Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Para Richard Stallman, Miguel de Icaza seria “basicamente um traidor da comunidade de software livre”

As posições correntes de Miguel de Icaza (co-fundador do GNOME em 1997, ganhador do Free Software Award da FSF em 1999, criador do Gnumeric) em relação ao software livre vêm sendo objeto de bastante debate, inclusive devido aos seus papéis atuais no projeto Mono e na Novell, e ao recente anúncio de que ele participa na nova “fundação open source” da Microsoft.

E foi uma pergunta sobre esta fundação, durante o Software Freedom Day de Boston, que deu ao Dr. Richard Stallman, do projeto GNU, o ensejo para expressar sua ácida opinião de que Miguel de Icaza seria “basicamente um traidor da comunidade de software livre”, e que seu envolvimento no projeto não inspira muita confiança ao bom Doutor, pois ele considera Miguel um apologista da Microsoft.

Em um movimento que reminesce as novelas mexicanas que minha avó assistia, o relato do evento que traz as informações acima comenta que o bom Doutor fez mais relatos a respeito do envolvimento pretérito de Miguel com a FSF, mas não detalha estes relatos, e assim ficaremos sem saber mais, pelo menos até que surjam mais relatos, e que alguém mais se interesse.

Pessoalmente, não formo meu julgamento sobre as pessoas a partir da opinião alheia, especialmente quando expressa em lavação pública de roupa suja in absentia. Mas os atos e opiniões de Miguel de Icaza em relação aos rumos dos projetos de código aberto sob os quais tem influência vem sendo interessantes de observar, e certamente oferecem a muitos de nós a oportunidade de formar uma opinião bem definida sobre seus rumos e intenções.

Saiba mais (doctormo.wordpress.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-09-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    curioso (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 9:35 am

    [OFF-TOPIC]

    Sobre a foto – pei! pei! pei!

    [/OFF-TOPIC]

    Adilson Oliveira Cruz (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 9:47 am

    Stallman para Icaza: Você traiu o movimento software livre, véi!

    Lucas Arruda (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 9:56 am

    Concordo com você, Augusto, e vejo com cautela essa relação do Miguel com o código aberto e MS ao mesmo tempo. Parece que as coisas estão tomando forma ou indo para um determinado caminho. Creio que minha opinião no assunto está bem mais madura depois dos últimos acontecimentos.

    João Marcelo (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 9:59 am

    acho contraditório alguém defender tanto a liberdade de código fonte e desconsiderar a liberdade de opinião. não concordo com as atitudes recentes do icaza, mas é um direito dele fazer o que quiser da vida, enquanto não estiver fazendo nada ilegal.

    Eu da Silva (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 9:59 am

    O Stallman precisa parar com as dorgas, mano!

    Nooooofa Miguelzinho, esta foto arrasou, ui!

    @Augusto, sugestão: acho que “não inspira muita confiança AO bom Doutor” ficaria bem menos ambíguo.

    @João Marcelo: e desde quando criticar o que outra pessoa diz ou faz é ser contra a liberdade de opinião? Se entendi bem, Stallman está criticando o conteúdo da opinião do Icaza, e não dizendo que ele não tem direito a expressá-la.

    Ok, vou mudar o ao. Concordo, grato!

    Mauro (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 10:08 am

    Concordo em gênero, número e grau. E meus posts anteriores mostram que essa é a minha opinião já faz algum tempo. Já estava passando da hora do Stallman fazer essa declaração. E foi muito suave para o meu gosto.

    Mário (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 10:11 am

    Acho uma pena essa virada para o lado Microsoft , O Futuro do Gnome e de muitas destribuições como o UBUNTU depende de certa forma do ICAZA , virar para o MONO e toda a depencia de tecnologia da Microsoft é muito perigoso para o GNU/Linux … Haja visto que o icaza trabalha para a Novell que mantém um acordo sobre patentes, que gera muitas incertezas e pode abrir precedente para no futuro o Microsoft prejudicar dirversas distribuições que carregam o mono (ubuntu por exemplo)em favorecimento dela e da Novell(que ficaria com o nicho do Linux para mercado de servidores, virtualização, etc e não ameaçaria a Microsoft no desktop ) …

    Esperar pra ver …
    Tenho muito medo pelo Ubuntu que aderiu ao GNOME e pode ser prejudicado ..(Posso estar falando besteriras de Newbie, mas vou de Kde , que esta lindo e agora é lgpl)

    habeas_corpse (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 10:16 am

    o micaza é um traidor… concordo com stallman, por um lado ficar recebendo doacões pra quem programa bem, num é nada legal.

