Palm diz que vai se concentrar no WebOS, com Linux
Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br):
O comunicado foi feito um dia após a Palm anunciar ter superado a receita prevista para o primeiro trimestre fiscal de 2010, em um claro sinal de recuperação da empresa. Os analistas atribuem o crescimento da receita e dos lucros ao grande sucesso do smartphone Palm Pre, equipado com o sistema WebOS sobre Linux. Com ele, as vendas neste semestre fiscal aumentaram 134% (num total de 823 mil unidades) em relação ao trimestre anterior – embora permaneçam 30% inferiores ao mesmo período do ano passado.
Mais detalhes na Linux Magazine Online.” [referência: linuxmagazine.com.br]
Será que é possível sonhar com um equipamento que rode aplicações Android+WebOS+MAEMO+(aplicações Linux comuns) num futuro (próximo ) ?
Afinal o kernel rodando embaixo essencialmente é o mesmo e o máximo que impede um mobile de ter tudo isso é uma flash+RAM que comporte todas as libs, se aparecer algum mobile que detecte o que cada aplicativo que você vai utilizar necessita e gerencie se vai chamar a API do Android ou a API do WebOS ou a API do MAEMO ou seja lá quem for quando for executar o programa teriamos a Babel de tecnologias rodando sob linux resolvida.
Mas acho que antes de pensar nisso cada um dos fabricantes tem que disponibilizar aplicativos decentes (com valor agregado) para justificar o uso do seu mobile.
Sucesso a todos
Flávio
@Flávio
O buraco é muito mais embaixo, o Kernel é o mesmo mas isso é apenas um detalhe, pois a API do Android e do WebOs são muito deferentes do POSIX que nós estamos acostumados. E para dar suporte a tudo isso vai um pouco além de adicionar as bibliotecas no sistema.
@Flavio correção: embora o kernel seja Linux, não é o mesmo.
@Flávio
Os aplicativos para o WebOS são basicamente WebApps, escritos em Javascript/HTML/CSS, então caso o aplicativo não use muitas coisas específicas do MojoSDK, não deve ser muito difícil portar para qualquer outro smartphone moderno (ou seja, qualquer um que não rode windows)
Agora quanto à aplicativos nativos, eu acho bem difícil, pois o Android é totalmente baseado no tal Dalvik (Java) e o WebOS é baseado no Mojo (Javascript). Só o Maemo que é mais parecido com o GNU/Linux como estamos acostumados, com Gtk, Qt, dbus, etc.
Já foi noticiado aqui(acho) que para android se está buscando uma camada de compatibilidade para rodar em distros Desktop.
A medida que se tornem públicas e abertas (de fato) as especificações, é certo que esse tipo de integração vai surgir.
Se não for pra usar, ao menos para facilitar o desenvolvimento e teste das aplicações.
“A medida que se tornem públicas e abertas (de fato) as especificações”
Tirando o WebOS, todos já são abertos e publicamente disponíveis. Não é porque a coisa é aberta que magicamente vai se tornar compatível.
Afinal eles compraram a fabricante do BeOS justamente para terem pessoal qualificado em desenvolvimento de sistemas operacionais e o windows mobile está caindo e só tende a cair com a concorrência do iPhone, Android, Maemo e outras distribuições linux mobile.
Baixei o emulador de Windows Mobile da Microsoft aqui pra dar uma olhada e, na boa, aquele negócio é horrível.
A interface é feia, os aplicativos são ruins (Internet Explorer Mobile? ECA), e às vezes ele mostra mensagens do gênero “Gostaria de participar do programa de aperfeiçoamento de usuários?” e coisas do Windows Update.
Eles estragaram o Windows CE, que era legalzinho.
Ainda não testei o WebOS, mas acho que a tendência é WebOS e Android serem bastante adotados. O Symbian provavelmente continuará sendo bastante utilizado também.
O Maemo veremos apenas nos celulares mais high-end, como o N900, pois ele é um sistema bastante pesado. A vantagem do Maemo é rodar qualquer aplicativo que se roda um computador comum, por ser uma distribuição X11/Linux, e não somente Linux.
Lembrando que a CPU do N900 é do mesmo modelo que a do Beagleboard e a do touchbook da Always Innovating, ou seja, muito poderosa. O aparelho também tem bastante memória.
Acredito que em aparelhos high-end como o N900 o sonho do Flávio seja possível, lembrando que o Maemo já roda “aplicativos Linux comuns”, como disse acima. Por esse motivo, e pela capacidade do hardware, os esforços para rodar aplicativos Android em computadores de mesa também podem ser facilmente utilizados nesses aparelhos. Provavelmente algo semelhante para WebOS também será desenvolvido, se é que já não existe.
Tenho um arcaico porém amigão “Treo 650″, o qual eu rodo um linux sobre o mesmo, e acreditem é muito show… apesar da pequena distro está ainda em fase de desenvolvimento. Outra coisa interessante é que as pesquisas no Google sobre OS para dispositivos moveis, dispara na frete sistemas by linux…