Particionamento manual na instalação do Ubuntu
Enviado por Thiago Bellini (contatoΘlinuxparatodos·com·br):
“Particionar o HD manualmente sempre causou um pouco de “medo” nas pessoas! Porém, eu sempre gostei de fazê-lo pela facilidade de, ao manter o “/home” em outra partição, me permite reinstalar ou mesmo atualizar o Ubuntu sem ter que fazer um backup extra de meus arquivos ou mesmo perder as minhas configurações do ambiente.
Resolvi escrever um artigo explicando como fazer isso, apesar de ser algo relativamente simples! O mesmo pode ser encontrado aqui: Particionamento Manual no Ubuntu. Espero que gostem!” [referência: linuxparatodos.com.br]
• Publicado por Augusto Campos em
2009-11-01
Eu sempre faço instalação manual. Ficar sem saber o que está acontecendo no HD nunca foi a minha praia.
Ninguém do Ubuntu, principalmente, ou outra distribuição pensou em adotar o particionamento com o home em separado como padrão?
Na minha opinião esse é um grande ponto positivo do Linux em ralação ao Windows. Mesmo que um Linux seja difícil de necessitar reinstalação total, é uma facilidade a mais para esses casos.
E desde quando não se pode criar uma partição separada pra dados no WIndows? Vocês andam muito mal informados, meninos do Linux, garotada do NX-0.
Concordo com o bruno, a home deveria vir separada por padrão, principalmente em distro como ubuntu em que a cada 6 meses tem nova versão.
zer0c00l, pelo que sei (até o Windows XP), não conseguimos colocar todos os dados em uma partição separada (pelo menos eu não sei uma forma fácil de se fazer isto). Quando criamos uma partição separada para dados e movemos a pasta meus documentos para lá, alguns arquivos de configuração do ambiente do usuário permanece na partição do sistema (dados de aplicativos, modelos do MSOffice, etc). Portanto, se vc tem o Windows XP e usa uma partição separada para dados, uma parte do trabalho ao reinstalar os sitema vc continua tendo: fazer backup dos dados importantes que ficam em C:/documents and settings.