Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Oracle diz que vai competir – usando Java(?!) – no mercado de netbooks

O CEO da Oracle, Larry Ellison, pretende entrar no negócio de notebooks de baixo custo, um dos setores da indústria de tecnologia que mais crescem. Ele fez os comentários a respeito — inclusive reeditando algumas promessas suas que estão em aberto desde o século passado — durante sua primeira declaração pública desde que a Oracle anunciou seus planos para comprar a Sun.

Segundo a Info, Ellison declarou na terça-feira (02/06) que planeja ingressar no mercado de netbooks após a conclusão da compra da Sun Microsystems, que controla a linguagem de computação Java, a qual, segundo o executivo, pode ser usada para operar netbooks.

“Não vejo motivo para alguns desses dispositivos não serem da Sun”, afirmou Ellison, “Haverá computadores essencialmente baseados em Java.”

Se ele estiver certo, a novidade colocaria a Oracle na posição de concorrente de empresas como Google, HP, Dell e Acer, que fabricam netbooks ou desenvolvem programas para eles. (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2009-06-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    devnul (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 3:07 pm

    Ou seja, vai a oracle entrar em uma área que tem gente (muito) forte já estabelecida…

    Para mim, ela vai dar com os burros nágua…

    .deb (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 3:12 pm

    Será que é agora que a Oracle encontra com o Architect e tramam o futuro da Matrix?
    Cuidado Mr. Anderson!

    Pascal (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 3:16 pm

    Eu adoraria ter um Netbook rodando basicamente sobre Java! :)

    Seria muito útil como peso de papel ou peso de papel, e talvez sirva como peso de papel também.

    =]

    Diogo (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 3:35 pm

    Sou desenvolvedor JAVA, e posso afirmar que java não chega nem perto de uma linguagem para SO, ela é forte em sistemas de informação.

    Para um SO, só vai servir de peso de papel como disse o colega acima. Teria que ter um super netbook para rodar legal, fugindo do escopo dos netbooks

    Guga (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 3:40 pm

    porque desenvolvedores java adoram escrver o nome da linguagem todo em maiusculo?

    cristo (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 3:49 pm

    Eu já achei a noticia ótima, como um Java Developer creio que isso vai ajudar muito a evoluir a tecnologia, principalmente agora que está vindo o JavaFX.

    Agora só faltou a noticia do lançamento do JavaFX oficial para Linux, já que a sun está disponibilizando lá no site deles, eu mesmo já baixei e instalei na minha máquina e por sinal está muito bom.

    Mas creio que tem dois pontos que a sun deveria acrescentar a tecnologia Java como um todo:

    1 – Usar o conceito de geração de binário (assim como ocorre com .Net/Mono com os opticodes).
    2 – Substituir o Jar por uma linkagem estática (como ocorre com o Android e .Net/Mono), já que além de mais seguro também possui uma melhor execução, considerando ainda que acaba com a zona que é gerada pelo Manifest.MF.

    Mesmo sabendo que em matéria de tecnologia .Net/Mono são melhores e mais evoluídos que Java, ainda sim prefiro Java devido a enorme quantidade opções de desenvolvimento e por ser uma tecnologia mais centrada no desenvolvedor.

    Rodrigo Kumpera (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 3:59 pm

    Ou seja, a Oracle vai ser a primeira a lançar netbooks cuja configuração mínima inclui 4Gb de ram.

    Agora só resta a dúvida se o desktop vai ser ser o JGNOME ou KDE4J. :P

    cristo (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 4:00 pm

    @Diogo

    Sinto muito, mas tenho de discorda de você, pois a prova disso é o Android, ele não é todo escrito em Java, mas o que é escrito em C só são apenas o kernel (Linux), e algumas bibliotecas, já o resto é somente Java, todas as aplicações usadas são em Java tudo lá é Java.

