Novidades do OpenOffice 3.2 que deve chegar em dezembro
Enviado por :
Citando algumas das novidades:
- Melhorias de segurança: verificação do documento ODF contra corrupção do formato; manifest.xml agora é parte da assinatura; detecção de blocos não criptografados em arquivos criptografados.
- Velocidade: segundo alguns, no Windows a inicialização está até 30% mais rápida. Várias coisas foram otimizadas no carregamento e salvamento de arquivos no Writer e Calc.
- Mais fácil e amigável: foi removido limite do tamanho da senha em arquivos protegidos; é possível importar arquivos do MS Office 2007 protegidos por senha; é possível salvar arquivos do MS Office Word 97/2000/XP com senha; há melhorias nos menus e escolha do tamanho do papel de acordo com a linguagem local.
- Integração com Windows 7 e KDE 4: as janelas do tipo "abrir/salvar" passam a seguir o padrão do sistema, tornando o uso mais prático. Para quem usa uma versão nova do ambiente (seja o Windows 7 ou o KDE 4) é muito chato ver uma janela "abrir" ou "salvar" antiga ou diferente em um programa bastante utilizado.
- Melhorias em internacionalização: suporte a fontes PS-OpenType; novos locales são reconhecidos; suporte a Graphite Font, útil para idiomas como Malayalam e Tamil (utilizadas na Índia e em alguns outros países).
A lista das modificações não é muito amigável a usuários comuns, nesses casos vale esperar sair a versão completa: http://wiki.services.openoffice.org/wiki/Feature_Freeze_Testing_3.2
Uma lista com idéias do que vem por aí em versões futuras pode ser vista em: http://wiki.services.openoffice.org/wiki/Features
Quem quiser baixar (aparentemente apenas para Windows, por enquanto): http://download.openoffice.org/next/index.html
Cuidado pois nem beta é, caso queira, instale-o por sua conta e risco. Citei o DEV300m60, mas já há um DEV300m61.” [referência: guiadohardware.net]
Integração com o KDE. :))))
Aumento de velocidade também é sempre bom!
Quando ele conseguir renderizar fontes direito e não ferrar meu layout toda hora eu acho que vou conseguir usá-lo.. Pensando bem acho que não…
Um recurso importante que acrescentaram agora são os gráficos de bolha, muito usados por quem mexe com Administração.
Era o último tipo de gráfico que faltava pro Calc alcançar o Excel.
@Paulo Cesar
Mudar layout não é um problema que eu tenho visto no OpenOffice.org 3.x. Basta salvar no formato ODF e você terá um layout muito estável entre diversas instalações diferentes (Linux com KDE, Linux com Gnome, Windows, “portable” rodando no pendrive, instalações em netbooks, etc.). Uso o OpenOffice.org em muitas situações e não enfrento esse problema. Bom, essa é a experiência que tenho tido.
Uma coisa que falta é uma forma simples de impressão “frente e verso”. É um parto fazer isso no OOO
as modificações e melhorias serão bem-vindas.
apesar de ainda correr atrás do MSO, o OOo/BrO está se tornando uma suíte mto próxima de uso em escala industrial/comercial… =op
qdo melhorarem a integração/importação de arquivos MS (doc, xls, ppt e os novos ***x do MSO2k7-10), as restrições ao seu uso perderão mtas das justificativas atualmente usadas, embora ainda haja graves problemas qto à qtão de macros, VBA, etc., mas esses são problemas localizados e q podem ter soluções específicas tb, sendo q o maior de todos mesmo é o tratado do legado MS, por isso a importância da melhoria na interoperabilidade (q depende mto da MS tb…).
abs.
Para mim o único problema do OpenOffice é que ele é um devorador de memória. Em computador com pouca memória definitivamente não rola. Fica lento demais. No resto ele está muito bom. Tomará que resolvam esta questão na versão 3.2.
Abs,
@Uma coisa que falta é uma forma simples de impressão “frente e verso”. É um parto fazer isso no OOO
Isso não seria função do Driver de impressão?
Tem muitos “único problema ainda”.
O consumo de memória e lerdeza vem melhorando a cada versão, embora devagarzinho.
Os filtros pra interoperar com o MS Office vai ser uma eterna luta de gato e rato, correndo atrás das alterações que a MS faz no seu formato.
Os recursos que ainda faltam vem sendo implementados aos poucos, acho que falta uma prioridade aí e uma ordem pra saber quais os recursos que o usuário mais sentem falta e quais os desenvolvedores vão implementar primeiro.
Outras coisas que eu acho que poderiam investir é em recursos exclusivos, que o MS Office não possui. A maioria do que eles implementam, estão correndo atrás, tem muito pouca coisa exclusiva que pode fazer diferença na hora de expor as vantagens.
E a funcionalidade: “Texto para colunas…”, já tem?
@Webmarlin
E só dar um duplo clique em estilo de página (barra inferior, onde geralmente está escrito “padrão” ou “dafault”) e escolher “colunas”. Ou ir em formatar > estilo de página > coluna. Já é um antigo recurso.
Realmente esta versão está bem mais rápida e inúmeros bugs da “m60″ foram corrigidos, entre os quais a impossibilidade de se acrescentar notas nas colunas do “calc”.
Que eu mais sinto falta:
- alguns símbolos no editor de fórmulas. Um exemplo é a possibilidade de digitar um texto em cima de uma seta, recurso muito comum para algumas operações matemáticas
- na opção de inserir caracteres especiais, mostrar o nome dos caracteres (por exemplo, das letras gregas) e permitir associar um atalho rápido pra inserí-los
- no Calc, permitir mesclar células já mescladas
- referências cruzadas atualizarem o símbolo quando mudo a sequencia de uma numeração
- no Writer, ele tem a opção de colocar a primeira letra de uma sentença em maiúscula, mas de vez em quando ele “esquece”
Mesmo assim, nenhum desses recursos foi impeditivo pra adoção da suíte, e são recursos bem específicos.
A situação das suites de escritório abertas esta ficando muito boa, alóm do OO o koffice também terá alguns novos recursos interessantes como o filtro pra importar documentos do MSOFFICE inclusive o 2007 como poder ser visto no link http://www.koffice.org/news/nokia-announces-ms-office-2007-import-filters-for-koffice/
Para editar equações no OO acho que a melhor solução é usar o OOLaTeX
http://ooolatex.sourceforge.net/
ou o Ekee
http://rlehy.free.fr/
O último gera a equação como uma imagem comum a partir da equação em formato LaTeX.
Este artigo ensina como adicionar símbolos matemáticos ao openoffice
http://dataninja.wordpress.com/2007/09/01/how-to-add-symbols-to-the-openoffice-equation-editor/
“janelas do tipo “abrir/salvar” passam a seguir o padrão do sistema”
Taí uma coisa bem útil. Bem que o Firefox poderia fazer o mesmo.
Eu instalei o “openoffice.org-kde” no Debian Squeeze. Fica parecendo software feito em QT, mas lento que dói :P
Valeu pelos links, vou testar e posto aqui!
O que eu sinto mais falta no OO: compatibilidade com temas GTK pretos.
Não acredito que não haja um desenvolvedor do OO que use um tema desses.
Foi exatamente o que eu também pensei! :)
Nossa. Eu acho que OpenOffice não deve perder mais tempo e investir pesado em substituição ao MS Office. Por que? porque a Microsoft lançou o OGA para MS Office que detecta quando o programa é pirata. A Sun tem que saber como aproveitar esta oportunidade.