Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Operadoras da Europa podem ser obrigadas a permitir oficialmente VoIP no celular

A Comissão Europeia pode obrigar operadoras a permitir serviços VoIP, como os oferecidos pelo Skype, em seus celulares. Segundo o TG Daily, a comissária Viviane Reding iniciou a ação alegando que as operadoras usam seu poder de mercado para bloquear “serviços inovadores”.

As operadoras de telefonia móvel da Europa têm se prevenido contra aplicativos de voz sobre IP (VoIP), o que pode atingir seus serviços tradicionais. Um jornal alemão chamado Handelsblatt afirmou que a área de telecomunicações da Comissão Europeia já preparou um documento que garantiria a abertura de todos os smartphones para serviços VoIP.

Atualmente, cada país da Europa tem autonomia para decidir como lidar com a questão dos serviços de internet.

Serviços VoIP sempre foram um assunto delicado para tradicionais companhias de telecomunicações. Inicialmente, como ameaça à telefonia fixa e, agora, nos serviços wireless. O fato de aparelhos como iPhone e G1 permitirem conexões sem fio pode fazer com que usuários efetuem chamadas de forma mais barata que usando os serviços de dados das operadoras. (via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    enquanto isso no Brasil…

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 14/04/2009 às 4:26 pm

    Uma hora ou outra elas vão se render, lol.

    ThiagoArbex (usuário não registrado) em 14/04/2009 às 6:53 pm

    Não entendi esse “aqui no brasil” até onde eu sei dois amigos meus compraram celulares com wireless já com programas de gerenciamento de conexões sip.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 14/04/2009 às 7:44 pm

    O meu nem linha de voz tem, está só com o chip 3G e usando o VoIP, vai uma bateria danada porque o aparelho não tem cliente nativo, mas dá conta do recado legal. Eu ia colocar um chip de voz nele, mas já estou desistindo, vou deixar como está, muito bom hehe.

    Alexandre Cunha (usuário não registrado) em 14/04/2009 às 9:25 pm

    @ MaxRaven
    Só por curiosidade, qual o seu aparelho?

    MaxRaven (usuário não registrado) em 14/04/2009 às 9:49 pm

    @Alexandre
    Nokia 6120 Classic, o meu computador de mão

    To com ele a 1 mês +/-, mas o VoIP mesmo só coloquei esta semana, antes só usava o Skype nele, além das outras funções. Até tenho um chip pré-pago da operadora, mas está aqui, na minha frente, ao lado do monitor, sem uso.

Este post é antigo (2009-04-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.