openSUSE 11.2
Enviado por Wagner Porto (porto·wΘgmailc·om):
“O Projeto openSUSE tem o prazer de anunciar o release 11.2 do openSUSE. Este release inclui novas versões dos ambientes GNOME, KDE, OpenOffice.org, Firefox e o Kernel Linux e muito mais. Na versão 11.2 você encontrará mais de 1000 aplicações open source. openSUSE também inclui uma completa suite de software para servidores e uma rica seleção de ferramentas de desenvolvimento open source. fonte: http://www.opensuse.org/pt-br/” [referência: opensuse.org]
• Publicado por Augusto Campos em
2009-11-12
Baixando! :D :D :D
Tem coisas bem interessantes nele. Posso citar uma integração bem completa do KDE 4 com o Firefox e OpenOffice, o zypper agora tem a opção de baixar todos os pacotes antes de instalar eles, Firefox como navegador padrão “de verdade” (uso Opera, mas consistência é importante) e mudança (para melhor) na interface do programa de gerenciamento de softwares.
Excelente notícia.
Esta distruição é muito boa. Utilizo o Archlinux.
[]‘s
Melhor notícia do ano, melhor Distro do mundo.
Esta versão está excelente!
Extremamente rápida!
Baixando! :D :D :D [2]
Baixei hoje a tarde, queimei o CD (live cd gnome) e instalei. Estou postando isso diretamente dele! :D
OBS.: Ainda falta baixar o suporte a PT-BR, e também os codecs, além das atualizações, mas isso vou fazer amanhã, hoje vou apenas ver o que há de novo.
Nossa, testei e rodando direto do CD (KDE) rodou sem problemas, como se estivesse instalado no HD. E olha que meu PC tem 512 de RAM.
Não quero fugir do assunto, mas levando em consideração a memória RAM do meu pc, alguém sabe dizer porque o Mandriva 2010 com KDE práticamente não da para usar no live CD, enquanto o OpenSuSE 11.2 com KDE também no live CD roda como uma pena?
??? Valeu se alguém souber responder.
Já eu sempre recomendo baixar a versão em DVD… É bem “chato” ter que ficar baixando pacotes de idiomas, flash, java, etc.. etc.. Depois da instalação. E no caso dos idiomas, o que acontecia muito era que algumas aplicações não ficavam em português (porém instalado via dvd ficava tudo ok).
Acho que quem tiver disponibilidade de baixara versão em DVD, com certeza é a melhor opção, já sair da instalação sistema com praticamente tudo instalado, até codecs se adicionar os repositórios durante a instalação. O bom que é um “trabalho” só. Sem contar que eles parecem ter uma seleção de pacotes muito melhor via DVD (não por bug, e sim porque tem mais espaço mesmo, logo tem uma diversidade maior de programas).
Alex Góes Fuhrmann,
Existem muitos fuds sobre o assunto, porem não existe uma resposta “certa”…
Tem relação com a seleção de pacotes, tem relação com a compilação (se não me engana o mandriva foi compilado na versão 4.3 do GCC e o openSUSE 4.4), também tem relação com a própria arquitetura da distribuição que pode ser (ou não) mais leve, etc…
Pode ser tanta coisa que é difícil dizer o “responsável” direto. Porém, acredito eu que o maior responsavel mesmo é o Build Service, que promove uma camada “Homogênea” de compilação, que não só permite que seja utilizada a ultima versão estável do compilador para todos os aplicativos da distro, como elimina diversas redundâncias ao compilar “tudo junto”.
Não é certeza, porém é provável que o Build Service (que deu origem ao suseStudio), tenha ajudado a eliminar as redundâncias necessárias para o sistema rodar em computadores mais modestos via LiveCD, que exige uma carga adicional de RAM.
Apesar do desgosto com a versão 11.1, não perco o gosto por essa distro. É minha distro de uso desde a versão 9.3 e indico seguramente que façam uso dessa nova versão.
Alex Góes Fuhrmann,
Só adicionando: o Mandriva é impraticável no modo live-CD, mas após instalado roda muito bem (uso no meu velho Celeron de guerra).
Olhe, eu sei que é impraticável. huahua. Valeu pelas respostas. =) Galera comunitária.
