Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


O projetor multimídia com PC integrado (e Ubuntu) do MEC

Trechos do texto do Zumo, enviado por “anônimo”:

“”Durante a primeira edição do Intel Connecting ,que ocorreu ontem aqui em Sampa, a empresa montou um pequeno showcase com diversos exemplos de produtos pensados literalmente fora da caixa (do desktop). Para mim, um dos mais interessantes foi o Projetor ProInfo — um projetor multimídia especialmente voltado para uso em escolas públicas e o mais legal: ele já vem com computador integrado e foi totalmente desenvolvido no Brasil (uia!)

O projetor nasceu dentro do MEC/SEED — ou mais exatamente da cabeça do secretário de Educação a Distância do MEC, Sr. Carlos Educardo Bielschowsky — que teve a idéia de criar um projetor multimídia para uso em salas escolares que fosse de uso simples, prático e acessível (não custar mais do que R$ 2 mil por unidade) e que dispensasse o uso de computador.

Esse conceito foi patenteado pelo governo e a proposta foi levada para o pessoal do Centro de Convergência Digital (CCD) da Fundação Certi da UFSC, que desenvolveu diversos protótipos até chegar na versão abaixo:

Trata-se de um projetor DLP de 2.000 ANSI lumens já equipado com teclado, leitor de CD/DVD, duas portas USB e um mini-mouse que fica guardado dentro de um curioso compartimento dentro do próprio aparelho. Segundo Marcelo Otte, gerente do CCD, optou-se pelo uso da tecnologia LCD porque ela é mais adequada para projetar grandes imagens de boa qualidade mesmo em ambientes bem iluminados, o que ainda não é possível de fazer com a tecnologia LED teoricamente mais compacta e durável.

(…) Uma das grandes sacadas desse produto é que ela utiliza uma placa-mãe genérica de mercado — uma Intel D945GCLF2 mini-ITX — que começou a ser produzindo recentemente por aqui pela Digitron. Trata-se de uma solução do tipo tudo-em-um já equipada como um processador dual core Atom 33o de 1,6 GHz e 1 GB de RAM, porta de rede Gigabit Ethernet e conexão Wi-Fi, provavelmente instalada na sua porta PCI.

Seguindo a política do governo, o sistema operacional usado no projetor ProInfo é uma versão do Ubuntu especialmente modificada pelo pessoal do CCD a máxima facilidade de uso. Por exemplo, o professor pode plugar um memory key com uma apresentação ou inserir uma mídia em CD/DVD no aparelho, ligá-lo e o sistema identifica a presença do conteúdo e bota pra tocá-lo. Se o projetor tiver uma conexão com a Internet é possível acessar conteúdo remoto ou mesmo navegar pela web. O sistema também conta com um programa que monitora as condições do equipamento e seu uso, enviando essas informações para uma central de controle.

Como esse produto foi patenteado pelo MEC, a idéia é que seu projeto possa ser cedido para qualquer empresa interessada em fabricá-lo em escala industrial para uso educacional. Segundo o José Lacerda pesquisador da Fundação CERTI, esse produto já foi apresentado para diversos fabricantes locais e internacionais, já que a intenção do ministério é de abrir uma grande licitação pública em 2010 para a compra desse projetor para ser distribuído nas escolas públicas.

Já existem 400 protótipos em testes em diversas escolas de todo País que estão sendo monitorados remotamente pelo CCD via Internet.”” [referência: zumo.uol.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-12-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Webmarlin (usuário não registrado) em 3/12/2009 às 2:07 pm

    Só acho que tira um pouco a privacidade né? Se o cara usar para assistir determinado tipo de filme, vai ter um bando de gente no prédio em frente assitindo pela janela. Ficaria meio chato…

    tobias (usuário não registrado) em 3/12/2009 às 2:15 pm

    um projetor/computador me parece uma boa idéia, mas a placa “genérica de mercado” poderia ser trocada por uma solucao embarcada.

    Xtian Xultz (usuário não registrado) em 3/12/2009 às 2:54 pm

    Curti demais a idéia.
    E a placa mini-ITX é uma solução embarcada.

    Guz (usuário não registrado) em 3/12/2009 às 3:17 pm

    Legal, só faltou trcar o Ubuntu por uma opção “Windows Media Center do Linux ou do Windows mesmo” para eu jogar na minha sala de estar. A Interface do Ubuntu é feia demais para media center.

    @Webmarlin:
    Tipo assim, os modelos estão sendo testados em escolas e estão sendo monitorados para saber se o projeto funciona. Se vc for assistir “Certos tipos de filmes” na escola, bom… Tá na roça.

    Júlio (usuário não registrado) em 3/12/2009 às 3:32 pm

    Muito bom!
    Ótima iniciativa!

    Chato (usuário não registrado) em 3/12/2009 às 3:48 pm

    Só acho que tira um pouco a privacidade né? Se o cara usar para assistir determinado tipo de filme, vai ter um bando de gente no prédio em frente assitindo pela janela. Ficaria meio chato…

    Isso não foi feito pra tu usar na tua casa, mermão. Isso foi criado pelo MEC para PROFESSORES usarem em ESCOLAS.

    Smaug (usuário não registrado) em 3/12/2009 às 3:58 pm

    Isso não foi feito pra tu usar na tua casa, mermão. Isso foi criado pelo MEC para PROFESSORES usarem em ESCOLAS.

