Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


OASIS: Sistema de Gerenciame­nto de Contratos disponibil­izado no Portal do Software Público

Enviado por Coordenação do Portal do Software Público (guialivreΘplanejamento·gov·br):

“Uma solução para controlar a gestão de contratos de serviços de tecnologia da informação (TI). Esse é o objetivo do Oasis, a mais nova solução disponibilizada nesta quinta-feira, dia 27 de agosto, no Portal do Software Público Brasileiro. Os interessados devem acessar o Portal SPB no endereço www.softwarepublico.gov.br e os já cadastrados podem acessar a solução diretamente pelo endereço ­­http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=8566986

A sua disponibilização à sociedade foi assinada durante o 2° Congresso Internacional de Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi 2009) que ocorre na Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília.” [referência: governoeletronico.gov.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-09-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    ShellAddicted (usuário não registrado) em 8/09/2009 às 9:44 am

    Sem querer ser chato, mas sendo eu já testei alguns destes projetos que estão no portal software público e embora a maioria tenha uma tela bonitinha eles simplesmente não funcionam e na tentativa de de qualquer suporte o que obtem nos foruns é silêncio mortal seguido de um monte de spam dizendo o novissimo software XYZ foi lançado.

    Francamente.

    Olá ShellAddicted,

    Acho que dizer de uma forma genérica que o software não funciona é pouco objetivo. Isso me lembra um pouco a minha mãe que diz que não dá pra navegar na Internet no Linux porque não tem o símbolo do IE.

    Acredito que você tenha razão ao dizer que alguns fóruns são um pocuo mortos e as respostas podem demorar um pouco, mas não se esqueça do detalhe mais importante: é Software Livre. Não simplesmente o critique; acesse o código e resolva o problema.

    Quando você diz que não obtém suporte nos fóruns, esse é um comentário que revela um pensamento que considero muito prejudicial para o Software Livre de maneira geral. Fórum não é lugar para obter suporte. Se quer suporte, acesse o Mercado Público, escolha um Prestador de Serviço e pague por ele. Software Livre não é Software Grátis.

    Enfim, se quiser tratar de algum problema específico de alguma comunidade, aconselho a procurar o Coordenador da comunidade e, caso não obtenha sucesso, envie um e-mail para guialivre@planejamento.gov.br informando o problema que está tendo que teremos prazer em ajudar. AJUDAR, o que é bem diferente de fornecer SUPORTE.

    devnull (usuário não registrado) em 8/09/2009 às 1:59 pm

    Que aplicação de requisitos restritos… Contrato de TI é tão diferente assim dos outros que precisa de um sistema especial só isso? Não serve um sistema de contratos “normal”?

    Os “projetos” que estão ali nesse site em sua maioria são apenas aplicações liberadas por órgãos do governo querendo se mostrar “alinhados” com as diretrizes do governo federal em apoiar Software Livre, então não tem como esperar que haja uma comunidade “forte” mantendo. Traduzindo: você tem que agir e não ficar esperando tudo de mão beijada.

    ShellAddicted (usuário não registrado) em 8/09/2009 às 2:16 pm

    @Eduardo Santos,

    Eu apenas quiz fazer uma crítica genérica porque a maioria dos softwares que testei nunca funcionaram de primeira ou nunca funcionaram. Não foi nada pessoal a este software novo, mas se a carapuça serviu não mais comigo.

    Criar um portal e dizer “Ei olhe aqui a solução pro problema XYZ no serviço público” é muito fácil, agora ninguém vê o lado da equipe técnica de 99% das instituições públicas deste paizinho mediocre e arrogante que tem meia dúzia de profissionais para fazer desde a instalação do pacote office até o gerenciamento de segurança de informações.

    Se você é servidor público como eu admita: O serviço público não tem competência, know-how e nem equipe técnico suficiente para manter a maioria dos projetos que estão lá. Trabalho em uma instituição pública no RJ e mantenho contato com equipes de outras tantas instituições que já se depararam com os mesmos problemas que eu ao tentar instalar os mesmos softwares.

    Vou só dar um exemplo prático: O lixo do SGD. Entre no fórum desta droga e veja quantas mensagens tem lá de pessoas com boa vontade que gastaram o seu tempo instalando e ao final da instalação não conseguem acessar o sistema porque em lugar algum diz qual é a senha do administrador para acesso ao sistema (nem no manual). Você vai ver que boa parte destes tentaram inclusive resetar a senha direto na base mas nada resolveu. Na tentativa de conseguir ajuda no fórum o que se encontra é um monte de gente com a mesma dúvida. Pra não dizer que ninguém resolveu depois de ter desistido vi que um camarada do Ceará achou um erro tosco no sistema de autenticação. P#o$r%ra como é que uma “equipe” me coloca um sistema destes no ar com um erro no módulo de autenticação!? Provavelmente testaram o sistema todo, menos a instalação, né?!