    Mauro (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 10:30 am

    Mário, tem o Kubuntu, o Xubuntu, o Mandriva, o RedHat, etc.. (o Suse, por ser da Novell, não conta – pelo menos para mim).

    Eu senti a falta de um ‘pito’ no Linus advertindo sobre passar tarefas para mantenedores pagos pela Novell durante ataques de egocentrismo – entre outros assuntos.

    José Vitor (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 10:31 am

    O Icaza é um cara extremamente competente, é um cara que faz. Infelizmente ele tem um problema óbvio: sua fixação pela Microsoft. Isso não há como negar. Na prática ele acaba sendo uma “linha auxiliar” da Microsoft.

    Juan (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 10:56 am

    Acredito que a hora do embate vai chegar, já que a MS vem cada dia se movimentando nesse sentido. Posso estar errado, mas acredito que a comunidade GNU/Linux deveria organizar um padrão ou unir-se em torno de uma única distribuição. Sei que isso é muito difícil devido aos interesses de algumas empresas que fazem do Linux marcas próprias, porém seria um grande trunfo para ganhar terreno junto ao usuário comum. Outra coisa, tem que acabar com essa estória de cavalo de tróia mono, quer programar multiplataforma? Use opções livres, há várias delas disponíveis.

    Mário (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 11:06 am

    @Mauro :
    Como vc disse sempre teremos opções fora do GNOME e do MONO …. MAS, quem ja tem essas soluções instaladas vai sofrer para migrar para outras soluções . Imagina uma distro como o Ubuntu que foca nos usuarios leigos , ela perderia muito em ter que mudar repentinamente para o KDE, deixaria os novatos sem chão e curva de adoção do Linux pode vir a ser prejudicada, e ainda temos o peso que o FUD causa no meio empresarial , empresas não podem ter duvidas nem supresas , caso a microsoft volte atras, e decida ir na justiça contar essas tecnologias by Microsoft teremos uma fuga do Linux pelo medo de processos … custamos muito para chegar até aqui e pouca coisa pode fazer um belo estrago nas pretensões do GNU/Linux/S.Livre … todo cuidado é pouco nessa qustão .. e o Icaza infelismente tá deixando seu lado pessoal e seu fascinio pela MS(Icaza ia trabalhar na MS, mas não conseguiu por ser “CHICANO”, dai entrou no S.Livrepara preencher a lacuna) atrapalhar seus próprios projetos e o que eles representam para a comunidade.

    bedi (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 11:22 am

    Moneytalks!

    Frank (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 11:34 am

    Realmente é complicado mudar de GNOME para outra plataforma. Porém, caso o projeto passe a ter sua base desenvolvida em Mono, como dizem que vai ser a partir da versão 3.0, vou passar a usar o XFCE, que também é baseado em GTK+.

    Icaza é o cara que sempre quis trabalhar na Microsoft e nunca conseguiu. Claramente ele admira a empresa e tenta se aproximar cada vez mais dela. Não me surpreenderia se algum dia alguém descobrisse que ele realmente trabalha para a gigante de Redmond e a sua tarefa é implantar tecnologia microsoftiana dentro dos projetos de software livre.

    Renan (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 11:43 am

    Qualquer semelhança é mera coincidência.

    http://www.businesspundit.com/wp-content/uploads/2008/06/bill-gates-1983.jpg

    Ricardo_NY` (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 11:53 am

    Assim fica bom! Mantendo o Miguel no radar eh mais facil de vigiar seus passos…. Ehehehehhe…

    Eduardo Siemann (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 11:57 am

    Cada foto q cai na net.
    Essa do Tio Bill tbm está suspeita.

    Pimentel007 (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 11:59 am

    Gente,eu não sou programador e ignoro o assunto, tenho uma dúvida:Mono é uma solução proprietária? em caso afirmativo,a quem pertence?

    Quando um programador trabalha em mono,o software criado pode ficar a mercê da empresa proprietária do mono?

