Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Padroeira: Shakira, Nelly Furtado e Norah Jones questionam posicionamento de Lily Allen contra fãs que compartilham músicas sem autorização

A artista colombiana Shakira, a canadense Nelly Furtado e a cantora inglesa Lily Allen podem ser comparadas entre si por uma variedade de atributos, mas agora um deles justifica a menção simultânea das 3 aqui no BR-Linux.


Shakira, Nelly Furtado e Lily Allen

Segundo a cobertura da imprensa internacional, as duas primeiras se posicionaram de forma contrária às declarações da última, que recentemente publicou sua opinião contrária aos downloads não-autorizados de músicas em redes P2P e similares, argumentando que poderiam ser prejudiciais aos artistas, e em especial aos que estão no início de carreira.


Shakira

O BR-Linux não é a favor de nenhum ato ilegal, mas é plenamente favorável a manifestações de opinião de autores e artistas que ajudem a fundamentar a rediscussão modernizante do modelo vigente de direito autoral, em especial quando ajudam a negar o velho argumento de que as gravadoras reagem contra o pessoal que compartilha músicas em P2P por estarem preocupadas em defender os interesses dos artistas – nem todos eles assinam embaixo disso (mas não é o caso de Lily Allen, cujos argumentos também merecem ser ouvidos, e já apareceram por aqui anteriormente).


Shakira: “É a democratização da música, de certo modo.”

Por essa razão, e pelo posicionamento descrito abaixo, declaro que a artista colombiana Shakira fica oficialmente elevada ao panteão oficial do BR-Linux das Padroeiras da Modernização dos Direitos Autorais.

Antes de prosseguir, uma retrospectiva breve: segundo a descrição do Sky News, Lily Allen fez um chamado a que os compartilhadores de arquivos ilegais sejam coibidos, e a situação corrente seria uma crise na indústria musical sobre se os fãs devem ou não poder ouvir música sem pagar.

A mesma cobertura comenta que Shakira foi questionada sobre a manifestação de sua colega inglesa Lily e pegou a rota oposta à dela: Shakira acha inevitável que compartilhem os arquivos de suas músicas, e diz que gosta disso, porque se sente mais próxima dos fãs e das pessoas que apreciam sua música. E Shakira não é alguém que não tem nada a perder: um de seus discos vendeu mais de 13 milhões de cópias, e em 2006 era dela o posto de intérprete da música mais bem-sucedida comercialmente da década até então.


Nelly Furtado também opinou

Nelly Furtado não foi tão longe, mas manifestou não compartilhar da preocupação que a inglesa disse ter com o obstáculo que os downloads poderiam representar para os artistas iniciantes. Penso que um ou outro deles até se beneficia da difusão por meio da disponibilização não-controlada via P2P e similares…


Norah Jones

A mesma notícia ainda fala da opinião de Norah Jones, que disse que ela mesma fica feliz se as pessoas ouvem assim, e que acha ótimo que quem não tem dinheiro para comprar discos pode ter acesso à sua música. Mas ela também acha que isso não é ideal para as indústrias, e nega a artistas iniciantes a oportunidade de faturar vendendo discos – mas ao menos eles ganham com os shows, ela acrescenta.


• Publicado por Augusto Campos em 2009-10-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Xtian Xultz (usuário não registrado) em 21/10/2009 às 9:44 am

    Augusto, eu acredito que este tipo de matéria no br-linux carece um pouco de imagens, acho importante colocar mais (muitas mais) imagens e fotos das artistas para nos ambientarmos melhor sobre a opinião e associar à pessoa.
    Se o artista for masculino, a foto dele é completamente desnecessária.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 21/10/2009 às 9:52 am

