Oracle e Sun: Impacto sobre mercado de código aberto leva Departamento de Justiça a pedir mais tempo para analisar decisão
A preocupação gira em torno do licenciamento do Java, segundo o IDG Now, cuja cobertura reproduzo parcialmente a seguir:
O Departamento de Justiça (DOJ) dos Estados Unidos vai levar mais tempo do que o esperado para examinar a aquisição da Sun Microsystems pela Oracle. De acordo com a companhia, quase todos os detalhes foram resolvidos com o DOJ, exceto por questões relacionadas à forma como os direitos para a ferramenta Java são licenciados.
O prazo inicial para a análise da aquisição terminou na última sexta-feira (26/6), mas o DOJ está preocupado que a modificação do atual modelo de licenciamento da linguagem de programação da Sun possa causar impacto negativo no mercado de código livre.
Em um comunicado, Dan Wall, conselheiro da Oracle, afirma que espera que as investigações do DOJ terminem em breve para que a finalização da aquisição seja realizada até setembro. (via idgnow.uol.com.br)
Saiba mais (idgnow.uol.com.br).
“Departamento norte-americano de justiça teme alterações na forma como a linguagem de programação Java é licenciada.”
Poxa, não entendo porque a Oracle não se pronuncia logo quanto a isso. Não só em relação ao Java mas tambem ao OpenOffice, MySQL, Virtual Box, etc, etc…
Por que, muito provavelmente o que ela tem pra dizer, não vai agradar a quase ninguém.
hehehe… desconfio que sim..
Mas ela já se pronunciou diversas vezes, inclusive na JavaOne.
Falar não resolve muita coisa.
O que vale é o que está escrito.
A licença do JAVA nunca foi algo que deixasse todo mundo tranquilo e agora com essa GRANDE mudança no cenário é natural que existam esses temores.
@The Darkness
Com que base voce diz que a licenca do Java (aprovada pela OSI) não deixa tranquilo ?
O Java hoje é GPLv2.