Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Pesquisa sobre o uso do PostgreSQL no Brasil

Enviado por Fábio Telles Rodriguez (fabio·tellesΘpostgresql·org·br):

“Estamos lançando a primeira pesquisa sobre o uso do PostgreSQL em ambiente de produção. A idéia é demontrar que existem de fato muita gente utilizando o PostgreSQL e que as pessoas podem confiar nele para suas aplicações corporativas. O resultado da pesquisa será publicado aqui mesmo no site da comunidade brasileira de PostgreSQL através dos totais divulgados. Estamos também abrindo a possibilidade de pessoas que queiram divulgar casos de uso mais detalhados entraram em contato conosco para publicarmos suas experiências.

Preencha a sua pesquisa
aqui.

OBS: Todos os dados coletados são confidenciais. Publicaremos apenas o resultado agragado das informações coletadas sem divulgar nomes de pessoas e empresas.” [referência: postgresql.org.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-06-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Pra ter um retrato próximo da realidade não seria melhor verificar com as empresas que prestam suporte ao Postgres?
    Divulgar na Internet em sites específicos só atinge um determinado público.

    Scirious (usuário não registrado) em 23/06/2009 às 11:37 am

    Se não forem divulgados os nomes das pessoas e das empresas como poderemos ter certeza de que o resultadonão é forjado?

    Creio que você raramente pode ter certeza se o resultado de uma pesquisa estatística que publica só os dados agregados não é forjado, Scirious. Aceitá-los ou não é uma questão de escolha, mas é raro publicar, junto com os resultados ou conclusões de uma pesquisa independente, a lista completa das pessoas que foram pesquisadas.

    Fábio Telles (usuário não registrado) em 23/06/2009 às 12:06 pm

    1) A pesquisa foi divulgada em vários locais. Sim, conhecemos a maioria das empresas que prestam serviços em PostgreSQL e pedimos ajuda para elas.

    2) Se eu divulgar o nome das empresas, muitas delas sequer vão preencher a pesquisa. Na verdade, sabemos de algumas implementações de grande porte que não preencheram a pesquisa. No mundo corporativo, quando muitos milhões estão em jogo, este tipo de informação é muitas vezes sigilosa, até mesmo na esfera pública.

    3) Eu espero que as pessoas tenham um pouco de confiança na idoneidade da comunidade. Eu por exemplo não nunca divulguei o nome de uma empresa onde trabalhei ou prestei serviços no meu blog pessoal. No entanto, cancei de citar fatos reais.

    4) Eu trabalhei num instituto de pesquisa (o Ibope, mais precisamente) há tempos atrás e lhe garanto: você nunca vai saber o nome das pessoas entrevistadas. A privacidade deve ser preservada.

    5) Sim, eu estou selecionando algumas empresas que responderam a pesquisa para divulgar casos de sucesso mais para frente.

    Veja os meus comentários sobre a pesquisa em: http://www.midstorm.org/~telles/2009/06/17/pesquisa-sobre-o-uso-do-postgresql-no-brasil/

    []s

    nan (usuário não registrado) em 23/06/2009 às 12:41 pm

    Telles

    As suas observações 3 e 4 parecem-me contraditórias.

    Ah, humildemente, cansei é com “s”.

    anonimo (usuário não registrado) em 23/06/2009 às 1:18 pm

    Há muitos erros de grafia e de concordância, Fábio, tanto na notícia quanto no seu comentário. Isto pode parecer de pouca importância, mas, de certa forma, tira um pouco a confiança no tratamento das informações que serão recebidas, pois denota um certo descuido. Não é nenhum demérito consultar o dicionário ou submeter o texto a uma revisão. Os grandes escritores fazem isto constantemente. Apenas sugestão. Não se ofenda. Todos nós cometemos erros deste tipo, ok?

    Fábio Telles (usuário não registrado) em 23/06/2009 às 3:35 pm

    Perdoai senhores. Estou num cliente onde para a minha infelicidade não tenho acesso a Internet utilizando o meu notebook. O resultado foi realmente lamentável. Eu realmente quis dar um retorno rapidamente e não tive tempo de revisar. E eu não tinha um dicionário disponível como costumo ter usando um SO livre, com um navegador livre.

    Ok, foi um erro. Mas espero que este erro não venha desmerecer a iniciativa.

    *** Não há contradição alguma entre os pontos 4 e 5. Ocorre que dentro da pesquisa há um campo com a seguinte pergunta: “Gostaria de ser contactado para dar mais detalhes sobre o seu caso de uso com PostgreSQL”

    Fábio Telles (usuário não registrado) em 23/06/2009 às 3:39 pm

    Nossa, relendo agora, está horrível mesmo.

Este post é antigo (2009-06-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.