Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


OLPC: Para o IDC, os grandes nomes da indústria não vão se interessar pela oferta do XO

Para o IDC, os grandes nomes da indústria não vão ter interesse na recente proposta de Nicholas Negroponte, idealizador do OLPC e do projeto que já foi divulgado como sendo o “notebook de 100 dólares”. No começo do mês, Negroponte abriu o acesso ao projeto do equipamento, para que fabricantes interessados usem a tecnologia em seus próprios equipamentos e para que também produzam o XO.

O IDC analisou e concluiu que os grandes fabricantes não terão interesse. A ZDNet entrou em contato com HP, Dell e Lenovo, e não recebeu respostas positivas. A cobertura do OSNews conclui com uma opinião sobre a situação atual do OLPC, usando expressões como “morte lenta” e “um pouco ambicioso demais”, ao mesmo tempo em que reconhece sua importância como fagulha que deu início ao fenômeno dos netbooks. (via osnews.com)

Saiba mais (osnews.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-03-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    XO ??? OLPC ? Isso ainda existe ? E se existe, quem leva isso a sério ???

    Flavio Moreira (usuário não registrado) em 3/03/2009 às 1:19 pm

    O “XÔ” está no céu e já virou anjinho, como o Kurumin … ou no inferno e virou diabinho como o WindowsME … ou melhor , deve estar no limbo – nem nasceu e já morreu …

    Não estão interessados porque quem anda pra trás é caranguejo. =)

    O OLPC era um projeto ambicioso e revolucionário. Foi graças a ele que surgiram os EeePCs e similares, pseudo-concorrentes do XO.

    Nicholas Negroponte é um sonhador que pensou em fazer a sua parte para construir um mundo melhor e mais justo. Infelizmente a indústria é voraz e ninguém gosta de projetos filantrópicos que ameacem acabar com os negócios de alguém. Quando as grandes empresas se deram conta desse novo nicho de mercado, passaram a fabricar os seus próprios sublaptops ou netbooks.

    Basta dizer que a Intel achou aquela idéia ridícula e se negou a prover os processadores para o XO, afinal, criar uma CPU com capacidades mais baixas que as atuais seria dar um grande passo para trás… aquele tipo de computador não iria dar certo. Depois que a AMD começou a ajudar o projeto é que eles abriram os olhos.

    Jaime Balbino (usuário não registrado) em 3/03/2009 às 9:55 pm

    O XO tem uma base instalada de 600 mil máquinas, descontando os milhares de betas distribuídos. Há pelo menos 3 países que adotam a solução e outras dezenas de países que possuem algumas escolas com o XO, como piloto ou doação.

    Ainda há outros países que adotaram solução semelhante, como o Classmate, por exemplo.

    Se hoje existem os NetBooks é porque Negroponte disse e provou que era possível construi-los. Não que ninguém soubesse da viabilidade, mas ele desmontou algumas das várias jogadas da indústria para justificar produtos caros e lucros absurdos.

    Até agora não tô vendo fracasso nenhum. Aliás, a HP e a Lenovo fabricam seus notebooks? E a Dell, o que ela sabe sobre mercado educacional?

    A nova estratégia de hardware aberto não é para os grandes players, a OLPC nunca pode contar com eles. O lance são fabricantes de O&M, chineses, brasileiros e governos.

    É muito difícil para a OLPC criar e montar as máquinas. Nada mais natural que se concentre somente na inovação em hardware para educação, já que o software ela já terceirizou também.

Este post é antigo (2009-03-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.