Novell coloca Linux em liquidação após trimestre desapontador
No artigo “Novell puts Linux on sale as earnings disappoint“, publicado pela CNet, Matt Asay compara a queda fragorosa nos números do resultado trimestral da Novell ao crescimento que ele encontrou em outras empresas que atuam no mercado do código aberto e tiveram seus negócios ampliados conforme empresas de todo o mundo reagem à crise cortando custos e ampliando sua produtividade.
Ele conclui que os US$ 340 milhões que a Microsoft pactuou com a Novell estão perdendo sua potência – e os dados da Novell parecem confirmar, porque curiosamente uma das grandes receitas que não estiveram presentes no trimestre foram os grandes negócios com o SUSE Linux usualmente… trazidos à Novell pela Microsoft.
O artigo explica com mais detalhes, incluindo a afirmação do CEO de que vai cortar preços de Linux para ampliar sua participação no mercado, e algumas referências às demissões na equipe do openSUSE. (via news.cnet.com)
Saiba mais (news.cnet.com).
Parece que a interoperabilidade não operou…
Se resolverem fechar as portas não fará falta !!!
Eles esperavam o q? Crise fedida dos EUA
Não podemos apontar a crise com fator para a queda de lucros da Novell.
A Red Hat nem se abalou com a crise mundial e continua contratando.
Apenas para comparar duas gigantes do mercado de sistemas operacionais Linux
Bem feito, vai cooperar com a Microsoft. Cada um tem o que procura. Para quem já foi lider do setor de redes, será o começo do fim. Empresa especialista em perder o bonde da historia.
Hummm… pelo que vejo no mundo corporativo o único problema do SuSE foi falta de investimento na imagem e no nome da marca por parte da SuSE.
Quando você fala de Linux em grandes empresas o nome que vem à mente de todos os executivos é Red Hat.
Não porque seja melhor, não porque é boazinha e não fez acordos com o lado negro da força. É que investiram em gravar a marca e associar o nome ao Linux for Enterprises.
Isso pelo menos aqui na américa no norte, não posso falar pela europa… Mas como somos o maior mercado do mundo por essas bandas, se falharam aqui já podem desistir.
É uma pena.
OpenSuse é a melhor distro, disparada, atualmente pra mim.
Espero que tudo corra bem.
“http://blog.marcolino.com.br/wordpress/2009/03/02/ibm-intel-e-suse-dominam-a-supercomputacao-mundial/comment-page-1/#comment-285″
E eu ainda acho incrível gente falando que não irá fazer falta e/ou afins.
Novell foi e é uma das que mais investe em Linux e que mais age na área.
Agora só porque fez acordo com a MS, pessoal fica com MIMIMI.
Isso, continuem, se/quando a Novell cair, o pessoal vai ver o que ela representa para o mundo Linux.
A melhor explicação pra raiva da Novell: MIMIMI
A queda deve-se à venda do Suse Enterprise, conforme mostra o relatório. Como o maior mercado deles era os EUA, normal. A Red Hat tem um mercado mais diversificado.
Isso, esperem a Novell falir e verão o quanto o KDE, o Gnome, o kernel e muitos outros projetos open source serão afetados. Mimimi é pouco hein?
A Novel é uma das empresas mais importantes no mundo Linux. Ela é uma das empresas que paga o salario de muitos desenvolvedores que contribuem com vários projetos fundamentais, como o Kernel, o Gnome e até o driver livre para as placas ATI mais novas.
O acordo com a MS foi um grande pecado que ela cometeu, pois na minha opinião não acrescentou nenhuma credibilidade ao mundo OS ao reconhecer patentes da MS. Apesar disso, o valor das contribuições que ela fez e faz não diminuiu em nada. Quer queiram ou não, tem um pouco de dinheiro da Novel em cada distro, seja Debian, Red Hat, Ubuntu, Slackware, o que for. Quem quem faz criticas exageradas a empresa tem que repensar o que está dizendo, pois a saída da Novel do mundo OS não trará benefício nenhum para nós.