    Pedro (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 12:16 pm

    Pimentel,

    Mono é uma solução livre que implementa a especificação do .Net que é livre.

    >Quando um programador trabalha em mono,o software criado pode ficar a mercê da empresa proprietária do mono?
    Não. O “problema” do Mono é que ele implementa uma solução proposta pela Microsoft (se fosse Sun, Oracle ou IBM não haveria choradeira).

    Sendo assim o pessoal fica com medo que essa implementação do Mono infrinja alguma patente da MS e ela possa utilizar isso no futuro contra alguma distribuição Linux. Na minha opinião não há problema algum…

    Marcos (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 12:36 pm

    Então,pelo que o Pedro explicou tem muita gente com excesso de teoria da conspiração na cabeça. Os psiquiatras precisam criar uma nova síndrome que pode se chamar: “Síndrome da aversão compulsiva aguda microsoftniana” :)
    Medos precoces exagerados,vamos esperar as coisas acontecerem,vamos usar o tal mono,sem problemas. Será que a Canonical e outras estão de bobeira? Penso que não.

    Icozinha (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 12:45 pm

    Marcos, é tipo, “tome seu remédio e cale a boca” né? Penso que não.

    As coisas já estão acontecendo, dê uma lida no artigo. Paranóia, mas também inocência exagerada, não se justicam. Vai deixando a coisa rolar, quando vê, fica tarde e não vai adiantar chorar no leite derramado. Melhor ir alertando desde agora, sim!

    Tem muita gente com excesso de inocência ou pior, com interesses que todo mundo “vá usando” o negócio sem questionar por causa de interesses no mínimo suspeitos, em especial o “rapazinho” aí da foto. E para esse tipo de atitude nem se precisa criar nome, já tem.

    Ricardo Serathiuk (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 1:03 pm

    O Stallman é doido. Não sei como tem gente que leva ele a sério ainda. Na minha humilde opinião liberdade não é ‘obrigar’ a ser ‘livre’. Acho que softwares livres e proprietários podem conviver muito bem. Não gosto de mimimi que todo software tem que livre, e quem não desenvolver em licenças livres devem queimar no mármore do inferno. Minha opinião é a seguinte. Muitas pessoas estão felizes utilizando Windows. O Windows atende as necessidades da maioria dos usuários. Eu sou um que uso grande parte do tempo uso Windows(o Seven, que está excelente). Mas também uso Linux(Ubuntu atualmente, mas já foi Conectiva, Slackware, Debian, Kurumin, etc…) para algumas coisas e para ‘fuçar’. Não vou ficar vestindo camisa de ninguém. Uso o que me atende melhor. E o Seven tá me atendendo melhor que qualquer distro do Linux. Mas não quero que o Linux queime e se exploda. Não tenho pacto/acorda/whatever nem com a Microsoft e nem com a Linux Foundation. Logo uso o que me acha melhor. Mas esse negócio de querer enfiar um produto guela a baixo por causa de uma filosofia, me parece coisa de stalinista.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 1:19 pm

    O Stallman prestou um grande serviço as comunidades com essas declarações.

    Falou o óbvio, que grande parte da comunidade pensa, mas é bom quando alguém com destaque como Stallman fala isso.

    O talento do De Icaza nem entra na discussão. O comportamento dele é muito estranho. Considerar uma tecnologia nova interessante, ainda que da MS, é uma coisa, adotar qualquer proposta da MS na primeira hora é outra.

    Leonardo (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 1:40 pm

    Pessoal, quem é traidor do que ?

    Sei lá, o Stallman, é louco, varrido,e vive por um ideal.

    Mas quem não segue o ideal é um traidor ? Pára né? O próprio Linus mandou o Stallman parar de encher o saco. O cara tem visão mas tem problemas.

    Dane-se o que o Icaza faz. Se ele fizer besteira, eu paro de usar o que ele fez. Simples. ISSO é liberdade. Não dizer o que os outros querem fazer.

