Partido Pirata sueco disputará cadeira no parlamento europeu
“O Piratpartiet, formado em 2006 e que, atualmente, possui cerca de 12.000 membros, pretende disputar novamente uma eleição. A primeira eleição disputada pelos piratas suecos em 2006 não teve muito sucesso. O partido conseguiu apenas 0,63% dos votos válidos, um total de 35 mil votos.
Desta vez as chances do partido de ganhar uma cadeira no parlamento europeu parecem maiores, dada toda a repercussão em torno do julgamento do The Pirate Bay e todas as discussões sobre liberdade na rede que estão cada dia mais presentes na mídia.
As eleições ocorrerão no inicio de junho e o partido terá de conquistar pelo menos 100 mil votos para ter eleito pelo menos um de seus candidatos.”
Enviado por Aracele Torres (araceletorresΘgmail·com) – referência (cibermundi.blogspot.com).
Eu votava.
Se essa moda pega…
Daqui a pouco vai ter chefe de tráfico de drogas disputando a prefeitura do Rio de Janeiro. A legenda pode até ser: Partido do Tráfico. Opa! Parece que isso já existe…
MidnightHunter, eles nem precisam de partido, já tem praticamente um governo paralelo =P:
http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI2453314-EI5030,00.html
Macacos me mordam, nesse aí eu votava.
comentariobovino.com
O Gilberto Gil vai ser candidato? Ele promete que leva o violão.
Não é nem defender o quebra pau, mas esse povo tem culhões. Seria bom, quem sabe as RIAAs da vida não levavam uns chabus. Como sonhar não custa nada, talvez eles percebessem que não podem controlar a vida das pessoas, a nova mídia ou a internet…
É por essas e outras que eu não acredito mais na Democracia. Partido Pirata, Partido do Tráfico, Partido da Pedofilia…. e vamos que vamos.
Comparar Pirataria com Tráfico e Pedofilia é non-sense.
Os dois últimos são crimes. Crime de verdade.
Se Pirataria de mídias digital é ou não crime é discutível. Sou dos que interpretam que não é crime e sim um mecanismo de justiça social, exercício do direito do acesso a informação e cultura.
E o lugar mais apropriado de discutir isso é no legislativo. Se as leis são anacrônicas, mudemo-nas.
Portanto, o movimento do Partido Pirata é completamente legítimo.
Hail the piracy!
Eu não votaria no Partido Pirata. Nem nele e em nenhum partido de uma causa só (tipo Partido dos Aposentados, Partido das Loiras, Partido dos Defensores do Meio Ambiente, Partido dos Favoráveis à Algum Tema Polêmico Daqueles, Partido dos Defensores do Funk Carioca, etc). Partido político tem que ter proposta para todas as áreas de governo, tem que ser generalista, não específico.
E, ao que me parece, o pessoal dos comentários é favorável a este partido mais pelo fator Lei de Gerson, já que o que o pessoal quer (e a ideologia do partido também), bem dizer, é baixar tudo de graça e custos de produção do conteúdo que se danem, sempre tirando vantagem em tudo.
Sou favorável à flexibilização dos direitos autorais com relação a conteúdos multimídia e correlatos, mas não do jeito que o pessoal aqui acha que deveria ser, na base do tudo de graça.
@Vinícius Oliveira
Da mesma forma que voce acha pirataria um crime discutivel, pode-se argumentar que pedofilia tambem o e’. Ora, nao ha’ culturas onde adultos se casam com criancas de 10… 11… 12 anos? E nao digo culturas isoladas nao, soh voce olhara para o mundo islamico onde isso e’ bastante comum.
Um ser humano medio em sa consciencia tem a capacidade inata de discernir o certo do errado. Prejudicar um terceiro baseando-se na conveniencia social de uma certa atitude e’ errado, simple like that. Claro que ha coisas “mais erradas” que outras (casar-se com uma crianca de 10 anos e’ muito mais grave que piratear uma musica), mas usar esse tipo de julgamento para guiar as atitudes e’ simplesmente encontrar desculpas para praticar com a conscienca tranquila aquilo que sabe-se que eh errado. “Eu pirateio musica, mas tem gente roubando e matando la fora…”, “Eu roubo casas, mas tem gente estuprando la fora”, “Eu mato, mas tem gente estuprando criancias la fora”. Soh em uma sociedade `a beira do caos e na qual todos os valores morais pereceram eh que tal filosofia encontra terreno fertil para criar raizes. Se me fosse dada a opcao, eu nao gostaria de viver em tal meio. Infelizmente parece que nao eh o caso.
ps. mensagem sem acentos
Piratear conteúdo protegido por copyright é errado? Deveria ser crime por fazer mal à algumas pessoas? Mas e então não é errado tentar restringir artificialmente o acesso das pessoas à meios de conhecimento, lazer e cultura? Não é errado criar barreiras e muralhas artificiais para que somente pessoas com dinheiro possam usufruir do acesso à conhecimento, cultura e lazer? Isso não causa um dano muito maior do que a pirataria? Para mim isso sim é um crime muito maior.
Seguindo a linha de raciocínio do Harry:
Uma pessoa que entre em uma loja, e forçe você a pagar uma quantia em dinheiro para que ela não te encomode (Mafia cobrando proteção) é crime, chama-se extorsão, se for um grupo, isso classifica crime organizado.
Um fiscal do governo entrando na sua loja e te forçando a pagar uma quantia em dinheiro par que o governo não te encomode (leia-se impostos), é totalmente natural e aceitável.
Em ambos os casos o não pagamento vai verrar com a sua vida.
A diferença é que para o segundo, as pessoas estão CONDICIONADAS a aceitar algo NÃO NATURAL como natural.
O que é mais interessante é que tem alguns ai que sao contra esta atitude inteligente de alguns cidadaos suecos. Um país como o nosso que criam partidos para nada será que ainda temos moral para criticar um pais como a Suécia? É engraçado rs… !
No dia que este país começar a discutir as questoas polemicas com razoabilidade seremos uma grande naçao, por enquando é isto o que deu para perceber em certos comentarios, ” cada um por si e f#@#@ o resto!