    Fora os outros sistemas que são tão bugados quanto. O pior é convencer os cabeçudos da administração que “o governo” disponibilizou um software bugado e que pra colocarmos no ar vão ter que esperar termos tempo pra analisar o programa – porque não tem documentação – e depois descobrir onde está o erro e então saber se é possível corrigir de forma rápida.

    Olá devnull,

    Sim, o contrato de TI é bastante diferente dos outros, e precisa sim de um sistema especial de acompanhamento. Esse é um problema não só do Brasil, mas dos EUA também, que consideram o sistema de contratação inadequado para tratar de TI. Te aconselho a leitura do DTA – Desenvolvimento de Tecnologias Abertas, que trata desse assunto.

    Em relação à sua consideração sobre as aplicações lá disponibilizadas, discordo que haja somente “aplicações liberadas por órgãos do governo federal”. No Portal estão também o LightBase, de uma empresa privada, e o Ginga, middleware da TV Digital Brasileira. Algumas comunidades são mais fortes, outras não, mas enfim, os princípios mais importantes que são um repositório comum e o acesso ao código-fonte estão garantidos. Mas concordo plenamente quando você diz que é preciso “agir e não ficar esperando tudo de mão beijada”. Isso vale para tudo na vida, inclusive para o Software Livre.

    @ShellAddicted

    Agora que você expôs suas opiniões mais claramente, devo dizer que concordo em grande parte com o que você disse. E só para esclarecer: não sou funcionário público. Entendo suas frustrações e sei como funciona a cadeia de comando numa instituição pública. Sei ainda que é difícil convencer quem está acima que o problema é de difícil solução, e que vai atrasar.

    Suas colocações reforçam duas das coisas mais importantes no trabalho que tentamos fazer com o Portal: o modelo de qualidade e o trabalho de convencimento em cima da demanda. De fato a maior parte dos servidores públicos trabalha com Software Livre da mesma forma que trabalha com software proprietário, e de fato algumas soluções têm (ou tinham) problemas técnicos antes de subir no Portal. Quase todos os gestores que conheço acham melhor ter alguém da equipe que domine minimamente a tecnologia do que investir em uma contratação para instalação/customização/desenvolvimento. Isso nem sempre é uma boa opção.

    Quando o gestor adere a um modelo de trabalho como esse, ele precisa entender que é uma mudança de paradigma. O que acaba sendo ruim para o funcionário público é que há uma transferência de responsabilidade da empresa (caso do software proprietário) para o funcionário (caso do Software Livre e Público) e isso acaba sendo um problema. O que podemos fazer é um trabalho de conscientização para que eles entendam que software livre não é software grátis, e custo existe, nem que seja no treinamento da equipe de desenvolvimento.

    O SGD especificamente tem e teve alguns problemas no começo, mas acredito que grande parte já foi resolvida. Ainda há algumas coisas, mas algo de novo só pode acontecer se a comunidade como um todo tornar-se mais forte. O que podemos fazer para que isso aconteça? Primeiro, educando a demanda. Fazendo as pessoas entenderem que a questão do custo é importante. Segundo, fornecendo o ambiente de colaboração. Já há uma empresa que detectou os problemas de instalação, corrigiu e conseguiu alguns contratos com o SGD assim. Isso é parte do modelo de disseminação da economia que defendemos. Terceiro, fazendo um trabalho em cima da Coordenação da comunidade. Essa é a nossa parte, e já temos feito um trabalho com os coordenadores para que isso aconteça, mas ainda temos muito o que melhorar.

    Pra finalizar, não podemos esquecer do mais importante: a cultura da colaboração. A sua contribuição aqui é importante, assim como as que você fez no fórum foram importantes, e assim como todas as opiniões são importantes. Se as reclamações sobre uma determinada comunidade chegassem diretamente à Coordenação Geral com mais rapidez (guialivre@planejamento.gov.br) poderíamos ter tomado uma atitude antes, e quem sabe o problema poderia ter sido resolvido antes do lançamento. Fica de lição para o futuro. Mais uma vez, obrigado pelas sinceras opiniões.

Este post é antigo (2009-09-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.