    Vidente Digital (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 1:43 pm

    Por que não vamos além de só reclamar que o Miguel é um traidor e que concordamos com o Stallman nisso? Por que não fazemos um boicote ao uso do Gnome e do Mono? Eu já tinha tocado nesse assunto em um post anterior (nos comentários):

    http://br-linux.org/2009/microsoft-lanca-sua-propria-fundacao-open-source-miguel-de-icaza-participa/

    E pelo visto a turma de descontentes é bem grande com relação ao que o Miguel anda “aprontando” e os rumos que o Gnome está tomando.

    Não uso o Gnome e nunca usei pois sempre preferi o KDE, por vários motivos. Mas nunca fiz propaganda contra o Gnome, pois respeitava o mesmo como mais uma escolha para a comunidade de software livre e de código aberto. Mas acho que essa atual “relação” MGM (Miguel-Gnome-Mono) está sendo uma afronta à comunidade. De alguma maneira temos que reagir contra esses acontecimentos. E aposto que o impacto de um boicote ao Gnome e ao Mono (que estão intimamente ligados nesses problemas) será interessante.

    Thiago (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 1:45 pm

    tb sou contra o mono, esse “macaco-de-tróia” (o mascote dele é um macaco, naum é?). Foi bom que alguém com a visibilidade do Stallman levantou essa lebre em público.

    Celi Frena (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 1:54 pm

    Essa é boa, um boicote a uma tecnologia, proposto por alguém que já não a usa porque prefere outra. Assim é fácil, Mister M!

    É mais ou menos como se uma pessoa que já prefere ir de ônibus pro trabalho quisesse chamar toda a população a boicotar o metrô?

    Pimentel007 (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 2:00 pm

    Obrigado Pedro pela explicação,mas para evitar especulações,não seria melhor que os CEOs das principais distros comerciais questionassem a propria Microsoft sobre a tecnologia mono e garantir no papel,com tudo documentado para que realmente não haja problemas futuros como temem alguns?

    crendice (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 2:01 pm

    Para usar GNOME você não precisa usar Mono.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 2:08 pm

    Rapaz, além de traidor do software livre. Depois dessa foto tenho certeza que esse cara morde a fronha hahahahaha

    Mauro (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 2:18 pm

    Para os desinformados sobre o Mono (curiosamente, um MICO):

    Novamente: A MS publicou uma ‘promessa pública’ de não processar quem implementar EXATAMENTE certas partes do .NET, mais exatamente o C#. Isso traz duas implicações:

    1 – Quem usa linguagens e recursos de programação sabe que o que não evolue morre. Para quem adotou o C# e não reparou nisso, o jeito vai ser abandonar o tempo e dinheiro investidos – ou ‘pular’ para o Windows. Pagando, é claro. Nesse sentido, podemos dizer que adotar C# no Gnome é o mesmo que matá-lo. Lenta e inevitávelmente.

    2 – As partes não cobertas pela ‘promessa pública’ são exatamente aquelas que fazem a diferença na hora de desenvolver aplicações mais complexas. O objetivo é claro: ‘viciar’ desenvolvedores para depois ‘arrastá-los’ para o Windows.

    Empresas e pessoas que abrem suas tecnologias de boa vontade normalmente as publicam sob alguma licença livre, tal como a Sun fez com o Java e o OpenSolaris. Porque a MS é a única a fazer uma ‘promessa pública’ ao invés de fazer o mesmo que as outras empresas ? Especialmente sabendo que tais ‘promessas’ podem ser derrubadas nos tribunais ?

    Entendo que nenhuma empresa é ‘boazinha’, mas tudo tem limites. Menos para a MS, se examinarmos seu passado.

    Não acho que quem se informa, tem boa memória e pensa seja paranóico. Mas acho que não fazer isso é ser inconsequente.

    Quanto ao Stallman, recomendo cautela ao criticá-lo. O problema não é o que ele diz, é _como_ ele diz. Infelizmente, o que sobra nele de visão do futuro falta em tato. E ele é mais direto que um 38 apontado e mais barulhento que uma motoserra ligada. Faça algo de bom a sí mesmo: tente ‘digerir’ suas declarações antes de formar alguma opinião a respeito dele e do que ele diz. Com o tempo você vai descobrir porque ele conseguiu criar a comunidade GNU e atrair tantos talentos para a mesma.

    Edinho (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 2:39 pm

    Mono até rola de boicotar, mas o GNOME sem chance, não existe outro à altura.

Este post é antigo (2009-09-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.