Alguém sabe me dizer se existe a opção para instalar em pendrive ?
Eu utilizo o OpenSUSE 11.1 em meu notebook, a migração da versão 11.1 para a 11.2 se dá naturalemnte por meio das atualizações online?Ou eu tenho mesmo que baixar o dvd e fazer a atualização por ele?Desde já agradeço.
O que me prende ao Ubuntu é só a configuração do 3G. Não entendo porque essa questão ainda não está resolvida. Por mim, abriria o shell e usaria o comando wvdial, mas família, vcs sabem como é! Fui rodar o Ubuntu pelo KDE, mas o Knetworkmanager é uma negação. Já viu né?: “Que vc fez no computador? Não consigo mais conectar, não consigo fazer nada…” Alguém já viu se esse novo SuSe facilitou a vida nesse ponto?
Leandro Hamid
Se você adicionar os repositórios da versão 11.2, ACREDITO que atualize.
ta ai a melhor distro atualmente.
IMHO vence até o ubuntu 9.10 que decepcionou =(
O trabalho da SUSE com o kde ta sendo FANTASTICO!
Regression no meu modem 3g da Huawei =/
Tilt
Obrigado pela dica, forte abraço!
Vou testar ela assim que conseguir baixar.
Simplesmente incrível ! Com alguns poucos ajustes acho que é o que mais se aproxima de um desktop funcional…
A instalação com Gnome está extremamente polida, mesmo eles tendo anunciado o KDE como padrão, nesta versão o Gnome encontra-se muito mais cuidado.
Não sei pq, já tentei várias vezes tentar usar o KDE, em várias distros, mas ele sempre me passa uma certa sensação de fragilidade em relação ao Gnome, achei que nesta versão isto estaria resolvido, mas quando vi o polimento e a integração dada pela SUSE, olha o Gnome de novo aí !
Acredito ser essa uma solução ideal para empresas que não necessitem de programas específicos para Windows.
o knetworkmanager não gerencia direito meu Modem3G. Faz probing e tudo mais(vide /var/log/messages) mas não escreve no resolv.conf os DNS’s. algo que eu achava fantástico e funcionava “out of the box” no Suse 11.1
@Marcio Torres
Alguém sabe me dizer se existe a opção para instalar em pendrive ?
Aqui neste link ó:
http://en.opensuse.org/Live_USB_stick
;)
@Webmarlin
Você pode usar o Kde e usar o nm-applet para se conectar ao 3g, ele fica no systray do kde, o kNetworkmanager pra 3g é uma negação tenho de admitir.
@Igor Cavalcante
O Fedora usa o nm-applet por default, e sim, também tentei isso no OpenSUSE, e ele não consegue conectar.
“killall -9 knetworkmanager”, e lancei o nm-applet. Ele tambẽm não me conecta na 3g…
http://www.kdenews.org/2009/11/07/introducing-kde-4-knetworkmanager
Infelizmente o knetworkmanager do KDE 4 ficou uma m**** em relação ao do 3.5. Utilizo (por enquanto) o 11.1 com knetworkmanager do 3.5 e funciona perfeitamente. Quando utilizei o 11.2 RC2 no meu note me desanimei, nessa versão o OpenSUSE aniquilou o KDE 3.5 portanto “bau bau” knetwormanager serie 3.5.10!! :’(
Estou baixando a versão final e vou ver deu uma melhorada nessa ferramenta mas no geral a distro é show.
Ironmaniaco
Aqui neste link ó:
http://en.opensuse.org/Live_USB_stick
;)
Obrigado…
O SUSE me encantou desde o primeiro contato!
O DVD é muito bom mesmo
Aliás, alguém poderia me explicar porque o DVD dele tem muuuuiiittto mais programas do que os DVDs de Ubuntu ou outras distros com a mesma capacidade na mídia?
Olá,
Leandro Gamid: http://pt.opensuse.org/Upgrade/11.2
Márcio Torres: dd if=openSUSE11-2.iso of=/dev/sdX bs=4M
@Ironmaniaco
Não sei o que é ‘probing’, mas no meu 11.1 o NetworkManager não escrevia no resolv.conf até eu colocar a linha “ipcp-max-failure 50″ no “/etc/ppp/options”. Mas não sei se ele fazia o tal ‘probing’…