NoticiasLinux: Cisco e Free Software Foundation chegam a acordo
A FSF retirará sua ação contra a Cisco e em troca a Cisco nomeará um Free Software Director com a função de supervisionar o cumprimento por parte da Linksys (empresa subsidiária da Cisco) das licenças de software livre como a GPL.
Além disso a Cisco buscará comunicar seus clientes de produtos Linksys seus direitos sob a GPL e outras licenças aplicáveis, publicará uma nota de licenciamento no site da Linksys e nele também continuará a publicar o código-fonte dos programas da FSF utilizados com os produtos Linksys. (via noticiaslinux.com.br)
A Cisco também fará uma contribuição monetária à FSF.
Saiba mais (noticiaslinux.com.br).
• Publicado por Augusto Campos em
2009-05-22
Por que não aparece alguem para falar mal do st. IGNUcius agora?
Parece um acordo justo.
Afinal a intenção da FSF nunca foi levar ninguem aos tribunais. E gostei da parte que cabe a Cisco: nomear alguem pra tomar conta do que se refere a GPL. Isso ao menos pra mim indica um avanço.
JPayne
clap-clap-clap :)
Gente,
A FSF relata que, antes de seguir para a via litigiosa, tentou ao longo de 5 anos obter uma solução extra-judicialmente.
Fonte: http://br-linux.org/2008/fsf-processa-cisco-por-violacoes-da-gpl
é Gustavo, tem gente q só entende a força bruta mesmo…
Bacana. Imagino que a FSF não quer levar ninguém aos tribunais, mas seria interessante ver a GPL “sendo testada” em um julgamento.
Filipe Saraiva,
A GPL já foi testada nos tribunais alemão (pelo que eu me lembro) e americano. A FSF já ganhou nos tribunais
http://www.mail-archive.com/info-press@gnu.org/msg00009.html
http://ostatic.com/blog/another-victory-for-the-lawyers-of-free-software
A FSF está mais do que certa. Quem não concorda em respeitar a licença que use um *BSD e feche o código ou então compre um sistema operacional embedded proprietário qualquer.
Esse papo de a GPL ser testada nos tribunais é bobagem. Pelo seguinte motivo:
A GPL é uma licença, sem a qual todos aqueles que não são detentores do direito autoral NÃO PODEM copiar, instalar, rodar, modificar, etc. o software. Se você acredita que a GPL não tem “valor”, então você acredita não ter permissão pra fazer nenhuma dessas coisas. De que forma isso ajudaria a CISCO, por exemplo?
Essa crença de que se a GPL não valer então é “domínio público” é desinformação.
André Caldas.