Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Object Pascal no Linux com o Lazarus

“”Iniciado em fevereiro de 1999 por Cliff Baeseman, Shane Miller e Michael A. Hess, o Lazarus é uma alternativa de IDE freeware e open source para o proprietário CodeGear Delphi. Usando linguagem de programação Object Pascal (orientada a objetos), é possível programar para Linux, Windows (versões acima do 95, incluindo o portátil Windows CE), Mac OS, *BSD e Solaris com as diversas versões do Lazarus. Suporta os mais diversos tipos de banco de dados, como MySQL e SQLite e inclusive importa projetos já criados do Delphi.””

Enviado por Irio Musskopf (iirineuΘgmail·com) – referência (zoomdigital.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 4:39 pm

    Para quem pretende experimentar, aconselho baixar a versão do Subversion. Apesar dessa ainda ser beta, está muito mais atualizada e se vê mudança constante.

    Poderiam melhorar o suporte para instalação do Linux, porque tem muita coisa ainda que é preciso adivinhar como funciona.

    Mas no geral:

    1-Baixar via SVN.

    2-Compilar com make clean all

    3-rodar

    O que complica é quando se instala alguns componentes, a ferramenta precisa ser compilada de novo (ela faz isso sozinha). Nesse ponto pode dar problemas com permissões.

    Aconselhado colocar numa pasta do próprio usuário, nada do root.

    Quem pretende acessar BD com zeos, com arquitetura de 64 bits podem haver alguns problemas devido a falta de uma biblioteca.

    Rayzen (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 4:44 pm

    Lazarus no Ubuntu é bixado…. instalo, abro e diz q tá com erro. Tentei instalar baixando do site e apareceu outro erro:
    quando tento colocar um texto dentro de uma list box, dá problema, ele come letra e detona o texto mandando pra outra linha e outros….

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 8:17 pm

    O pacote do ubuntu é jurássico. Saiu versão nova antes do 8.10, mas não atualizaram os pacotes.

    Se fizer o procedimento que falei é melhor que usar os pacotes.

    Mesmo os pacotes mais novos do site, não recomendo

    Não testei a versão do subversion. A última pra download no site ainda usa gtk1 e continua com o debug dando crash, como era há uns 3 anos atrás na última vez que testei. Uma IDE sem debug tem um mercado limitado comparado com os concorrentes.

    ejedelmal (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 9:06 pm

    Duas coisas que faltam: a primeira é uma solução de relatório, com migração; a segunda é uma campanha macica dirigida à comunidade Delphi.

    Pessoal, o próprio Delphi caiu em desuso. Existem soluções melhores para desenvolvimento rápido atualmente. O pessoal que desenvolve o Lazarus está de parabéns pelo difícil trabalho realizado praticamente sem apoio durante todo esse tempo, mas não aconselho.

    DexterEX (usuário não registrado) em 18/02/2009 às 8:24 am

    @Carcará
    Conheço 3 grandes empresas que ainda usam o Delphi, fora os vários sistemas de PDV que existem em várias cidades rodando código Delphi por baixo.

    Paul (usuário não registrado) em 18/02/2009 às 8:33 am

    Delphi morreu. Mas ainda existem muitas viúvas no Brasil. O que existe de empresinha fundo de quintal vendendo seu “PDV” ou “ERP”, que nem integridade referencial faz, é brincadeira!

    Pra mim é ótimo isso. O que tem de empresa procurando soluções decentes não é brincadeira!

    anonimo (usuário não registrado) em 18/02/2009 às 9:14 am

    Delphi is Dead!

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 18/02/2009 às 9:39 am

    Marcos Alex, não sei que arquivo pegou, mas desde muito tempo atrás que testei e já tinha Debug. As últimas versões incluem até debug de código assembly.

    GTK1? Talvez venha como default, mas isso dá pra trocar na ferramenta, na própria interface.

    Quanto ao Delphi ter morrido. Concordo. O caso é que muita gente tem código legado, é meu caso. Migrar para outra linguagem ? É o ideal, eu pretendo ir para Python + QT, mas nem sempre é rápido e simples, principalmente com sistemas maiores.

    Mas realmente, a linguagem aponta a idade. Tem muita coisa de OO que é complicado de usar, overloading vem a mente como exemplo agora.

    @DexterEx

    Posso perder, mas aposto que as empresas a que se referem usam Delphi para sistema legado. Não desenvolvem nada novo, e nesse caso não valeria a pena migrar para o Lázarus.

    @Weber, existe a função debug, mas ela é muito instável, principalmente pra programas maiores.
    Bom, não procurei com calma, sei que existe a função de gerar código pra gtk2 e até qt, só que a interface do Lazarus em si não consegui encontrar. A versão que testei foi a 0.9.27

    Rodrigo Gonçalves (usuário não registrado) em 20/02/2009 às 10:34 am

    A última vez que eu olhei (faz meio ano) estava bem cru mesmo, especialmente a parte relacionada a banco de dados (ponto forte do Delphi na minha opinião). Vamos ver agora como está versão pra Mac dele.

    Quanto a “Delphi já morreu”, fala que não conhece. Continua em desenvolvimento e possui recursos de RAD que superam qualquer ferramenta similar, em especial pelo conjunto de componentes desenvolvido pela Borland/CodeGear/Embarcadero. O Visual Studio até aproxima-se mas ainda não está em par com ele.

Este post é antigo (2009-02-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.