Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Oportunidades no mercado de games para Mac OS X e Linux?

“A desenvolvedora independente Wolfire Games nos dá 5 sólidas razões para desenvolvedores de jogos oferecerem suporte a Mac OS X e Linux. [via TUAW] “É óbvio que suportar Mac OS X e Linux significa ter acesso a outras plataformas e portanto expandir sua base no mercado. Isto está claro. Mas certamente uma adição extra de 5% é insignificante, certo? Errado. Nem todos os cinco por cento são iguais.”. Para o seu jogo Lugaru, a empresa informa que “ao suportar Mac OS X e Linux diretamente suas vendas aumentaram em cerca de 122%.” Fonte: OSNews”

Enviado por ASF (antoniosfonsecaΘyahoo·com) – referência (antoniofonseca.wordpress.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rafael (usuário não registrado) em 5/01/2009 às 1:26 pm

    É, conheço muita e muitas pessoas que usam windows só pra jogar.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 5/01/2009 às 1:58 pm

    Eu mesmo praticamente só uso para isso, jogar. Por mais que eu tente usar o wine, simplesmente acabo não gostando da forma que fica, ai, já que tenho mesmo o XP aqui, porque não usar? Mas também jogo no Linux, mas só os nativos mesmo, se tivesse mais títulos, com certeza eu compraria.

    Em meu computador de casa a partição linux só não é a principal (ou a única) porque os jogos que eu gosto não rodam no linux sem muita escovação de bit.

    E eu não quero escovar bit para jogar!

    Leonardo (usuário não registrado) em 5/01/2009 às 2:32 pm

    Gosto muito do jogo Assault Cube, mas acho que faltam mais jogos nativos para Linux. Gosto muitos de simuladores de corrida e futebol e sinto falta desses jogos, já que não uso Windows em casa há 5 anos. Gostaria muito de ver jogos como FIFA, F1 e NFS para Linux, mas sinto muito por não ver perspectiva a curto prazo quanto a isso. Quem está mais bem servido são os que gostam de jogos tipo FPS (Urban Terror, Assault Cube, etc.).

    Eu (usuário não registrado) em 5/01/2009 às 2:40 pm

    Tomara que o PES seja portado logo!!!

    :)

    cardoso (usuário não registrado) em 5/01/2009 às 2:43 pm

    Pelo visto eles vendiam MUITO pouco ;)

    Maluco-Beleza (usuário não registrado) em 5/01/2009 às 2:51 pm

    É verdade jogar no wine é ruim pacas, eu acho q a falta de jogos no linux é motivo para muitos windows ainda estarem ativos. Mas dificilmente isso vai mudar, pode chegar um tempo que os jogos estejam mais acessíveis ao Linux, mas nem todos.

    cardoso (usuário não registrado) em 5/01/2009 às 3:32 pm

    Os jogos no Mac ou são aqueles chatinhos de quebra-cabeças, ou são jogos que usam aquele macete de “camada de compatibilidade” ou algo assim, então a performance vai pro lixo.

    O BF1942 mal roda, no meu Macbook. Instalar o Windows só pra jogar acaba virando a opção, mas não tive paciência pra isso ainda.

    tenchi (usuário não registrado) em 5/01/2009 às 5:26 pm

    O problema é que uma das maiores produtoras de games – eu ainda acho Super Mario 3 o ápice da qualidade em jogos… Minha plataforma de jogos é um emulador de SuperNES! – é a nossa querida Microsoft (M$, Micro$hit, como queiram :-)), e acredito que dificilmente ela lançará uma versão para um sistema não-windows (ou xbox).

    Pelo visto eles vendiam MUITO pouco ;)

    hauahuaa

    Aqui em casa notei que programas com gráficos 3D que rodam tanto no Linux quanto no Windows (como o celestia, stellarium) rodam com uma qualidade melhor no Linux (ah sim, na época que tinha windows aqui, pirata, confesso).

    Não conheço muito bem a questão do desenvolvimento de games, mas há várias engines livres de ótima qualidade totalmente multiplataforma, como o ogre. No site dela você pode ver vários exemplos de games de alta qualidade feitos com ela. Mas a maioria deles são comerciais e só para Windows (a licença permite). Se você procurar no SourceForge achará muitas outras engines de excelente qualidade totalmente livres.

