Oracle SQLDeveloper: ferramenta gráfica para administração Oracle no Linux
“Uso o Linux (atualmente o Ubuntu 8.10) principalmente para desenvolver sistemas em Java e presto serviços para algumas empresas que em sua grande maioria tem como principal banco de dados o Oracle. Como a maioria das boas ferramentas são feitas exclusivamente para windows (SQLNavigator, Developer, TOAD etc) e não existem muitas ferramentas para Linux então sempre fui atrás de um boa ferramenta gráfica para trabalhar com o banco de dados Oracle no Linux.
Muitas vezes usei apenas o cliente de linha de comando da Oracle, o SQLPlus. Mas depois de algumas pesquisas no google achei o TOra – Toolkit For Oracle, uma ferramenta free desenvolvida pela Quest (mesma do TOAD) que quase resolveu meus problemas. Conseguia fazer quase tudo com ela e usei ela por um longo tempo (mais de 2 anos). Mas apesar de ser uma boa ferramenta, ela tinha alguns probleminhas (…) Até que peguei um novo computador e tive que prestar um serviço a um cliente e não lembrava o roteiro para instalação do TOra e como não tinha muito tempo, voltei ao google e achei o Oracle SQLDeveloper.
Este dia marcou a despedida ao TOra e passei a usar o Oracle SQLDeveloper. Agora vou falar um pouco dessa ótima ferramenta para administração de bancos Oracle listando alguns tópicos que eu achei interessantes e que utilizo com mais frequência.”
Enviado por Alessandro Dourado (adouradoΘgmail·com) – referência (softag.com.br).
Sobre o Tora:
Não era atualizada a muito tempo e os pacotes de instalação estavam mais desatualizados que o repositório de código;
Isso mudou, existe desde novembro-2008 a versão 2.0, que usa a Qt4.*
Difícil instalação – como não existia pacotes atualizados, tínhamos que baixar os fontes, alterar um fonte que não compilava (não lembro mais qual é) e compilar. Além de ter que instalar o Client do Oracle e configurar o TNS;
Nem tanto, é preciso compilar a Qt4.* gerando os plugins sql para os bancos suportados pelo Tora (mysql, postgresql e odbc). Quanto ao Oracle, também não é difícil instalar.