Nova câmera da Sony com Wi-Fi roda Linux
A Sony está comercializando a câmera digital Sony Cyber-shot DSC-G3 com os recursos típicos dos modelos avançados desta categoria (detecção de faces, de sorrisos, prevenção de piscadas, ajuste automático para uma série de configurações, etc.) e uma característica extra: conectividade Wi-Fi para facilitar o upload para sites de imagens.
A curiosidade é que ela roda Linux, juntando-se à grande lista de produtos da Sony que incluem código aberto, e para a qual a empresa se esforça em disponibilizar não apenas os termos de licenciamento apropriados, como ainda o código-fonte disponível a qualquer interessado. A lista inclui televisores, video games, players de DVD e Blu-Ray, PDAs, computadores, e equipamentos de áudio e vídeo variados. (via linuxdevices.com)
Saiba mais (linuxdevices.com).
Suspeitei desde que li a nota de lançamento… =D
Juro que me supreendeu muito, parabéns sony =P
Nâo só a Sony, mas vi que a TV LCD 42″ da Philips (42PFL7803D, com conversor digital integrado) também usa Linux. Diz no manual (segundo outro site que vi, ainda não olhei o manual) sobre a licença GPL, do kernel, e de outras coisas mais.
Infelizmente usar Linux não significa que ela é “compatível” com o Linux, certamente o CD de instalação vai vir somente drivers e aplicativos compatível somente com o Windows.
As câmeras da Sony que usei recentemente eram suficientemente compatíveis com Linux sem necessidade de instalar softwares adicionais incluídos na caixa da câmera, bastando os que vieram na própria distribuição.
Isto mesmo Augusto, tenho uma cybershot e não precisei instalar nada e digo o mesmo com os celulares da joint-venture SonyEricsson que consigo inclusive usar como modem 3G sem instalar nada também.