    O que o CEO da Oracle quer dizer é em relação a isso, seria até meio que um absurdo fazer um SO inteiro em Java (JavaNODE), sem contar de trabalhoso, o que ele quer mostrar é justamente permitir que as aplicações usadas no netbook sejam apenas em Java e não sua infra estrutura inferior.

    Creio que ele irá aproveitar o OpenSolares para ser usado em tais equipamentos só que bem mais modelado ao objetivo.

    S (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 4:12 pm

    O pessoal acha que o JAVA é pesado por causa do Swing que realmente é peso pesado. Mas JAVA pode usar GTK que fica levinho.
    Eu programo em JAVA e crio aplicações usando JAVA-GNOME e ninguém nunca reclamou de lentidão.

    Java (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 4:20 pm

    É lento mesmo?

    One of Yahoo’s Hadoop clusters sorted 1 terabyte of data in 209 seconds, which beat the previous record of 297 seconds in the annual general purpose (daytona) terabyte sort benchmark. The sort benchmark, which was created in 1998 by Jim Gray, specifies the input data (10 billion 100 byte records), which must be completely sorted and written to disk. This is the first time that either a Java or an open source program has won. Yahoo is both the largest user of Hadoop with 13,000+ nodes running hundreds of thousands of jobs a month and the largest contributor, although non-Yahoo usage and contributions are increasing rapidly.

    Java (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 4:21 pm

    One of Yahoo’s Hadoop clusters sorted 1 terabyte of data in 209 seconds, which beat the previous record of 297 seconds in the annual general purpose (daytona) terabyte sort benchmark. The sort benchmark, which was created in 1998 by Jim Gray, specifies the input data (10 billion 100 byte records), which must be completely sorted and written to disk. This is the first time that either a Java or an open source program has won. Yahoo is both the largest user of Hadoop with 13,000+ nodes running hundreds of thousands of jobs a month and the largest contributor, although non-Yahoo usage and contributions are increasing rapidly.

    Leão do Sul (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 4:24 pm

    MEU DEUS DO CÉU, VAI DEMORAR MEIA HORA PRA BOOTAR, VOU COMPRAR UM PARA COLOCAR DE APOIO DE PORTA, ATÉ MESMO PESO DE PAPEL COMO JÁ CITADO, TALVEZ SEJA UMA BOA TB DE APOIO PARA ELEVAR UM POUCO A ALTURA DO MEU MONITOR …

    Plus (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 4:38 pm

    Se for KDE4J será reescrito em QtJambi uhahuhuhua

    Paul (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 5:05 pm

    Engraçado que o Android tem como forte apelo o “Java da Google”, e todo mundo aplaude.

    Ricardo_NYC (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 6:52 pm

    Como eh que esse cara fez bilhoes de dolares com uma inteligencia dessa?

    Sera que ele nao sabe que o Java consome memoria ate falar chega?

    Lembro que uma vez instalei um browser todo feito em Java… :) A coisa nao deixava memoria pra mais nada no computador.

    rafael gimenes (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 7:05 pm

    Eu programo em java sobre linux, para automação industrial oque acontece é que basicamente tenho que desenvolver meus drivers de IO em C e porta-los pro java, pois java é fraco nessa parte.

    Scirious (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 7:56 pm

    Pessoal, pessoal, se eles fizerem o Java rodar direto no processador, como existem projetos da própria SUN com isso, todos os contras de se usar a JVM tornam-se inexistentes.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 8:58 pm

    O Elisson ta ficando louco. E o Linux da Oracle? O que aconteceu? Vingou?

    Adao (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 9:14 pm

    Só pode estar louco.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 9:16 pm

    Engraçado, GMail, Calendar, Google Docs, Google Maps, são todos em JAVA. Alguém quem tem de avisar o Google que não vai funcionar e vai ficar lento. huahuahau

    devnull (usuário não registrado) em 4/06/2009 às 12:00 am

    Isso só pode ser para forçar a venda de hardware mais robusto…

    cristo (usuário não registrado) em 4/06/2009 às 12:15 am

    Na realidade Elisson está correto no que diz, entendo a concepção dele e realmente concordo com o que diz.

