Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Palm diz que vai se concentrar no WebOS, com Linux

Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br):

“O diretor executivo da Palm, John Rubinstein, confirmou recentemente em uma entrevista a decisão da empresa em se concentrar exclusivamente no desenvolvimento de aparelhos equipados com o webOS, sistema baseado em Linux criado pela Palm. É o fim de uma parceria de três anos com a Microsoft e do uso do Windows Mobile em celulares da Palm.

O comunicado foi feito um dia após a Palm anunciar ter superado a receita prevista para o primeiro trimestre fiscal de 2010, em um claro sinal de recuperação da empresa. Os analistas atribuem o crescimento da receita e dos lucros ao grande sucesso do smartphone Palm Pre, equipado com o sistema WebOS sobre Linux. Com ele, as vendas neste semestre fiscal aumentaram 134% (num total de 823 mil unidades) em relação ao trimestre anterior – embora permaneçam 30% inferiores ao mesmo período do ano passado.

Mais detalhes na Linux Magazine Online.” [referência: linuxmagazine.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-09-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Flávio (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 2:52 pm

    Será que é possível sonhar com um equipamento que rode aplicações Android+WebOS+MAEMO+(aplicações Linux comuns) num futuro (próximo ) ?

    Afinal o kernel rodando embaixo essencialmente é o mesmo e o máximo que impede um mobile de ter tudo isso é uma flash+RAM que comporte todas as libs, se aparecer algum mobile que detecte o que cada aplicativo que você vai utilizar necessita e gerencie se vai chamar a API do Android ou a API do WebOS ou a API do MAEMO ou seja lá quem for quando for executar o programa teriamos a Babel de tecnologias rodando sob linux resolvida.

    Mas acho que antes de pensar nisso cada um dos fabricantes tem que disponibilizar aplicativos decentes (com valor agregado) para justificar o uso do seu mobile.

    Sucesso a todos
    Flávio

    Renato (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 3:28 pm

    @Flávio

    O buraco é muito mais embaixo, o Kernel é o mesmo mas isso é apenas um detalhe, pois a API do Android e do WebOs são muito deferentes do POSIX que nós estamos acostumados. E para dar suporte a tudo isso vai um pouco além de adicionar as bibliotecas no sistema.

    Renato (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 3:32 pm

    @Flavio correção: embora o kernel seja Linux, não é o mesmo.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 4:15 pm

    @Flávio

    Os aplicativos para o WebOS são basicamente WebApps, escritos em Javascript/HTML/CSS, então caso o aplicativo não use muitas coisas específicas do MojoSDK, não deve ser muito difícil portar para qualquer outro smartphone moderno (ou seja, qualquer um que não rode windows)

    Agora quanto à aplicativos nativos, eu acho bem difícil, pois o Android é totalmente baseado no tal Dalvik (Java) e o WebOS é baseado no Mojo (Javascript). Só o Maemo que é mais parecido com o GNU/Linux como estamos acostumados, com Gtk, Qt, dbus, etc.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 4:29 pm

    Já foi noticiado aqui(acho) que para android se está buscando uma camada de compatibilidade para rodar em distros Desktop.

    A medida que se tornem públicas e abertas (de fato) as especificações, é certo que esse tipo de integração vai surgir.

    Se não for pra usar, ao menos para facilitar o desenvolvimento e teste das aplicações.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 4:52 pm

    “A medida que se tornem públicas e abertas (de fato) as especificações”

    Tirando o WebOS, todos já são abertos e publicamente disponíveis. Não é porque a coisa é aberta que magicamente vai se tornar compatível.

    ssss (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 5:56 pm

    Afinal eles compraram a fabricante do BeOS justamente para terem pessoal qualificado em desenvolvimento de sistemas operacionais e o windows mobile está caindo e só tende a cair com a concorrência do iPhone, Android, Maemo e outras distribuições linux mobile.

    ttttt (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 6:51 pm

    Baixei o emulador de Windows Mobile da Microsoft aqui pra dar uma olhada e, na boa, aquele negócio é horrível.

    A interface é feia, os aplicativos são ruins (Internet Explorer Mobile? ECA), e às vezes ele mostra mensagens do gênero “Gostaria de participar do programa de aperfeiçoamento de usuários?” e coisas do Windows Update.

    Eles estragaram o Windows CE, que era legalzinho.

    Ainda não testei o WebOS, mas acho que a tendência é WebOS e Android serem bastante adotados. O Symbian provavelmente continuará sendo bastante utilizado também.

    O Maemo veremos apenas nos celulares mais high-end, como o N900, pois ele é um sistema bastante pesado. A vantagem do Maemo é rodar qualquer aplicativo que se roda um computador comum, por ser uma distribuição X11/Linux, e não somente Linux.

    Lembrando que a CPU do N900 é do mesmo modelo que a do Beagleboard e a do touchbook da Always Innovating, ou seja, muito poderosa. O aparelho também tem bastante memória.

    Acredito que em aparelhos high-end como o N900 o sonho do Flávio seja possível, lembrando que o Maemo já roda “aplicativos Linux comuns”, como disse acima. Por esse motivo, e pela capacidade do hardware, os esforços para rodar aplicativos Android em computadores de mesa também podem ser facilmente utilizados nesses aparelhos. Provavelmente algo semelhante para WebOS também será desenvolvido, se é que já não existe.

    Marcio Torres (usuário não registrado) em 22/09/2009 às 10:04 pm

    Tenho um arcaico porém amigão “Treo 650″, o qual eu rodo um linux sobre o mesmo, e acreditem é muito show… apesar da pequena distro está ainda em fase de desenvolvimento. Outra coisa interessante é que as pesquisas no Google sobre OS para dispositivos moveis, dispara na frete sistemas by linux…

Este post é antigo (2009-09-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.