-98-de-2007-pec-da-musica-2303
Interessante essa forma de divulgar um assunto em um blog com bastante visitas mas que não tem necessariamente a ver com o assunto, já que este é um blog de linux. Se bem que quem é que não gosta de música?
Legal a proposta do deputado, quem sabe não é esse o caminho para que a venda de CDs e DVDs volte a crescer.
Agora sobre a noticia, eu achei um pouco alto os 15 segundos (para um sistema embarcado).
Hmm poderia ter tentado enviar para o Augusto, talvez ele publicaria …
rsrs tudo a ver com phoenix e intel :)
Isso é legal. Mas 15 segundos é muito tempo, se for seguir a proposta!
15 segundos, tudo isso, nem se compara àquela distro patrocinada pela intel que boota em 5 segundos. Precisa melhorar mais ainda.
Huhu! Ganharei mais 15 segundos do meu dia pra… coçar o saco :-)
Permitirá alternar entre o Hyperspace e o Windows? Olha que legal, e se eu não tiver o Windows instalado ele alternará para quem? :-) (não, não falei sério, foi uma brincadeira, mas a colocação na notícia ficou engraçada).
Contanto que coloquem aplicativos atualizáveis (para que aqui a três anos vc não esteja usando as mesmas versões que até lá já estarão ultrapassadas), aí a coisa fica interessante.
Algo me diz que muito em breve veremos a notícia de algum certo processo obscuro e difícil de entender da MS contra a Phoenix ou alguma parceira dela, algo a ver com ninguém-sabe-bem-o-que da patente tal e tal, e alguns meses depois a notícia de que houve um acordo final não-divulgável, e então, mais alguns meses depois, a notícia de que a Phoenix interrompeu definitivamente a produção do Hyperspace porque “não havia interesse do mercado” ou algo assim.
Sério. É só esperar.
@hneto:
Concordo em gênero, número e grau.
hneto, o Linux q virá nestas placas mãe não será para substituir o Windows, mas para ser usado somente durante o tempo de boot do Windows :-)
Ou seja, a Microsoft não precisa se preocupar, já que o Windows continuará sendo o sistema principal.
Só espero que este sistema seja atualizável de alguma forma FACIL. Eu que só troco de computador a cada longos períodos de tempo não gostaria de ter um Firefox com 10 anos de estrada instalado em meu computador. Imagine então um kenrel 2.6.30 em plena época de kernel 3.20, por exemplo, cruzes!!
Dá para remasterizar?