Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


NoticiasLinux: GNOME em busca de sucessor para o Subversion

Os sistemas distribuídos de controle de versões (DVCS) estão começando a ser adotados pela maioria dos projetos Open Source de maior visibilidade: Samba, X.org e Ruby on Rails optaram por Git; MySQL, APT e Gnash optaram por Bazaar; e Firefox, NetBeans, OpenJDK e OpenSolaris optaram por Mercurial. Todos migrando de tradicionais sistemas centralizados como Subversion ou CVS.

Agora é a vez do GNOME, que começou há algumas semanas a debater em sua lista de discussões qual DCVS migrar seu repositório principal Subversion. Uma pesquisa enviada a mais de 1000 desenvolvedores com contas no Subversion favoreceu o Git, mas não de maneira determinante. O debate continua dentro do projeto. (via noticiaslinux.com.br)

Saiba mais (noticiaslinux.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Felipe (usuário não registrado) em 13/01/2009 às 12:04 pm

    O gnome tem que procurar alguem para dar um remodelada no visual eu acho muito simples.

    Não sabia que estava tendo essa “debandada” do subversion. Existe alguma limitação ou desvantagem dele?

    Eri Ramos Bastos (usuário não registrado) em 13/01/2009 às 12:26 pm

    @marcosalex:

    http://www.youtube.com/watch?v=4XpnKHJAok8

    Henrique Marks (usuário não registrado) em 13/01/2009 às 1:51 pm

    Ele não é distribuído, só. Se não precisas disso, ele é ótimo. E tem ótimos clientes gráficos também, o que é importante.

    Cada um tem vantagens sobre o outro

    http://git.or.cz/gitwiki/GitSvnComparsion

    mas eu acho que a tendência para o git é muito mais pelo kernel linux usá-lo do que por motivos técnicos.

    Aqui tem uma comparação entre os 3 softwares citados:

    http://versioncontrolblog.com/comparison/Git/Mercurial/Subversion/index.html

    João Marcus (usuário não registrado) em 13/01/2009 às 2:37 pm

    mas eu acho que a tendência para o git é muito mais pelo kernel linux usá-lo do que por motivos técnicos.

    Isso não é verdade. O Git tem méritos técnicos que são especialmente interessantes em projetos Open-Source. Uma das vantagens é que ele foi construído especialmente para se trabalhar com branches. Os branches do Git são muito leves e rápidos.
    O Subversion é muito bom e possui ferramentas gráficas muito úteis. Porém, a capacidade de trabalhar off-line é importante para equipes geograficamente distribuídas.

    João Marcus,

    Eu entendo que o subversion e o git são de categorias diferentes e por isso é mais difícil compará-las mas entre o git e o mercurial, que são da mesma categoria e com recursos semelhantes, eu tendo a apostar pela escolha do git para o Gnome pelo peso do Linus.

    O mercurial e até o subversion, como já foi falado acima, tendem a ser preferidos por projetos de softwares multiplataforma por causa da existência de clientes para plataformas não-POSIX e pela portabilidade em geral (veja o item Portability na comparação cujo link passei antes). Como o Gnome não tem essa necessidade como um fator primordial, aposto que a escolha será pelo git.

    Eu já estava a par dessa discussão e, enquanto membro da fundação GNOME, inclusive respondi a um questionário sobre meus conhecimentos, preferências e práticas em VCS. Acho mais interessante divulgar a “notícia” quando o GNOME tiver decidido como será o versionamento daqui para frente, incluindo os motivos para a decisão e os recursos usados para a migração e a adaptação ao nosso fluxo de trabalho.

    Pascal (usuário não registrado) em 13/01/2009 às 7:51 pm

    A julgar pelas manifestações em prol do Git dentro da lista gnome-infra eu diria que já está decidido =D

    self_liar (usuário não registrado) em 15/01/2009 às 8:28 am

    O bazaar é mais fácil de mexer do que o git ,mas é mais lento.O bazaar é multiplataforma ,mas não tem muitas ferramentas para facilitar o desenvolvimento como o tortoise svn por exemplo.

Este post é antigo (2009-01-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.