Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Nokia porta Qt para o Maemo 5 oficialmente

A Nokia está anunciando um port oficial do Qt (adquirido anteriormente por ela) para o Maemo 5, distribuição de Linux que ela inclui no seu recém-lançado N900.

Um aspecto interessante, compartilhado por outros recursos do Maemo, é que a Nokia reconhece o fato de que o port oficial do Qt se baseia em ports criados pela comunidade – mais do que isso, ela estimula este tipo de integração, como quando distribuiu mais de 300 aparelhos N900 em um recente evento de desenvolvedores; com acesso a um hardware interessante, os desenvolvedores precisam de pouco estímulo adicional para portar para ele softwares que lhes interessem.

O port oficial vai ser baseado no Qt 4.6, que ainda não foi lançado. (via lwn.net)

Saiba mais (lwn.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-10-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Guilherme Mac (usuário não registrado) em 13/10/2009 às 5:22 pm

    Deveriam distribuir uns pra galera tbm xD

    Dorival (usuário não registrado) em 13/10/2009 às 6:01 pm

    Triste é ver estes produtos quando são lançados aqui, depois de um eternidade virem com 10x o valor que se paga nos EUA ou Europa. Tava afinzão de um N97, R$ 2.400,00 no site da Nokia no Brasil, 400 Dolares ou 266 Euros.

    Por isso que estamos emprestando dinheiro do FMI, tudo isso é imposto e mais imposto.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 13/10/2009 às 9:28 pm

    Nem tudo, tem muito lucro dos intermediários no meio. Quando o governo isentou os computadores de até 4500 reais de pagar imposto federal, teve muita marca que não repassou os preços.

    Sem falar no cimento, que também ficou isento de imposto e o preço subiu porque tinha gente escondendo pra dizer que estava faltando e ganhar uma graninha a mais.

    Daniel (usuário não registrado) em 14/10/2009 às 12:53 am

    Tá brincando! Nokia com Linux? Acabaram de fazer o melhor celular do mundo, sem contar todos os recursos que ele oferece. Pena que sou pobre, senão compraria uns 3 heheheheh…. parabéns pelo post, não conhecia esse modelo!

    Carlos (usuário não registrado) em 14/10/2009 às 7:31 am

    Marcos Alexandre, assim como os combustíveis né ? Vai dormir petista !!!

    Tails (usuário não registrado) em 14/10/2009 às 12:30 pm

    O importante que independente do valor o aparelho está ai, com um sistema no mínimo interessante, pra quem curte o SL claro!

    Se os aplicativos forem escritos em QT 4.6, vão ficar uma gracinha =)

    Diogo (usuário não registrado) em 14/10/2009 às 4:24 pm

    @Carlos, não seja inocente, o valor do petróleo e derivados são controlados internacionalmente e o Brasil não pode ignorar esse controle como a Venezuela faz, participamos da OPEP.

    Sobre o N900… Sou fã de celulares Nokia, desejo o N900 mas fiquei muito triste, pois, semana passada meteram o revólver na minha cabeça e levaram meu Nokia 5800 (Tube) embora!

    wallacy (usuário não registrado) em 15/10/2009 às 12:01 pm

    E pode ter certeza que realmente tem muito intermediário no meio. Eu já trabalhei com importação e digo, a galera mete a faca. Não é só o Governo.

    Eu quando vou comprar algo acabo pedindo “por mim mesmo”! Pago os 60% de impostos(que são um absurdo é claro) porém ainda assim sai por menos da metade do que eu compro aqui no Brasil. (Dependendo do produto é claro).

    O problema é que a galera se esquece que no Brasil tem brasileiros, e eles também adoram um “lucro alto”.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 15/10/2009 às 2:08 pm

    Mas não há como negar, uma aparelho deste tipo pode cair facilmente na aliquota de 75% de impostos e taxas, não sei se ele se enquandra na classe celular, esta é um pouco menor.

    E seria facil driblar os custos de importação, bastaria fazer como as dezenas de empresas que estão na Zona Franca e outros locais, importa as peças (que acaba tendo um custo bem menor) e monta aqui.

    Outra coisa, o Brasil não faz parte da OPEP, somos apenas clientes deles.

Este post é antigo (2009-10-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.