Palm Pre – com Linux – chega às lojas dos Estados Unidos
Mesmo descontando todo o hype, o Palm Pre tem vários aspectos interessantes, incluindo o fato de seu uso do Linux e componentes de código aberto no WebOS lembrar muito mais a forma usual de uma distribuição – ao contrário do que ocorre com o Android, por exemplo.
Este artigo de Matthew Garrett apresenta um detalhamento interessante do que pode ser encontrado em uma imagem do firmware que estava disponível para download recentemente (e pode não ser a versão final): kernel 2.6.24, busybox, ipkg, upstart, glibc e mais, organizado em uma estrutura de diretórios que lembra o FHS. Tudo acompanhado dos requisitos da GPL no que diz respeito à disponibilidade do código-fonte.
Da cobertura do iG Tecnologia sobre o lançamento:
Jon Rubinstein, da Palm, declarou que o objetivo da empresa não é tomar clientes da RIM, que fabrica o Blackberry e nem da Apple o iPhone, mas incentivar usuários de celulares mais simples a adquirir um modelo mais avançado, um smartphone mais poderoso. “É sempre bom ver tantas pessoas esperando por um produto no qual você trabalhou”, disse Rubinstein, que no passado ajudou a criar o iPod. (via tecnologia.ig.com.br)
Saiba mais (tecnologia.ig.com.br).
Já sou usário do PALM e senti o vazio das atualizações/correções. Mas na hora que chegar aqui – imagine agora, com o LINUX – serei um dos primeiros a comprar.
Esse artigo
http://mjg59.livejournal.com/111453.html
tem alguns detalhes a mais sobre o linux que é usado neste Palm Pre e há um wiki para desenvolvedores
http://predev.wikidot.com/
Ops, falha minha. Agora vi que o artigo já foi linkado na notícia.
Se ele não tiver a “bolinha”, duvido que tire mercado da RIM, entre os usuarios do blackberry. :D
CDMA !!!
CDMA nos EUA, GSM na Europa.
Existe algum prazo provável para a chegada desse PALM aqui no Brasil?
Enfim, uma verdadeira novidade.
Em breve, num MercadoLivre perto de voc
Baseado em Linux, aplicações capazes de usar HTML/CSS/JS e Adobe anunciando que terá Flash na plataforma?
WIN!