Para analistas do mercado, nova safra de netbooks ameaça computadores de mesa
Uma nova categoria de netbooks, microcomputadores portáteis menores e mais baratos, pode abalar a estrutura do setor de tecnologia da informação este ano, e tem o potencial de trazer novos concorrentes para um mercado já altamente competitivo.
A maior mudança nos computadores de tamanho reduzido estará naquilo que eles não terão: chips da Intel ou o sistema operacional Microsoft Windows, que dominam os atuais netbooks.
Os novos netbooks, que consomem menos energia, utilizarão a plataforma de processamento ARM, de baixo consumo, que hoje equipa nove em cada 10 celulares, em lugar do chip Intel Atom, que segue a arquitetura x86. A ARM Holdings licencia o uso de sua tecnologia para chips.
Até 10 modelos de netbooks equipados com chips ARM podem chegar ao mercado este ano, de acordo com a própria companhia, que se recusou a identificar os fabricantes específicos. Grandes fabricantes de computadores e os produtores terceirizados asiáticos estão igualmente interessados, disseram analistas. (via g1.globo.com)
Saiba mais (g1.globo.com).
Que venham os netbooks com ARM e Linux!
Excelente notícia.
Espero que o preço, conforme uma notícia anterior, seja irresistível também.
Ubuntu Remix tá maduro pra netbooks?
parece-me q, por escreens q vi, é mto bonito.
[ ]s
Usando a linguagem miguxa: ARM Rox!
E o Android tem potencial para fezer sucesso nestes aparelhos…
Eu apostaria mais em uma distro de grande porte (como Ubuntu, apesar de que eu preferiria Mandriva caso esta mesma fosse portada) que no Android. O Android é mais adequado a dispositivos de menor capacidade, justamente celulares.
“Eu apostaria mais em uma distro de grande porte”
Tanto é que elas tem mandado bem, foram sonoramente chutadas dos atuais netbooks. Enquanto isso o Android veio pelas beiradas, já teve um lançado esses dias com ele, ACER, Asus e outras tem testado também, sem contar outras.
Agora, se vai emplacar, é outra historia. Vai depender de ter aplicações, etc, etc, etc…
Muito interessante. Mas acho dificil ameaçar os computadores de mesa, pelo menos no meu caso. Atualmente tenho um notebook somente e estou precisando comprar logo um desktop.
Eu também tenho um netbook e acho que nao substutui um computador de mesa, mas, e sempre há um mas em tudo, é um excelente complemento. Sobre tudo onde tem só 1 PC e muitas pessoas.
Pena que não custam 300 reais ou 400 reais.
Espero que com essa nova tendência ARM do mercado de netbooks, a Castle finalmente resolva liberar o RISC OS sob alguma licença livre ([L]GPL, ou quem sabe, BSD ou MIT?), para se tornar competitiva neste mercado.
O RISC OS é um excelente Sistema Operacional para arquitetura ARM voltado ao público desktop, que atualmente tem código fonte disponível, mas infelizmente sua licença só libera seu uso gratuito para usos não-comerciais.
“Ubuntu Remix tá maduro pra netbooks?”
Já algum tempo inclui os pacotes da interface usada pelo Remix, que a meu ver é a melhor, no repositório e no GNoblin. Existem outras interfaces, mas a da Canonical é a única que achei source disponível, as outras são fechadas.
ARM, vamos trabalhar para ganharmos TODOS esses novos netbooks, certo GNU/Linux?
Um AcerOne com intel Atom.. custa 240$ dolares no paraguay.. eu pessoalmente já acho barato.. imagina quanto vai ser esse com ARM.. espero que serja bem inferior a esse preço.
acabei de ver no UOL que esses norebooks Android+ARM vai custar $250 dolares.. não vi vantagem.. como falei com esse valor pode se comprar um com processador Intel Atom .. deveria ser mais barato.
Melk,
Algumas fontes estimam um custo de $100:
http://www.informationweek.com/news/hardware/desktop/showArticle.jhtml?articleID=214501114&subSection=All+Stories
http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=55046
Outras estimam um custo de $200:
http://laptopcom.blogspot.com/2009/01/cheaper-netbooks-with-longer-battery.html
Agora esse custo de $250 não vi ser estimado em lugar algum. Deve ser para algum modelo com tela sensível ao toque (touchscreen) ou coisa do tipo, que torna o netbook mais caro.
Eu espero que a estimativa de $100 esteja correta. Vamos esperar pra ver.
Acabei de achar no UOL uma estimativa de $199 para o netbook ARM:
http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2009/01/05/freescale-promete-processador-que-garantira-netbooks-de-us-199/
Isso que lá eles dizem que os netbooks com Atom custam $299 (a notícia é de Janeiro). Para acompanhar a queda nos preços de netbooks com Atom, espero que eles lancem a $150 ou menos.
Grobsch, teremos uma versão do GoblinX para ARM quando esses netbooks estiverem no mercado? :D
desculpem os erros de digitação pessoal..
poxa U$150 ai sim heimmm.. eu compraria um , mesmo já tendo um netbook. ainda mais que estou louco para ver o Android..
Mais uma vez alguém prevendo uma oportunidade do Linux em uma categoria. Previram o sucesso dele nos netbooks e deu no que deu, antes disso nos celulares, agora nos sub-netbooks. Tá parecendo as previsões de “ano do Linux no desktop”.
“Grobsch, teremos uma versão do GoblinX para ARM quando esses netbooks estiverem no mercado?”
Farei o possível, mas não é simples…
@x-pto, por US$ 100,00? hauaha. Acho que já vi este filme :-)
É, concordo com o tenchi, esse papo de 100 dólares é velho. A coisa será assim:
Nos EUA: U$ 250,00, talvez U$ 200,00.
No Brasil: super-duper lançamento, com muita pompa e circunstância. R$ 2.500,00, “somente reservas”. Um bando de imbecis cairá na conversa do marketing.
Que tipo de analista de mercado acha que netbook ameaça computador de mesa? Pra mim, é analista comprado.
Até que enfim cpus ARM disponíveis em ambientes de desenvolvimento que não exigem que o usuário seja engenheiro eletrônico nem hardcore hacker… agora me animo a desenvolver para ARM.
Adão, I_love_ARM está certo: o Android é básicamente Java com um mínimo de linux. Por isso é que não comprei um HTC G1, e ainda estou esperando um smartphone ARM/Linux realmente open source, tipo o FreeRunner, mas com uma cpu mais decente, para aposentar o meu eeePC 700. Enquanto não tem, vou comprar um netbook ARM.
marcosalex, até aonde eu sei, uma parte do pessoal que usa Windows XPirata é a molecada que roda jogos – também piratas – pesadíssimos, que exigem placas de vídeo poderosas, e o resto (a maioria) usa mesmo é o MicrosoftOffice PirateEdition – em ambos os casos o XPirata é só a base. Ambos casos exigem cpus x86, e o único Windows que roda em ARM é o Windows CE – pesado e borrachudo, sem Office, sem bons jogos, sem vergonha. A turminha que fatura ou se diverte ‘drogando’ netboots não vai ter muita clientela…
Mas o verdadeiro motivo do meu post é esse:
Grobsch, eu humildemente acrescentaria um pedido: adaptar o ‘segredo’ da velocidade do PuppyLinux nesta sua eventual distro ARM, ou pelo menos dar uma lida para ver se é possível: http://www.puppylinux.com/development/howpuppyworks.html .