    E os da “família” quake? AssaultCube, WorldOfPadman, Warsow? Ele rodam muito bem aqui no meu (GNU/)Linux (uma máquina totalmente velha e bichada :-))

    Talvez o que falte não sejam jogos comerciais (há um site que comercializa jogos para Linux, muito bom mesmo), mas jogos comerciais das grandes desenvolvedoras de games. Mas me diga uma coisa: quando uma delas produz um game para cada um dos três grades consoles, há um código diferente para cada um deles? Sim, pois a maior parte de um jogo são coisas “não-códigos” (ou você acha que num jogo de 10GB há 10GB de binários executáveis e bibliotecas?), como texturas, filmes, etc. Assim o que faz um jogo funcionar numa ou noutra plataforma é uma pequenina parte do jogo. Se não me engano a engine do quake tem pouco mais de 500Kb! Ou seja, falar que desenvolver um game que já existe no Windows para Linux ou Mac irá dobrar os custos de implementação é mentira, já que uma pequena parte deverá ser refeita (gastam milhões na produção de músicas, etc).

    Ah, sem falar que há um game que gosto muito e que tem versão para Linux: Shogo! O jogo é antigo mas bate de 10 a zero em muitos títulos atuais. (e não me pergunte de onde veio a cópia que tenho :-) Antigamente ele vinha em algumas revistas, apelei para o bom e velho bittorrent :-( ).

    Mas falar a verdade: estão lançando cada jogo besta por aí, né? Nossa, estes dias joguei um Star Wars para PS2 e achei a jogabilidade extremamente ruim. Com 12 botões no controle toda a ação era executada com somente um deles. Os gráficos eram excelentes, mas numa hora se vc apertasse o botão de ataque ele dava um chuta, noutra uma espadada… E também há a questão dos jogos de luta, onde nunca um game 3D poderá superar a jogabilidade de um bom game 2D (Street Fighter e Mortal Kombat para Mega Drive e SNES!)

    Mas sigo a recomendação de que, se o camarada quiser uma máquina para jogar, que compre um console! Se for uma pessoa que só compra originais o negócio fica bem mais em conta (sem atualizações de hardware a cada dois meses!).

    tenchi (usuário não registrado) em 5/01/2009 às 5:28 pm

    Augusto!!! Meus comentários estão todos sendo barrados!!! Vê aí se tem algum meu na fila de moderação! :-)

    Será que o wordpress não gosta de comentários extensos?

    cristo (usuário não registrado) em 5/01/2009 às 6:22 pm

    Cara tem muitos jogos bons e pagos, eu mesmo pretendo comprar alguns.

    Tenchi, só tinha um comentário seu na fila. Não sei a razão de o akismet tê-lo considerado spam, mas nele você usava termos ofensivos, como “m$”, “micro$hit”. Por favor não volte a fazer isso no BR-Linux.

    tenchi (usuário não registrado) em 5/01/2009 às 6:46 pm

    Ah sim Augusto. Foi maus :-( Foi só uma brincadeira.

    isaac (usuário não registrado) em 5/01/2009 às 9:37 pm

    O fato de muitos usarem Ruindow$ só para jogar, gerou até a conhecida alcunha de Wintendo…rs

    Wconserta (usuário não registrado) em 6/01/2009 às 4:57 am

    Bem eu jogo no linux usando emuladores como o Mame = wolfmame que é SDLmame 0.128 (xmame está desatualizado)
    http://wolfmame.marpirc.net/
    e a gui gráfica mameplus portado para linux sdlmame
    http://mameicons.free.fr/mame32p/

    rodo jogos como kof2003 e flipper de CPS3 CPS2 e neogeo e com um ótimo desempenho e com controle usb

    Ricardo Bicalho (usuário não registrado) em 12/01/2009 às 4:05 pm

    @tenchi: Acho que é um pouco mais complicado que isso. O engine gráfico normalmente usa chamadas de otimizadores específicos de cada plataforma.

    Uma empresa que faz um jogo para o XBox 360 tem o port facilitado porque usa o DirectX. Não precisa mudar o engine do jogo, mas as texturas também precisam ser melhoradas se for para o PC. Quando é o contrário, precisam ser otimizadas para o console. O PC tem mais memória, velocidade de barramento e algum tempo depois supera em qualidade gráfica qualquer console, até a próxima geração.

    Hoje produzir jogos para PC, XBox 360 e PS3 são parecidos, mas normalmente há uma equipe só para o PS3. O XBox 360 pode ter a mesma base de código que o PC, mas precisa de texturas menores e resolução diminuída em tudo, assim como o PS3.

    Se não me engano, a idSoftware prefere usar OpenGL ao DirectX para os engines dos seus jogos.

Este post é antigo (2009-01-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.