PGE-CE: 100% Linux (inclusive nos Desktops)
“A Procuradoria-Geral do Estado do Ceará alcançou, neste mês de janeiro, a grande meta de migrar todas as suas estações de trabalho para Software Livre (SL). São quase 400 desktops utilizando a distribuição linux OpenSuse, enquanto nos servidores foi adotado o Suse Linux Enterprise Server 10. O último computador foi migrado no dia 23.
A conversão para o sistema operacional livre começou a ser realizada na PGE em 2007, sendo intensificada no ano seguinte, quando foram tomadas diversas medidas para que a implantação de SL na casa fosse realizada da melhor maneira possível. Foi preciso modificar uma cultura a muito arraigada no dia-a-dia das pessoas, principalmente em relação às que estavam chegando (e que não eram poucas).
O feito foi idealizado pelo coordenador de TI Alcy Pinheiro conjuntamente com Francisco Carlos (Chiquinho), Assessor Especial de Tecnologia da Informação do Gabinete do Governador, tendo o apoio irrestrito do Procurador-Geral do Estado, Dr. Fernando Oliveira.”
Enviado por Luanna Carneiro (luanaΘpge·ce·gov·br) – referência (pge.ce.gov.br).
Parabéns a PGE-CE, tomara que em outros estados e órgãos este exemplo seja seguido!
Apóio o comentario anterior. E ainda acrescento que estão de parabéns por não terem “inventado moda” tentando criar uma distribuição própria.
Parabéns pela iniciativa ;)
Agora que a base dos sistemas é livre, que tal pensar no desenvolvimento também?
Ser dependente de Mono e da JVM da Sun pelo resto da vida é dose :~
Boa! E o OpenSuse é uma excelente distro! Ainda bem que não foram no “oba oba” e colocaram Ubuntu :-) Suse dá de 10 no marrom! Se tem 2 distribuições que são realmente fortes pra concorrer com o Windows, são OpenSuse e Mandriva.
Fico feliz em saber dessa migração com sucesso. Principalmente no que diz respeito a estarem usando mono.
Parabens a toda equipe de TI da PGE-CE!
Bem Diogo, pelo tom do seu comentário, me parece que vc acha o ubuntu ruim (ou o open suse beeeem melhor). Utilizamos aqui na empresa, em 4 máquinas, pra desenvolvimento pesado, e somos 3 “heavy users” e um “light user” hehehe
E nenhum dos usuários tem problema alugm. O que vc tem contra o ubuntu (se tem?).
Só para registrar, migrei pro opensuse, e mesmo eu sendo “heavy user” tive vários problemas em questão de “graceful config” que o ubuntu não apresenta, e na minha opinião (minha, veja bem, não quero lhe contrariar, apenas apresentar meu pensamento) o Ubuntu dá de 10 no OpenSuse e é o mais fácil de usar e que tem mais “graceful config”.
Claro que eu acho que ele dá de 10 no Open Suse se for pra competir com o Windows entende? Pra usuários “normais”, aqueles que não entendem bosta nenhuma e querem resolver tudo clicando uma vez e pronto rsrsrs
Bem, digam o que acham, assim me pareceu…
um abraço a todos!
Parabéns a PGE-CE, tomara que em outros estados e órgãos este exemplo seja seguido![1]
Parabéns a PGE e ao governo o CE pelo decreto que orienta a migração para ambientes SL, vocês estão dando exemplo ao nosso país.
[]‘s
Guto
É só trocarem o coordenador de TI que tudo volta a ser como era antes…
Infelizmente o Rodnei está certo.
Principalmente se ao trocar de governo, a oposição de hoje, assumir.
Sempre assim.
Ainda mais com lobistas buzinando no ouvido do coordenador.
É uma pena não terem colocado Ubuntu que é mais amigável, mas já é um começo. Parabéns ao PGE.
Briga de distribuições. Ainda isso?
Abs, fiquem com Deus!
(*_*)
Excelente decisão: OpenSuse.
Tecnicamente é perfeito, até nos limites de contingenciamento. Não há inoperancias relatadas, já na versão 11.1, que resolveu, plenamente, o gerenciamento de softwre com o YaST, que nas versões anteriores estava lastimável, o que resultou em usuário optar pelo smart (shell) e smart –gui.
Aplauso mais forte pela meta alcançada, sem pressão de interesses da Microsoft, que ofereu ao estado de Goías (!), há 2 anos, 2.000 máquinas mais gratuidade do sistema e
do Office, isto, veladamente, para resistir e desistir do Linux. Não sei o resultado final, mas a impressour alardeou o fato.
o:
(*_*)
Ubuntu. Quando surgiu, impressinou-me a velocidade de expansão, publicidade e convegencia de voluntários.
Por basear-se no Debian, que atravessava meses e anos em versão BETA, fez-me desviar a atenção para seu lançamento.
o/
(*_*) marco
“mesmo eu sendo “heavy user” ….”
Vi mais citações de empresas que escolheram o Opensuse (Suse), inclusive um importante banco brasileiro.
Porque o OpenSuse tem melhor resposta de processamento. Digita-se “set” e ver-se-á
na memória do shell, diversas funções já residentes. Na primeira análise.
o/
Não importa a distro, mas usem KDE, de preferencia 3.5.10 que fica bem melhor. Seus gnomistas!
Massa! Mas o Rodnei tem razão! No governo de SP trocaram o Linux pelo Windows, no Rio Grande do Sul também, e vai ser a mesma coisa no Governo Federal, dependendo de quem se tornar presidente em 2010.
Na empresa pública em que trabalhei, quase todas as estações foram migradas para SL, de tal forma que há uma torcida velada para que o Windows volte em 2011… ;)