    Se o artista for masculino, a foto dele é completamente desnecessária. X2

    Minha opnião é que as bandas novas tem que ver as novas tecnologias como oportunidade. As gravadoras a muito tempo não patrocinam boa musica, apenas funk pornografico ou banda emo que só tem aparencia para encantar as adolescentes. Então se a banda quer aparecer pode fazer como a Banda Seminovos do http://www.charges.com.br que disponiliza todo seu repertorio online, e aos poucos estão ficando conhecidos e fazendo shows ( aonde atualmente os artistas realmente fazem dinheiro).
    Quem mais toma prejuízo com isso é a gravadora, tanto que elas lutam com unhas e dentes para conter o compartilhamento digital. Se as gravadoras não arrumarem outro jeito de ganhar dinheiro com o tempo vão falir mesmo. A pirataria pode ser injusta, mas os preços que as gravadoras tem também não são justos, mas muita coisa caiu de preço depois da pirataria. Ou seja, apesar de injusta a pirataria tras concorrência, algo que se existisse antes da pirataria, talvez os preços fossem bom o bastante para ela não chegar a existir.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 21/10/2009 às 10:02 am

    Shashá poderia voltar a usar cabelos morenos…

    Aham, com relação à notícia, é aquela velha história: downloads servem para divulgar seu trabalho, já que tentar ganhar todo o seu dinheiro com CDs a essa altura do campeonato é remar contra a maré.

    Eu pessoalmente acho que essa “indústria” fonográfica, que me obriga a ver e ouvir toda essa diarréia que passa na TV e no rádio, merece mesmo o castigo (prejuízo) que está levando.

    self_liar (usuário não registrado) em 21/10/2009 às 10:29 am

    Vamos pensar um pouco .O que alguns cantores e gravadoras esquecem que era do dinheiro massivo criado de um único album acabou.Acabou a história de lucrar 25 milhoes por album.

    O sistema de copyright é injusto nos primeiros 5 anos de venda a pessoa consegue recuperar tudo o que ela gastou para fazer o cd .Em teoria depois disso , todas as músicas deveriam cair em domínio público.

    O copyright não é diferente de um trabalho assalariado .Voce faz o trrabalho ,recebe por ele e depois terá que fazer mais trabalho novo para receber mais .

    No entanto as inescrupulosas corporações obcecadas por lucro , querem ganhar 1 ano de trabalho por 90 anos ou mais.

    miranda (usuário não registrado) em 21/10/2009 às 10:29 am

    Ahhhhhh…….Shakira!!! Mui bela chica, yo amo!!!

    Frank (usuário não registrado) em 21/10/2009 às 10:38 am

    A era das gravadoras está acabando. E os executivos sabem disso. Porém, brigam para continuar ganhando muita grana enquanto podem tentando estender o seu tempo de vida.

    No futuro os artistas licenciarão suas músicas sob licença Creative Common ou similares, permitindo o compartilhamento online das mesmas, e passarão a ganhar dinheiro com shows ou quando algum outro artista resolver tocar a sua música (ao vivo ou regravando em estúdio).

    Rudá (usuário não registrado) em 21/10/2009 às 11:13 am

    A Nelly Furtado tem a melhor opinião, com certeza.

    Webmarlin (usuário não registrado) em 21/10/2009 às 11:14 am

    Na minha opinião, no que diz respeito a este debate, sem levar em conta a opinião das cantoras, se elas terão prejuizo ou não, se o mercado fonográfico vai enfrentar uma crise sem precedentes na história, o que eu acho é que, com certeza… sem sombras de dúvida, a Shakira é a mais gostosa.

    Uma correção na chamada: as duas primeiras (Shakira e Nelly Furtado) se posicionaram contra a última (Lili Allen).

    É, Thadeu, acho que alguma coisa me distraiu. Vou corrigir a frase em que troquei as bolas.

    Alberto (usuário não registrado) em 21/10/2009 às 12:48 pm

    Hehe, pudera Augusto, tinha mesmo motivo para se distrair :P

    Alexandre Cunha (usuário não registrado) em 21/10/2009 às 1:00 pm

    Ter uma postura moderada quanto à partilha pode ser para os artistas uma boa estratégia publicitária. Sobretudo neste tipo de casos em a declaração é feita em oposição à opinião de outro artista e que tenha um público alvo semelhante.
    Bom golpe publicitário.

