PGE recebe Prêmio Ceará de Cidadania Eletrônica 2009
Enviado por Cristiana Saboya (cristianasaboyaΘpge·ce·gov·br):
A tecnologia com uso de software livre em favor da preservação do meio ambiente e da vida, esse é o tema como premissa em todos os projetos da PGE o qual foi motivo do reconhecimento do projeto PGE e-Sustentável – Gerenciamento de Impressão, na categoria TI Verde do Prêmio. A medição dos níveis de recursos consumidos, disponibilizar informações e tomar medidas que reduzam substancialmente os desperdícios, fazem parte do projeto de gerenciamento de impressão implantado nesta procuradoria.
Os analistas Eric Paz, Samuel Vieira e Marcelo Ribeiro foram os grandes protagonistas desse projeto, que recebeu uma grande colaboração do analista Marcus Vinícius Dias, que através de pesquisas, identificou e mediu os impactos ambientais, preparando uma grande apresentação e representando toda a equipe da PGECTI no evento. O projeto que concorreu ao prêmio é uma ferramenta gerencial que utiliza a tecnologia de BI(Business Inteligence) com armazenamento dos dados no formato de Data Warehouse, agilizando e auxiliando nas tomadas de decisões. O PGE e-Sustentável – Gerenciamento de Impressão, administra informações referente a quantidade e custo de impressão por área e usuário. Onde faz gerar uma redução no volume de impressões desnecessárias contribuindo com a preservação do meio ambiente.
O prêmio à PGE foi entregue pelo Presidente da ETICE, Fernando Carvalho, ao Exmo. Procurador-Geral do Estado, Dr. Fernando Oliveira, juntamente com o Coordenador de Tecnologia da Informação, Alcy Pinheiro e o analista Marcus Vinícius Dias. Em seu discurso, o Procurador-Geral falou da importância da TI na gestão pública e a confiança que o mesmo deposita na equipe da PGE. O Coordenador Alcy Pinheiro, idealizador do projeto PGE e-Sustentável – Gerenciamento de Impressão, parabenizou a coordenadora da COETI, Lícia Viana, pela iniciativa e organização do prêmio.” [referência: pge.ce.gov.br]