Palm webOS: “a outra” plataforma Linux para telefonia
Por uma série de razões, é muito mais fácil encontrar artigos sobre o Android do que sobre o webOS, lançado mais recentemente e até o momento restrito à esfera da própria Palm e do Palm Pre – enquanto o Android também tem presença limitada em produtos no varejo, mas continua a ser anunciado por uma série de parceiros, cujos produtos – dizem eles – estão logo ali, virando a esquina.
Mas o webOS é interessante tecnologicamente, e este artigo da edição norte-americana da Linux Magazine apresenta vários dos detalhes interessantes, inclusive aspectos sobre o desenvolvimento de aplicativos, a participação do Linux (e do Webkit, e do VirtualBox) e as interações com o SDK e o emulador.
Saiba mais (linux-mag.com).
falta ser opensource como o Android
E ter aplicativos de verdade e utilizaveis, falta ter um programa para sincronização e a Palm ter vergonha na cara e falsificar o identificador de USB para conectar no iTunes.
Acho que o Android tem mais futuro.
Quanto a Palm, acho que falta pouco para bater o prego no caixão, o Pal Pre nao decolou.
Ah, falta funcionar em redes GSM também.
Pra Linux não. Pra UBUNTU.
Acabei de criar um Login, fui baixar a SDK pra dar uma Fuçada. Benga…um .deb para ubuntu….
Vou ter que gambiarrizar a SDK pra rodar no Fedora…
Ele é Open Source. Eu mesmo coloquei o link dos arquivos com as atualizações que a Palm fez nos pacotes e foi publicado no brlinux.
Pior que pelos dados disponibilizados eu estou mais propenso ao Web Os do que ao android, pena que o Palm pre não é GSM.
Julio
falta ser opensource como o Android
Que eu saiba, o Android usa o kernel Linux, mas o resto não é livre, somente a SDK …
O resto do Android não é livre??? Então o que é isso? http://android.git.kernel.org/
josedasilva
O resto do Android não é livre??? Então o que é isso? http://android.git.kernel.org/
É como eu disse e você não entendeu, o kernel Linux é livre, o resto do Android não é GPL.
Excluindo a SDK, claro.
O Android segue a licença Apache 2.0 e com o kernel GPLv2
Salvo engano, a plataforma Android é quase integralmente disponível sob licenças livres sim – ao menos as versões que chegam a ser disponibilizadas ao público externo.
As exceções estão no próprio SDK, que tem partes sob um “Android Software Development Kit License Agreement” não-livre.
O código do Android sob licenças livres pode ser consultado aqui: http://source.android.com/download – inclusive tem uma listagem do conteúdo.
Valeu, Augusto. Erro meu.
E sim tem alguns códigos que podem ser tivoizados e alguns não estarem em conformidade com a licença.
Neno_Molina, Se você tivesse entrado no link que eu colei, veria que lá tem o código fonte de todos os componentes do Android, e não só do kernel.
Obrigado, josedasilva. Mas só dei uma olhada por cima.
Gostei deste Palm, quando vão vender aqui?
Até onde sei, o Android tem uma VM que roda em cima do kernel Linux, o Darvik, e não roda em cima de um xorg, por exemplo. Eu perdi o link, mas vi muitas críticas ao Android e elogios ao webOS num texto de um pesquisador que analisou o firmware do webOS.
A Palm abriu todo o código, tem tudo p/ baixar. Aliás, tem até repositórios ipkg para instalação de pacotes p/ ele… http://opensource.palm.com.
E teremos um GSM até o Natal, mas eu acho q antes ele surge. Mercado europeu e latino-americano.
Eu acho q o webOS será bem-sucedido, mas n sei se será tão abrangente quanto o Android. Que, aliás, é uma promessa q n se cumpre, ao contrário do webOS. Tirando os modelos da HTC, kd os outros produtos c/ Android? Só ouço promessas, mas espero q venham logo outros produtos, pq essa briga tá boa!
A questão é: será que vai ter nego q lançará uma camada de compatibilidade entre aplicativos do android e do webOS, e vice-versa?
Sim, qual é a graça de ser open source se vc não pode fazer a coisa funcionar do jeito que vc quer? :-)
Me corrijam se eu estiver errado: até agora só o G1 e o Magic foram lançados?