    Xtian Xultz (usuário não registrado) em 21/10/2009 às 1:20 pm

    Eu concordo com várias opiniões a respeito do direito autoral das músicas, principalmente no tocante ao fato da Shakira ser a mais gostosa, mas eu me casaria sem pensar nem 1 microsegundo com a Norah Jones.

    BSN (usuário não registrado) em 21/10/2009 às 1:25 pm

    Acho injusto a elevação da Shakira ao panteão oficial do BR-Linux.

    Afinal, a Nelly Furtado também merece. Ô se merece….
    ;D

    Dorival (usuário não registrado) em 21/10/2009 às 2:45 pm

    Realmente, baixar esse gênero de música é um crime.

    Adoro a Shakira também, especialmente dançando nestes clipes/vídeos :-)

    http://www.youtube.com/watch?v=MsyqGdpAlAk

    http://www.youtube.com/watch?v=mtnix7W9NKY

    http://www.youtube.com/watch?v=_e4yn8ZWEr8

    A pirataria hoje em dia tem um efeito mais positivo do que negativo para artistas porque divulga sua obra e nome, aumentando o faturamento dos shows e criando muitos fãs, que acabam comprando DVDs dos melhores shows para ter.

    É como a MTV e canais de música semelhantes. A divulgação dos clipes musicais faz de muitos artistas ídolos pop.

    Eu adoro comprar DVDs de shows de meus artistas preferidos mas graças à internet e sites como o youtube conheci muitos artistas novos.

    Eder Jordan (usuário não registrado) em 21/10/2009 às 7:15 pm

    Olá Manoel, boa noite!

    Obrigado pela indicação dos 3 links dos vídeos no YouTube!

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 21/10/2009 às 7:59 pm

    Aquela foto ali da Nelly “promiscuous girl” Furtado é uma maravilha.

    Dinheirão gasto processando pessoas e pagando empresas que monitoram (espionando ilegalmente as vezes) redes p2p…

    Provavelmente com metade de tudo que investiram conseguiriam contratar uma empresa para desenhar e desenvolver uma plataforma capaz de ao menos competir com a iTunes.

    Poderiam inclusive oferecer preço mais competitivo e com a vantagem de não causar tanta antipatia como quando ficam ameaçando pessoas.

    No final das contas as pessoas devem baixar muito mais por comodidade do que devido ao preço.

    Renan (usuário não registrado) em 21/10/2009 às 9:22 pm

    Eu não tenho nenhuma dificuldade em baixar coisas que gosto em FLAC ou MP3 de 256Kbps ou mais.

    Agora, vai comprar músicas on-line? Normalmente elas têm DRM (ou seja, nada de ouvir no celular, no MP3 player ou no som do carro) e com qualidade média apenas.

    Me deem uma alternativa que valha a pena, com bom custo-benefício, e eu considero.

    André (usuário não registrado) em 22/10/2009 às 7:51 am

    Eu pessoalmente acho que essa “indústria” fonográfica, que me obriga a ver e ouvir toda essa diarréia que passa na TV e no rádio, merece mesmo o castigo (prejuízo) que está levando.

    Olha, meu caro, você só ouve porque quer… todos os aparelhos radiofônicos e televisivos possuem um botão chamado Power ou On/Off que serve justamente para desligá-los…

    O sistema de copyright é injusto nos primeiros 5 anos de venda a pessoa consegue recuperar tudo o que ela gastou para fazer o cd .Em teoria depois disso , todas as músicas deveriam cair em domínio público.

    Como você mesmo citou, uma obra – seja ela uma música, um filme, um livro ou um software – apenas cai em domínio público – pelo menos de acordo com a legislação brasileira – 80 anos após sua publicação original.