    Isso mesmo!

    adilson Santos da Rocha (usuário não registrado) em 3/12/2009 às 4:05 pm

    Uma grande idéia, e como ainda esta em desenvolvimento provavelmente vai melhorar ainda mais como tamanho peso. Uma das grades aplicações para esse produto como o software é livre Ubuntu é que ele pode ser utilizado como media center. Inclusive tem grande potencial comercial o produto.

    Webmarlin (usuário não registrado) em 3/12/2009 às 4:12 pm

    Isso não foi feito pra tu usar na tua casa, mermão. Isso foi criado pelo MEC para PROFESSORES usarem em ESCOLAS.
    NÃÃOOOO!!! Não diiiiga!!! Puxa! É mesmo? Será que eu não li o artigo?
    Pô “mermão”, pode nem brincar!

    Eu tenho um projetor DIY (Do IT Yourself) com PC embutido + ubuntu em casa… hehehe

    Não entendi bem pelo texto se o do MEC é DLP ou LCD. Se for LCD, o princípio deve ser o mesmo do DIY. Um feixe de luz bem forte atravessa um monitor LCD desmontado, passa por lentes para direcionar e ampliar a imagem e projetá-la em alguma superfície.

    Neste fórum tem bastante material a respeito, caso alguém se interesse:

    http://projetordiy.com.br/forum/index.php

    Obs: Com o preço dos projetores comerciais em queda livre, montar um DIY atualmente só compensa mesmo por hobby. ;-)

    uriel (usuário não registrado) em 3/12/2009 às 5:04 pm

    muito boa a ideia
    então o preço é menor que 2mil
    em grande escala ou pequenas
    será que o preço não vai ser menos de mil
    se for eu quero um desses na minha casa
    pois se eu comprar um projeto + computador
    ja passou de 3 mil facil !!
    que otimo isso !!

    uma otima idea 100% Brasil

    sera que a apple não pensou nisso ??antes rsrsrsrs

    abraço

    zepergunta (usuário não registrado) em 3/12/2009 às 5:11 pm

    Caraca!! Como eu não pensei nisso antes?

    Muito boa sacada.

    Chato (usuário não registrado) em 3/12/2009 às 5:17 pm

    NÃÃOOOO!!! Não diiiiga!!! Puxa! É mesmo? Será que eu não li o artigo?
    Pô “mermão”, pode nem brincar!

    Ah, era uma brincadeira?
    Ou tu não leu mesmo?

    Leo (usuário não registrado) em 3/12/2009 às 9:03 pm

    Graças a Deus que deixaram que deixaram de querer reinventar a roda, estão usando uma distribuição Linux madura, como o Ubuntu (podia ser qualquer uma). Que façam as modificações necessárias pra deixar o mais fácil de usar possível, mas que tenham uma base sólida.

    tux (usuário não registrado) em 3/12/2009 às 11:03 pm

    Nossos Japoneses são melhores que os outros.

    Tmb tenho uma ideia e vou compartilhar. No meu e em diversos condominios quue ja verifiquei a soluçao para gravar as imagens do circuito interno de TV é um microcomputador. Estou pensando em criar uma solução menos monstrenga e de baixo custo. Ou seja, sem o uso de um desktop, mas sim, algo parecido com um hd externo com um pequeno visor de lcd, com entrada ethernet e wirelless. Apenas para registrar as imagens. Que seja facil de esconder, guardar, com economia de energia. Seria possivel esta minha idéia??

    Outra ideia, seria criar uma camera IP ja com o recurso de armazenamento em memoria flash. Neste caso, alem de ter os dados na memoria flash, tmb poderia transferir as imagens gravadas para um servidor. Ladrão hj so se preocupa com o microcomputador. Apos um delito eles ja sabem onde destruir as provas do crime.

    ´[]s

    Aguardo sócios pra ficar rico.

    []´s

    mario (usuário não registrado) em 4/12/2009 às 7:31 am

    Realmente esse pessoal aí do MEC .. é muito bom … o Linux Educacional é bacana .. as veses dá vontande de até apresenta-lo como distro de entrada para winusers … é muito bacaninha e bem acabada apesar de não ter aqueles scripts do ubuntu “clique aqui pra instalar codec” …

    Ozzy (usuário não registrado) em 4/12/2009 às 11:20 am

    Além de útil para escolas, a idéia parece interessante para 2010, quando teremos copa do mundo :-D

    O.O.

    warlem (usuário não registrado) em 9/12/2009 às 8:19 pm

    Bacana d+ esse projeto. Mas realmente tenho q concordar com a parte de perder privacidade. Nao é só pq esta em uma escola que vc nao pode ter privacidade. E se caso vc quiser usar um site que tenha dados pessoas que vc nao deseje compartilhar com ninguem? Quem me garante que do outro lado nao vai ter alguem utilizando de má fé tal acesso? Todo mundo sabe que em qualquer cesto existem maçãs podres. E nao, nao me refiro a pornografia ou qualquer coisa q poderia ser acessado em casa. Existem sites com conteudos exclusivos pra assinatens que tambem possuem conteudo educativo ou “documentarios legais” q vc nao acha por ai.

Este post é antigo (2009-12-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.