Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Phoenix apresenta sistema que dá boot expresso em desktop Linux enquanto o Windows vai carregando em background

“”A fornecedora de BIOS, Phoenix Technologies, lançou o software HyperSpace que permite inicializar o laptop em menos de 30 segundos para tarefas básicas como navegar na internet.

O HyperSpace se baseia em um sistema operacional Linux compactado que faz o boot enquanto o Windows é iniciado nos bastidores. O sistema se conecta automaticamente com qualquer rede disponível e abre um browser baseado no Firefox para que o usuário navegue rapidamente na web.

Exibido inicialmente em novembro de 2007, o HyperSpace foi anunciado na terça-feira (06/01) durante a prévia da feira Consumer Electronics Show 2009, que tem início nesta quinta-feira (08/01) em Las Vegas, nos Estados Unidos.

O HyperSpace já está disponível pra download em dois formatos: a versão “Hybrid”, que custa 59,95 dólares por ano, permite que o usuário use o Windows e o HyperSpace quando desejar. A versão “Dual”, que sai por 39,95 dólares ao ano, permite que apenas um sistema operacional seja acionado por vez.

A versão híbrida, demonstrada em um Thinkpad da Lenovo, durante a CES, destina-se a laptops e usa a tecnologia de virtualização embutida em alguns processadores da Intel como o Core 2 Duo. A versão dual é voltada a ultraportáteis baseados no chip Atom, da Intel, que não possuem a tecnologia VT.

A Phoenix não é a primeira a empresa a anunciar este tipo de tecnologia. A Dell, por exemplo, oferece um sistema equivalente em alguns laptops e a Asustek usa o sistema Splashstop, da californiana DeviceVM, em diversos portáteis.

A Phoenix destaca o HyperSpace pelo gerenciamento do consumo de energia. Segundo a empresa, com o Windows nos bastidores, o HyperSpace pode aumentar a duração da bateria do notebook em mais de 30%.

No segundo trimestre, a empresa planeja ampliar as aplicações do HyperSpace incluindo programas para reproduzir DVDs e arquivos de MP3.

A versão do HyperSpace anunciada na CES 2009 se destina a consumidores, mas a Phoenix já possui um software deboot para o mercado corporativo, que está em laptops da NEC, vendidos somente no Japão, por enquanto.”

O site Phoronix também publicou um extenso artigo, com vídeos e diversas fotos do software.”

Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br) – referência (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    cardoso (usuário não registrado) em 8/01/2009 às 6:44 pm

    Cuma? Querem que eu pague licença por uma BIOS? E anual? Fritas acompanham?

    rá-tim-bum (usuário não registrado) em 8/01/2009 às 7:26 pm

    Cardoso, o “da poltrona” não se importa com isso e nem sabe que a licença existe.
    O mais importante é pagar uma parcela no fim de cada mês.

    Próximo passo para os desenvolvedores de sistemas abertos: popularizar as (os?) BIOS de código-aberto. É incrível como ainda temos que conviver com estas BIOS bugadas e ruins dos fabricantes.

    Numa coisa os Macs são sem dúvida melhores, que é em relação à este tipo de software.

    Aí lançam um negócio destes achando que estão fazendo algo glorioso e incrível… tsc, tsc.

    Mas me digam se não é engraçado ver o Linux sendo utilizado como muleta para o Windows? Aqui em casa tenho um sistema baseado em Linux que me permite depois de um minuto e meio ter um Linux rodando à pleno vapor… hauahua

    Mas será mesmo que o Linux é que salvará os computadores dos boots demorados?

    cardoso (usuário não registrado) em 9/01/2009 às 12:25 am

    Esse tipo de muleta corre o risco de ficar obsoleta. Já vi um Vista voltar de hibernação profunda em 6 ou 7 segundos. É questão de ter um HD rápido, e configurar corretamente a máquina. Confesso que no meu Sempron 1,1GHz não deu…

    Meu PC desktop NUNCA é desligado, então tempo de boot é irrelevante. Seria se eu tivesse um PC como Media Centre.

    Já em netbooks uma BIOS Linux dessa tem tudo pra se tornar o sistema principal, exceto para descarregar fotos no HD ou jogar.

    Mas não com pagamentos anuais de licenciamento.

    Rael Max (usuário não registrado) em 9/01/2009 às 9:27 am

    De todos esses projetos lançados nenhum conseguiu atrair toda a minha atenção, mas parece uma cópia um do outro.

    James Coggan (usuário não registrado) em 9/01/2009 às 10:12 am

    Prefiro comprar um SSD e por linux nele
    Eh mais rapido e soh pago uma vez
    :D

    Animal-X® (usuário não registrado) em 9/01/2009 às 11:31 am

    Computadores pré-pagos agora? Era só o que faltava!
    Comprei uma placa da ASUS, M3A78-EM que faz algo parecido, dá boot num linux super enxuto mas infelizmente é uma distribuição fechada que obrigatoriamente tem que ser instalado em uma partição NTFS! :S
    O boot desse linux é em torno de 5 segundos (fluxbox, firefox, pidgin, um programa para editar fotos e acesso a partição NTFS, somente).

    rá-tim-bum (usuário não registrado) em 9/01/2009 às 5:15 pm

    Só para compensar o meu comentário anterior pouco inteligente, um trocadilho agora: querem que o usuário fique a _vida_ toda pagando uma _bios_.

    cardoso (usuário não registrado) em 11/01/2009 às 8:37 pm

    e quem sabe realizam um dia o sonho da Bios Própria?

    João Dalvi (usuário não registrado) em 12/01/2009 às 11:01 am

    30 segundos???
    nossa meu ubuntu carrega mais rápido do que isso.
    E aquele povo que estava querendo dar boot em 10 ou 5 segundos?
    fala sério 30 segundos e ainda querem cobrar por isso?

    =S

    rá-tim-bum (usuário não registrado) em 12/01/2009 às 10:35 pm

    Usar o Firefox fora do Windows (antes deste iniciar) parece ter poucas vantagens, visto que as configurações, bookmarks e afins serão perdidos quando o usuário formatar o disco, se é que esse software grava no disco essas informações.

    Tá bom, Cardoso. Sim, os consumidores que adquirirem este produto talvez também sonhem com vida própria. Mas não é qualquer blogueiro que consegue ter um salário de executivo igual ao seu e de meia dúzia de blogueiros profissionais.

Este post é antigo (2009-01-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.