Ao invés de investirem na própria marca e no próprio software, quiseram fazer média com a Microsoft, fazendo um acordo absurdo, baseada no medo das patentes. É claro, a Microsoft floreou o acordo com o nome “interoperabilidade”, mas no fundo os clientes não tinham nenhuma grante vantagem em relação à Red Hat, por exemplo. Espero que a Novell saiba sair dessa barca furada que é parceria com a Microsoft. Aí, sim, eles deixarão de trilhar a estrada para a insignificância. Que eles aproveitem enquanto ainda é bem cedo.
Não uso o Suse Linux, não gosto dele apenas por não gostar (sem motivos lógicos). Embora torça para acabar essa farra de um milhão de distros, certamente a Suse não é uma das que torço para acabar. Ela tem nome, peso e investe muito para a expansão do Linux. Esssa sim é uma das poucas distro dignas de respeito, independente de qual seja a que cada um de nós usamos.
Por falar na “interoperabilidade” tão comentada daquele acordo, alguém pode dizer no que é que deu ou está dando? Porque eu não vi mais nenhuma notícia tocando no assunto.
No que é que o Suse interopera com Win melhor que as outras distros hoje?
O que é que tem de diferente?
Qual foi afinal o resultado de tudo?
Alguém ganhou algo com isso?
(Estou perguntando de ignorante mesmo, não criticando…)
(*_*)
Qualquer matéria jornalística que advenha, após o texto do endereço seguinte, resulta em alarido sem temeridade. Veremos novas tendẽncias, sem nublar interesses maiores da SUSE.
in THE INQUIRER
IBM, INTEL, SUSE – dominantes
http://www.theinquirer.es/2008/06/18/imb_intel_y_suse_linux_dominan_la_supercomputacion_mundial.html
“…En cuanto a sistemas operativos se impone SUSE Linux Enterprise de Novell, que gobierna nada menos que 20 de los 50 primeros, incluyendo los tres superordenadores más potentes. ”
Não creio na inclusão do OpenSuse, no efeito cascata.
o/
Concordo com o Rogerio Garcia.
E outra, nao acho que a Novell cometeu esse tao grande pecado que todo mundo diz ao fazer acordo com a Microsoft.
O problema eh que tem uma galera que usa Linux em casa acha que sabe tudo. O que falta para o usuario Linux eh visao de negocio.
Tomara que o mono seja descontinuado. Isso sim seria uma grande noticia!!!
Tomara que o mono seja descontinuado. Isso sim seria uma grande noticia.
“Tomara que o mono seja descontinuado. Isso sim seria uma grande noticia.” ..Seria grande, mas uma péssima notícia.
O Mono é um ótimo projeto, através dele muitos desenvolvedores Windows podem desenvolver no Linux sem precisar aprender uma nova linguagem, apenas novos conceitos.
Banshee, Tomboy, Gnome Do, F-Spot são ótimos programas desenvolvidos no Mono.
Além de tudo, a Novell financia o projeto Compiz.
Cuidado com o que desejam.
@João Marcus
Para dizer algo assim tem que realmente não saber do que está falando, o acordo entre Microsoft e Novell foi benéfico sim, tanto é que para o desenvolvimento do Samba, Mono e outras tecnológias a Microsoft fornece toda a documentação possível de como foi implementado, desta forma a Novell tem acesso das tecnologias Microsoft para melhoria e implementação de suas tecnologias.
Por isso que o Moonlight melhorou, o Mono evoluiu, o Samba também melhorou.
“Banshee, Tomboy, Gnome Do, F-Spot são ótimos programas desenvolvidos no Mono.”
Ahh sim, um post-it e um launcher são ótimos programas? Pode até ser, porém quase sem utilidade alguma.
“Para dizer algo assim tem que realmente não saber do que está falando, o acordo entre Microsoft e Novell foi benéfico sim, tanto é que para o desenvolvimento do Samba, Mono e outras tecnológias a Microsoft fornece toda a documentação possível de como foi implementado”
João Marcus, você está enganado quando refere-se a documentação do Samba. Esse foi desenvolvido na base da engenharia reversa, já que a Gates-software não forneceu documentação alguma.
A Novell está tomando pau por incompetência mercadológica, só isso. Se estivessem mais firmes, teriam feito o acordo nos moldes da Red Hat, sem ter que ceder à pressões quanto à patentes.