Personalizando o KDM ou GDM
“Personalizei o meu KDM (gerenciador de login do KDE), colocando um screensaver ou vídeo nas telas de login como fundo de tela. Aprendi como fazer o mesmo no GDM (gerenciador de login do GNOME). O processo é bem simples, começa com a retirada dos temas dos gerenciadores do login do KDM ou GDM. Em seguida é inserido em dois arquivos de login a chamada ao vídeo ou screensaver. Veja os detalhes e um vídeo demonstrativo no meu blog.”
Enviado por Ricardo Leocádio (ricardo·leocadioΘclcik21·com·br) – referência (eltiger.wordpress.com).
Falando em KDM e GDM, me espanta como os 2 gerenciadores perdem em beleza para a entrada de login do Windows Vista, e dependendo do tema, até do Windows XP. Os temas do GDM ainda são bem acabados no geral, mas no KDM (seja 3 ou 4) são muito simplórios e é comum sempre ter um problema de bom gosto no contraste das cores usadas. Também há uma oferta pequena de temas para o KDM (olhando no http://www.kde-look.org).
Outra coisa que me irrita é que no OpenSuse 11.1, um dos que levantam a bandeira do KDE, simplesmente a troca de tema do KDM pelo Centro de Controle do KDE 4 não funciona! É necessário fazer isto pelo sysconfig usando o Yast!, o que não é nada intuitivo para um usuário comum.
Vejo este tipo de coisa acontecer no Linux direto, parece que não prestam atenção nos detalhes e no refinamento nos ambientes desktop, principalmente no KDE, o qual eu curiosamente uso.
Complementando, estes bugs normalmente são reportados. Inclusive já reportei alguns, porém nem tudo no software livre é flores, é bom dizer isto. Antes mesmo do KDE 4.2 sair (que saiu com vários bugs de interface, posso citar se quiserem), e ser considerado o coveiro do KDE 3.5.x., o KDE 3.5.x tinha bugs de interface que não foram e não serão resolvidos.
Um deles é com determinados estilos mais complexos (Baghira, por exemplo). Se você troca deste estilo complexo para outro, ficam elementos do estilo anterior na tela de troca de estilos no Centro de Controle. Basicamente, o estilo anterior e o que escolheu se misturam.
Outro é do kicker do KDE. Colocar um background no painel, para dar uma melhorada no visual seco, resulta em uma linha branca atravessando a base do painel. Como não existe ninguém para reparar este bug (foi a resposta que deram no reporte do bug), vai ficar assim.
Desculpe o desabafo, mas se o Linux não ganha mercado no desktop, eu posso imaginar por que isto ocorre.
Eu tambem utilizei este tutorial e nao gostei do efeito.
Despois que inicia a secção, o meu desktop fica com a resolução de cores distorcida.
comentario nada ver com o artigo , enfim
===============
segui o tutorial
distro Arch Linux, kdemod 4.2
os dois arquivos citatos para ser modificado no arch linux fica em
/usr/share/config/kdm/Xstartup
/usr/share/config/kdm/Xsetup
editei os dois para iniciar o glmatrix, que por sinal funcionou, porém, ao digitar login e senha ele volta pra tela de login
será que é por causa do kdemod ?
fiz o upload deles aqui
http://www.fileden.com/files/2007/1/20/668481/Xstartup.txt
http://www.fileden.com/files/2007/1/20/668481/Xsetup.txt
@Jonathan2:
Sabe como eu sempre resolvi esses problemas com o KDE 3.5? Logout/Login. Não sei se é só comigo, ou só com o Fedora, mas resolvia.
E não acho que seja por esse motivo que o Linux não cresce nos desktops.
Aliás, não acho uma idéia muito “inteligente” investir pesado numa tela de login. Afinal, é só uma tela de login.
@Gilmar,
Eu citei o problema do KDM como um exemplo dos problemas de refinamento que o Linux em desktop precisa, e para “provar” isto, acabei complementando com o segundo comentário explicando outros problemas relacionados a refinamento que estão e ficarão em aberto. Perceba que o argumento que usei para que o Linux não cresça nos desktop não foi exclusivamente o KDM/GDM, foi o “Vejo este tipo de coisa acontecer no Linux direto, parece que não prestam atenção nos detalhes e no refinamento nos ambientes desktop”.
No OpenSuse 11.1 mesmo, o KDM padrão, personalizado pelo OpenSuse, mal se consegue ler as opções de Trocar de Sessão e Desligar/Reiniciar a máquina, pois está escrito em branco em cima de um fundo verde claro. Já vi estes problemas em outros temas (por isto citei o problema de contraste no 1º comentário meu). E o tema Qt4 usado por padrão é o Cleanlooks (acho), que parece o estilo do Windows 98, sendo que podiam ter usado o Oxygen. Não sei o que acontece, sinceramente, mas no caso é problema específico do OpenSuse.
(*_*)
Esplendor.
Usei no Opensuse-11.0.
http://www.ask.com/bar?q=avio-gdm&page=1&qsrc=64&ab=0&u=http%3A%2F%2Fwww.gnome-look.org%2Fcontent%2Fshow.php%3Fcontent%3D37395
E o background pode ser configura com outra tema-imagem.
Notas:
localidade de temas do Gnome:
/usr/share/gdem/themes
Preferido: Avio-GDM
drwxr-xr-x 2 root root 1368 Nov 26 20:47 Avio-GDM
drwxr-xr-x 2 root root 216 Jun 10 2008 circles
drwxr-xr-x 2 root root 368 Jun 10 2008 GDM-SuSE
drwxr-xr-x 2 root root 216 Jun 10 2008 happygnome
drwxr-xr-x 2 root root 224 Jun 10 2008 happygnome-list
o/
(*_*)
localidade de temas do Gnome:
Onde há:
/usr/share/gdem/themes
Corrija-se para:
/usr/local/gdm/themes
o/