Phoenix apresenta sistema que dá boot expresso em desktop Linux enquanto o Windows vai carregando em background
“”A fornecedora de BIOS, Phoenix Technologies, lançou o software HyperSpace que permite inicializar o laptop em menos de 30 segundos para tarefas básicas como navegar na internet.
O HyperSpace se baseia em um sistema operacional Linux compactado que faz o boot enquanto o Windows é iniciado nos bastidores. O sistema se conecta automaticamente com qualquer rede disponível e abre um browser baseado no Firefox para que o usuário navegue rapidamente na web.
Exibido inicialmente em novembro de 2007, o HyperSpace foi anunciado na terça-feira (06/01) durante a prévia da feira Consumer Electronics Show 2009, que tem início nesta quinta-feira (08/01) em Las Vegas, nos Estados Unidos.
O HyperSpace já está disponível pra download em dois formatos: a versão “Hybrid”, que custa 59,95 dólares por ano, permite que o usuário use o Windows e o HyperSpace quando desejar. A versão “Dual”, que sai por 39,95 dólares ao ano, permite que apenas um sistema operacional seja acionado por vez.
A versão híbrida, demonstrada em um Thinkpad da Lenovo, durante a CES, destina-se a laptops e usa a tecnologia de virtualização embutida em alguns processadores da Intel como o Core 2 Duo. A versão dual é voltada a ultraportáteis baseados no chip Atom, da Intel, que não possuem a tecnologia VT.
A Phoenix não é a primeira a empresa a anunciar este tipo de tecnologia. A Dell, por exemplo, oferece um sistema equivalente em alguns laptops e a Asustek usa o sistema Splashstop, da californiana DeviceVM, em diversos portáteis.
A Phoenix destaca o HyperSpace pelo gerenciamento do consumo de energia. Segundo a empresa, com o Windows nos bastidores, o HyperSpace pode aumentar a duração da bateria do notebook em mais de 30%.
No segundo trimestre, a empresa planeja ampliar as aplicações do HyperSpace incluindo programas para reproduzir DVDs e arquivos de MP3.
A versão do HyperSpace anunciada na CES 2009 se destina a consumidores, mas a Phoenix já possui um software deboot para o mercado corporativo, que está em laptops da NEC, vendidos somente no Japão, por enquanto.”
O site Phoronix também publicou um extenso artigo, com vídeos e diversas fotos do software.”
Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br) – referência (idgnow.uol.com.br).
Cuma? Querem que eu pague licença por uma BIOS? E anual? Fritas acompanham?
Cardoso, o “da poltrona” não se importa com isso e nem sabe que a licença existe.
O mais importante é pagar uma parcela no fim de cada mês.
Próximo passo para os desenvolvedores de sistemas abertos: popularizar as (os?) BIOS de código-aberto. É incrível como ainda temos que conviver com estas BIOS bugadas e ruins dos fabricantes.
Numa coisa os Macs são sem dúvida melhores, que é em relação à este tipo de software.
Aí lançam um negócio destes achando que estão fazendo algo glorioso e incrível… tsc, tsc.
Mas me digam se não é engraçado ver o Linux sendo utilizado como muleta para o Windows? Aqui em casa tenho um sistema baseado em Linux que me permite depois de um minuto e meio ter um Linux rodando à pleno vapor… hauahua
Mas será mesmo que o Linux é que salvará os computadores dos boots demorados?
Esse tipo de muleta corre o risco de ficar obsoleta. Já vi um Vista voltar de hibernação profunda em 6 ou 7 segundos. É questão de ter um HD rápido, e configurar corretamente a máquina. Confesso que no meu Sempron 1,1GHz não deu…
Meu PC desktop NUNCA é desligado, então tempo de boot é irrelevante. Seria se eu tivesse um PC como Media Centre.
Já em netbooks uma BIOS Linux dessa tem tudo pra se tornar o sistema principal, exceto para descarregar fotos no HD ou jogar.
Mas não com pagamentos anuais de licenciamento.
De todos esses projetos lançados nenhum conseguiu atrair toda a minha atenção, mas parece uma cópia um do outro.
Prefiro comprar um SSD e por linux nele
Eh mais rapido e soh pago uma vez
:D
Computadores pré-pagos agora? Era só o que faltava!
Comprei uma placa da ASUS, M3A78-EM que faz algo parecido, dá boot num linux super enxuto mas infelizmente é uma distribuição fechada que obrigatoriamente tem que ser instalado em uma partição NTFS! :S
O boot desse linux é em torno de 5 segundos (fluxbox, firefox, pidgin, um programa para editar fotos e acesso a partição NTFS, somente).
Só para compensar o meu comentário anterior pouco inteligente, um trocadilho agora: querem que o usuário fique a _vida_ toda pagando uma _bios_.
e quem sabe realizam um dia o sonho da Bios Própria?
30 segundos???
nossa meu ubuntu carrega mais rápido do que isso.
E aquele povo que estava querendo dar boot em 10 ou 5 segundos?
fala sério 30 segundos e ainda querem cobrar por isso?
=S
Usar o Firefox fora do Windows (antes deste iniciar) parece ter poucas vantagens, visto que as configurações, bookmarks e afins serão perdidos quando o usuário formatar o disco, se é que esse software grava no disco essas informações.
Tá bom, Cardoso. Sim, os consumidores que adquirirem este produto talvez também sonhem com vida própria. Mas não é qualquer blogueiro que consegue ter um salário de executivo igual ao seu e de meia dúzia de blogueiros profissionais.