    Marcelo (usuário não registrado) em 4/06/2009 às 1:06 am

    hahaha gmail? blz só não esqueça que o Google tem mais de 190mil máquinas em cluster. Acho que assim qualquer coisa fica rápida, até mesmo o Java. rsrsrsrsrs

    Leão do Sur (usuário não registrado) em 4/06/2009 às 8:12 am

    é verdade, com 190mil máquinas em cluster, pode ser até cluster de 486 q roda java como ninguêm huahua

    Leão do Sur (usuário não registrado) em 4/06/2009 às 8:17 am

    @Scirious

    Se Java rodar direto no processador não vai ser mais Java e sim um processador com instruções pra Java, como aquela velha história das instruções MMX. Se for assim eu concordo que será “rápido”, mas naquelas né, o assembly lá dentro vai ser uma loucura.

    Leonardo (usuário não registrado) em 4/06/2009 às 9:42 am

    Galera, pelo amor de Deus né, esse cara sabe fazer dinheiro… ele deve entender um pouco do mercado de informática…

    Será que veremos java+sparc+netbook? Hahahah que dodeira! Vou querer rodar meu Solaris 10 nessa bugiganga uHAUhuH

    Avisem o Google!!

    foobob (usuário não registrado) em 4/06/2009 às 2:53 pm

    cristo:
    “em matéria de tecnologia .Net/Mono são melhores e mais evoluídos que Java”

    Que piada, cara! Odeio Java a linguagem como todos, mas o porrilhão de excelentes tecnologias maduras para java a plataforma não tem comparação com o brinquedinho da Microsoft, muito menos com sua sombra subdesenvolvida mono. Inclusive uma VM muito mais robusta e decididamente multiplataforma.

    Não confunda o fato de aplicações de usuário .NET usarem um GUI toolkit nativo ao passo que Swing faz as coisas de forma indireta: isso não é medida da performance da VM.

    Mono está sempre bem atrás da última versão do .NET, que já está cheio de gambiarras e mesmo assim perde a compatibilidade a cada versão.

    Paulo.Pontes (usuário não registrado) em 5/06/2009 às 8:42 am

    o .net vm na atual versão implementou tecnologia de garbage colector que no java existe desde o 1.1, logo falar quie o .net é mais evoluido que o java é uma loucura total

    Julio Neto (usuário não registrado) em 5/06/2009 às 10:34 am

    o .net vm na atual versão implementou tecnologia de garbage colector

    onde você viu isso, o Mono/.NET sempre tiveram garbage collector.

    lembrando pra quem falou da Google: está se falando aqui em aplicações desktop, você não quer mesmo comparar o desempenho do java em servidores com 20 GB de RAM e 10 processadores em paralelo com computadores pessoais não é mesmo? Além disso na Web sempre existe o limite da transferência de dados, tornando esse desempenho menor (quando existe) irrelevante. Além disso a principal crítica não é ao java em si, mas ao seu toolkit gráfico padrão, o Swing.

    quanto ao Android, de java só usa mesmo a linguagem, a VM do Android foi feita pela Google e não segue as especificações da Sun, até por isso tem outro nome (Dalvik) e os bytecodes gerados não tem compatibilidade com a VM padrão. Isso foi motivo até de uma certa controvésia à época do lançamento do Android.

    Julio Neto (usuário não registrado) em 5/06/2009 às 10:50 am

    Não confunda o fato de aplicações de usuário .NET usarem um GUI toolkit nativo ao passo que Swing faz as coisas de forma indireta: isso não é medida da performance da VM.

    Não da VM, mas mostra como o Swing só atrapalha o java, usando SWT ou GTK é possível conseguir criar aplicações java com performance aceitável (ainda não a ideal, na minha opinião), mas perde-se a interoperabilidade.

    Jr (usuário não registrado) em 5/06/2009 às 2:09 pm

    foobob, vc tb odeia português ?

Este post é antigo (2009-06-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.