    Frank (usuário não registrado) em 22/10/2009 às 9:50 am

    @Manoel Pinho

    A pirataria hoje em dia tem um efeito mais positivo do que negativo para artistas porque divulga sua obra e nome, aumentando o faturamento dos shows e criando muitos fãs, que acabam comprando DVDs dos melhores shows para ter.

    Concordo. Um bom exemplo disso nós vimos na indústria de software. Enquanto a IBM criava inúmeros meios de evitar a pirataria do seu OS/2 a Microsoft deixava que o Windows fosse copiado à vontade. O resultado disso é que o segundo caiu no gosto do público pela facilidade de acesso e hoje é o SO mais utilizado, enquanto o primeiro foi descontinuado por falta de usuários.

    Frank (usuário não registrado) em 22/10/2009 às 10:17 am
    Eu pessoalmente acho que essa “indústria” fonográfica, que me obriga a ver e ouvir toda essa diarréia que passa na TV e no rádio, merece mesmo o castigo (prejuízo) que está levando.

    Olha, meu caro, você só ouve porque quer… todos os aparelhos radiofônicos e televisivos possuem um botão chamado Power ou On/Off que serve justamente para desligá-los…

    André, acho que o que o Clésio Luiz quis dizer é que os meios mais comuns de ouvir e conhecer novas músicas e artistas é através do rádio e da televisão. Porém, o que eles nos apresentam são músicas de compositores de baixa qualidade e sem criatividade que visam apenas o lado comercial do negócio negligenciando o lado artístico. Você tem razão ao afirmar que nós só ouvimos por que queremos, mas bem que os meios de comunicação podiam nos apresentar coisas melhores.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 22/10/2009 às 12:27 pm

    Sinceramente, com estas fotos quem está interessado em compartilhamento de músicas? Tá mais pra compartilhmanento entre adeptos do onanismo.

    Voltando a questão, a Lily Allen é persona “non grata” no meio da música pop, ninguém gosta de uma ninfetinha metida que não deu muito duro e tem papai importante pra alavancar a carreira (o que significa a exclusão do “teste do sofá”), então pra mim a Shakira, a Nelly e tutty quanti estão mais é com birra.

    Caiam na real, essas mulheres ganharam muuuuuuita grana nos últimos 10 anos vendendo CDs e agora pousam de santarronas, por favor.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 22/10/2009 às 12:34 pm

    Cultura Inútil
    O clipe da Shakira é Las de la intuición (http://pt.wikipedia.org/wiki/Las_de_la_Intuici%C3%B3n) e faz parte do álbum Fijación Oral Vol 1…Fixação oral com Shakira soa muito tentador…

    Zombie ufa (usuário não registrado) em 22/10/2009 às 4:39 pm

    Coloca aí na listas de musas a Joss Stone: http://bit.ly/2YKV3H

    Wesley (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 8:51 am

    Alguém sabe me dizer se tem como baixar a Shakira aqui pra casa, não precisa vir completa não, pode ser sem as roupas!?

    Antônio Rosa de Souza (usuário não registrado) em 26/10/2009 às 10:26 am

    Pessoal veja em questão o ponto de que esse download acaba trazendo por parte beneficios para alguns artistas.
    Banda Djavu pronto até onde sei não há album oficial por qualquer gravadora. É tudo gravado por fãns e ouvi comentarios que essa banda já chegou a fazer três shows em um dia.
    As pessoas baixam da web gostam das musicas e vão para o show.
    O que traz realmente dinheiro é o show e não venda de CD’S ou DVD’S.
    E cada dia mais é como está escrito acima a epoca das gravadoras está chegando ao fim.
    Muitos artistas estão a procura de gravadoras independentes.

    Fabiano Shark (usuário não registrado) em 27/10/2009 às 8:34 am

    Shakira is the best!

Este post é antigo (2009-10-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.