Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Oracle se pronuncia sobre futuro das áreas de hardware da Sun

O CEO da Oracle, Larry Ellison, desmentiu boatos de que ele iria se desfazer da empresa de hardware Sun Microsystems, a qual a Oracle planeja adquirir por 7 bilhões de dólares.

Ellison surpreendeu o Vale do Silício, nos EUA, no mês passado, ao assinar um acordo de compra da Sun, quarta maior fabricante de servidores e desenvolvedora dos softwares Java e Solaris.

Alguns analistas têm especulado que a Oracle, maior empresa mundial de bancos de dados, na verdade estaria buscando os ativos da Sun e que eventualmente iria revender o negócio.

“Nós definitivamente não iremos abandonar o negócio de hardware”, afirmou Ellison. “Se uma empresa cria tanto hardwares quanto softwares, ela pode criar sistemas muito melhores do que as que apenas desenvolvem softwares. É por isso que o iPhone da Apple é muito melhor do que os telefones da Microsoft”, afirmou.

Ellison também disse que planeja impulsionar investimentos na linha SPARC de microprocessadores da Sun, que são usados em seus computadores Unix.

“Cremos que criar nossos próprios chips é extremamente importante. Até a Apple faz seus próprios chips hoje em dia,” disse. (via info.abril.com.br)

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-05-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Livio Ribeiro (usuário não registrado) em 8/05/2009 às 2:17 pm

    Estaria a Oracle disposta a trilhar o mesmo caminho da Apple? quem sabe lance um computador pessoal baseado na plataforma Sparc…

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 8/05/2009 às 2:31 pm

    @Livio

    a Oracle é muito baseada no setor corporativo. Se mudasse para atender o público doméstico seria algo muito radical e arriscado.

    Se a Oracle fortalecer os Sparc e o mundo Unix já está de bom tamanho. Barrar um pouco a onda de idiotização que está acontecendo.

    Muita gente usando produtos MS com Next, next, finish. Não sabem nada de nada, mas criam assinaturas de mail com “Administrador de Rede / Sistemas” e depois perguntam coisas básicas nas listas de sistemas para Admins.

    @ Livio

    Não tem nada de computador pessoal na Oracle, ela quer é amarrar tudo nas soluções próprias dela.

    Vão rodar Oracle Database com Oracle Fusion Middleware em cima de Oracle Solaris em cima de Oracle SPARC.

    Com a compra da SUN ela adquiriu controle total sobre todo o stack de hardware e software.

    E vai ter cliente mais que feliz querendo isso.

    Xtian Xultz (usuário não registrado) em 8/05/2009 às 3:12 pm

    Alguém sabe onde compro um celular da Microsoft?

    Fulano (usuário não registrado) em 8/05/2009 às 3:22 pm

    E vai ter cliente mais que feliz querendo isso.

    É isso mesmo. Na empresa onde trabalho, foi necessário atualizar a dubla DB2/400 e OS/400 que só rodam nos iSeries novos, que tiveram que ser comprados. O hardware foi metade do preço da atualização, que não foi nada barata e os antigos vendidos praticamente como sucata. A IBM agradece. Se a oracle conseguir entrar nesse jogo, vai ser ótimo pra ela.

    rgrlinux (usuário não registrado) em 8/05/2009 às 3:34 pm

    @Xtian Xultz

    Da MS não sei mas com o WM existem muitos.

    Xtian, imagino que o Larry estivesse se referindo aos celulares que a Microsoft apresenta ao mercado em parceria com outras empresas (“mobile partners”) como a LG e a HTC.

    hell (usuário não registrado) em 8/05/2009 às 3:58 pm

    Mas a Apple sempre fez seus próprios chips desde o século passado.

    PS: Mas que empresa velha, parece até o Vaticano.

    MidnightHunter (usuário não registrado) em 8/05/2009 às 4:03 pm

    Sei perfeitamente do que “o cara” estava falando: celulares com Windows Mobile.

    Entretanto,

    Do jeito que a MS anda, com Zune, XBox, Windows Mobile e planos de fazer seus sistemas rodarem em mais plataformas, até que eu não me surpreenderia se eles lançassem um celular.

    Sidney (usuário não registrado) em 8/05/2009 às 4:32 pm

    Este é um exemplo de tradução mal feita. O texto diz que EVENTUALMENTE iria revender o negócio. Bem, eventualmente no português todos nós sabemos o que significa: “acontece em certa raridade, de tempos em tempos, sem regras bem definidas”. Mas “eventualy” do inglês significa algo bem diferente: “em algum momento acontecerá”.

    E creio ter sido isso que o texto original quis dizer: que em algum momento (e certamente) a Oracle revenderá o negócio.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 8/05/2009 às 4:58 pm

    É a dona Apple fazendo escola… :P

    Fmiranda (usuário não registrado) em 8/05/2009 às 5:16 pm

    Nesta história quem aparentemente vai dançar é a HP que tinha parceria com a Oracle nos servidores Hexadata lançados recentemente.
    Creio que a próxima geração destes servidores virá com a dupla Sparc/Solaris ou Sparc/Enterprise Linux no lugar do hardware HP usado atualmente.
    A intenção da Oracle é clara, o cliente pede: Quero usar o Siebel, OAS, Peoplesoft, etc. e a Oracle irá entregar um servidor completo.

    Nilson (usuário não registrado) em 8/05/2009 às 6:13 pm

    Nossa que invejinha da Apple hein?

    Paul (usuário não registrado) em 8/05/2009 às 6:49 pm

    Nos desktops a Apple não fez exatamente o contrário, e agora está usando chips Intel?

    @Sidney

    a tradução não está mal feita, o eventualmente que aparece no texto quer dizer “em algum momento acontecerá” mesmo. Entretanto, como está claro no texto, essa é a aposta dos analistas e o presidente da Oracle veio pra desmentir isso. A matéria é justamente sobre isso.

    gilsonpop (usuário não registrado) em 8/05/2009 às 10:25 pm

    olha eu acredito que a HP pode até ganhar com esse negocio da oracle, não vejo porque a oracle abandonar as opções que tem, e a concorrência da hp pode ajudar a alavancar os valores dos novos servidores da oracle que já virão com bd nativo ahahha isso é muito bom, o principal foco é uma linguagem de programação que funciona melhor com o banco de dados oracle isso é o intuito melhorar performa com o oracle sistema distribuidos com banco de dados e servidor de banco de dados proprio isso é excellente juntou a fome com a vontade de comer só tem a ganhar, meu único medo é passar de free o java para proprietario, deixando somente o básico do básico free.

    Cadu (usuário não registrado) em 8/05/2009 às 10:40 pm

    A Apple não faz mais seus próprios chips, e nunca fez os chips dos iPods ou iPhone.

    Ronaldo (usuário não registrado) em 8/05/2009 às 10:40 pm

    A Apple ainda desenvolve chips? Dessa eu não sabia…

    Eu sabia que no passado eles participaram do desenvolvimento de um chip muito bom – o ARM:

    “Apple and Acorn began to collaborate on developing the ARM, and it was decided that this would be best achieved by a separate company.[4] The bulk of the Advanced Research and Development section of Acorn that had developed the ARM CPU formed the basis of ARM Ltd when that company was spun off in November 1990. Acorn Group and Apple Computer Inc each had a 43% shareholding in ARM (in 1996[5]), while VLSI were an investor and first ARM licensee.[6]”

    http://en.wikipedia.org/wiki/Acorn_Computers#ARM_Ltd

    Ronaldo (usuário não registrado) em 8/05/2009 às 11:51 pm

    Cadu, Se você considerar que no passado ela participou significativamente do projeto do ARM, então ela fez sim.

    Paul (usuário não registrado) em 9/05/2009 às 8:15 am

    Ronaldo, no passado ela participou, e agora migrou para os Intel. A notícia diz que ela agora está fazendo chips, e ninguém sabe onde.

    Ronaldo (usuário não registrado) em 9/05/2009 às 10:15 am

    Paul, Não estou falando do PowerPC. Esses a Apple realmente não usa mais faz tempo.

    Estou falando do ARM, que é usado no iPhone e no iPod. Eu só não sei de qual porcentagem da ARM Holdings a Apple é dona atualmente, mas inicialmente ela tinha 43% das ações, e colaborava com o desenvolvimento dos chips.

    Belverde (usuário não registrado) em 9/05/2009 às 11:55 am

    Sobre empresas usarem Linux, existem várias, a empresa onde trabalho atualmente por exemplo tem cerca de 40 computadores na matriz e duas filias com cerca de 30, isso perfaz quase 100 computadores onde 80 % rodam Linux. Mandriva e Kubuntu. Não fui eu quem fiz esta implantação. Foi tentado incialmente com o gnome, mas os usuários não se adaptaram, reclamavam que era confuso, “feio” (sic) e estranho (sim, eu não gosto do gnome, mas estas não foram constatações minhas, eu nem estava na empresa ainda). Com o KDE a aceitação foi muito maior, não sem resistências claro, e até hoje o KDE é o padrão (até o momento só a área de coordenação migrou para o KDE 4.2).

    Será que isso aconteceu, como dizem alguns, porque a interface do KDE é mais parecida com o windows ? Pode ser, pois a maioria dos usuários vinham de ambientes com windows, mas isso não muda nada em relação a pouca usabilidade e integração do gnome.

    Além disso temos 8 servidores (incluindo o firewall) rodando Debian.

    E tudo vai muito bem, obrigado…

    Belverde

    Belverde (usuário não registrado) em 9/05/2009 às 12:09 pm

    Oooooops… post no artigo errado, foi maus… isso é que dá trabalhar com várias abas ao mesmo tempo…

    Desculpem-me !!

    Belverde

    Gabriel Mazetto (usuário não registrado) em 10/05/2009 às 10:19 pm

    Recentemente mesmo a apple adquiriu uma fabricante de chips asiática. As especulações se voltam em desenvolver um chip específico pro próximo iPhone.

Este post é antigo (2009-05-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.